.

.

.

.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PORQUE NEGAR AQUILO QUE A HISTORIA DEIXOU REGISTADO?

Quer queira quer não o PCP abateu pessoas, a tiro. Ninguêm se está a referir ao trabalho do PCP à frente da Câmara de Alpiarça, que foi meritório, sempre sem nenhum governo da sua "côr".

Embora eu não compreenda ou comungue da sua ideologia, reconheço isso. Mas negar a existência de factos históricos, devidamente documentados e estudados, só porque sim, é, no minimo, desonesto.

Então as pessoas que investigaram esta parte da nossa história, até com teses de doutoramento, são todas burras e o campeão da inteligência é você.
Se é comunista o minimo que pode fazer é conhecer, e não negar, a história do seu partido.
Como referi no meu comentário a lista de pessoas a abater anterior a 1974, era para a prórpia sobrevivência do PCP, para que quem entrasse no partido não se atrevesse a sair, e alguns dos que sairam foram mortos.

A lista do pós 25 de Abril, foi um exagero "revolucionário". Felizmente penso que nunca se passou à acção, possivelmente por terem logo perdido as primeiras eleições e perderem o ímpeto inicial, mas isto já é uma interpretação minha.
Eu nunca disse que os comunistas não foram perseguidos e torturados, com especiais requintes de malvadez. Pasme-se que eu até sei das diferenças de "tratamento" que a PIDE/DGS dava a comunistas de classes sociais mais elevadas e mais desfavorecidas. A PIDE/DGS também matou, não só comunistas, mas, continuo a afirmar, o PCP teve listas de pessoas a abater, quer você queira quer não queira." (*)
(*) Texto acrescentado a pedido do autor da crónica
«Resposta de um leitor deste jornal a um comentárioajá publicado»

10 comentários:

Anónimo disse...

Prove quais foram as pessoas que foram abatidas a tiro pelo PCP,a calunia é a arma de quem não têm argumentos. Quais são as teses apresentadas por esses ilustres? Prove. E já agora aqueles que foram mortos pelo PCP, como diz, são os mesmos que estão no livro de José Pacheco Pereira, que está provado que foi a PIDE que os matou e depois, dizia que tinha sido os prórios membros do PCP, que era para desacreditar, desorientar todos os outros militantes, e também para fazer propaganda para por o povo contra o PCP. Mais não digo, que é para o senhor ou senhora estudarem o assunto, e, não embarquar em tudo o que se escreve e se lhe diz, é bom pensar pela própra cabeça, e poder dizer que houve erro dos comunistas é verdade, mas há muita coisa que não é como dizem, nem como escrevem.

Anónimo disse...

por essa ordem de ideias todos mataram. conheço inclusivé, uma pessoa que matou outra por causa de umas galinhas. Provavelmente até eram de forças partidarias diferentes.
Haja pachorra... o que raio interessa isto para a politica local ?

Anónimo disse...

Eu tb tenho 1 LISTA k acabei de receber agora:
Peixe Espada Preto c/Legumes - 7,00
Carapaus - 6,50
Febras com arroz - 6,00
Coelho na Brasa à Lavrador - 7,00

hummm... vou escolher koelho

mas ja n há noticias atuais sobre alpiarça neste blog ? agora fala-se dos tempos em k os avós eram novos ?

vim aki a procura da novela que anunciaram a semana passada e só encontro coisas do mouchao, da PIDE e koisas assim.

vi hoje de manha o cartaz da cdu nos aguias. altamente.

nem sabia k o henrique santana k tb é presidente dos aguias era das listas da cdu.

Anónimo disse...

Sou o autor do post.

Aurélia Colelho, diz-vos alguma coisa?
Manuel Vital, diz-vos alguma coisa?
Manuel Domingues, diz-vos alguma coisa?
José Miguel, diz-vos alguma coisa?
Augusto Lindolfo, diz-vos alguma coisa?
Queriam uma lista dos que foram mortos pelo PCP? Aqui está a ponta do iceberg.

Quanto ás fontes: Torre do Tombo, Arquivo da Polícia Judiciária, Arquivo da PIDE/DGS, Ministério da Administração Interna, etc., etc.

O Pacheco Pereira é uma besta, a Isabel Pimentel é uma bestao Luis Farinha é uma besta, o Pedro Soares é uma besta, o Nuno Vasco é uma besta, etc., etc.

Os comunistas de Alpiarça é que são os espertos e inteligentes, até a negar as evidências.

As traições, as mortes, os problemas nas casas clandestinas, as relações extra-conjugas (clandestinas dentro da clandestinidade), são tudo mentiras?

Não percebo esta tentativa de negação dos comunistas, tudo o que aconteceu no PCP foi fruto da sua organização clandestina e de calar os que potencialmente eram um perigo, ao tentarem sair do partido. Tal como tudo o que a PIDE/DGS fez era na linha das polícias políticas de regimes fascistas. É preciso é que as coisas não se repitam.

Infelizmente, passados 35 anos, os tiques pidescos e os tiques clandestinos, ainda continuam. Joguem limpo, procurem o bem da nossa terra, sirvam e não se sirvam e, acima de tudo, discutam ideias.

Vladimir Skednes Uliovich disse...

Pá atão na sabias que a Vera Santana só na entrou prá cambra por casa do pai e do irmão serem da CDU?

Atão na sabias que o Xico e o Santana foram sócios numa loja de ferragens e que a Vera e a Vanda eram muito amigas em crianças e que mesmo assim a Vera Santana foi excluída de um concurso prá cambra, devido a uma entrevista?


Se na sabias ficas a saber que já com a Dora João cunhada da Sereia Sanfona foi a mesma coisa. A Vanda precisva de meter a empregada na cambra para na lhe pagar indemnizações e vai daí despediu a Dora João que por sinal é simpatizante da CDU/PCP e meteu lá a rapariguita que por sina é uma raparigona.

Depois dizem que só no tempo dos comunas é que se faziam doisas destas, agora não.... Ah poi não?!...

Anónimo disse...

Infelizmente o que é relatado por este Vladimir aconteceu tal como descrito, ou pelo menos é o que é falado publicamente.
A Vera nao conheço, mas quem conhece a Dora e a sua capacidade de trabalho, além da dedicação incondicional que ela durante anos teve com a Camara (mesmo sendo a Camara do PS, o que para a Dora nunca foi problema), sabe bem a sujeira que foi o que lhe fizeram. Ainda mais pelos motivos que foram.
Como agora a Presidenta sabe que ganhe quem ganhar ela nao irá ficar, tá à vontade para subverter as regras do concurso à sua maneira.
Quem quiser saber mais, que pergunte a trabalhadores da Camara que conhecem muito bem a historia.

Anónimo disse...

Gostava de saber porque é que o meu comentário, com a lista dos mortos pelo PCP não foi publicado.

JA disse...

ao leitor das 16.42 que reenvie o comentário que diz não ter sido publicado.

Anónimo disse...

Em pleno século XXI, ainda há gente ofuscada pelo ódio ao ponto de fazer revelações sobre o seu verdadeiro carácter. Diria que é um indivíduo corajoso, o autor do post, mas o anonimato retira-lhe essa qualidade. Será que ainda não percebeu que a caça às bruxas já é coisa de outros tempos?
Juizinho e conversas sérias, é o que o debate precisa.

Anónimo disse...

sabiam dora joão está trabalhar no banco bpn em santarém, porque foi a "sereia", ex cunhada que falou com o Emidio Sardinheiro na tentativa de lhe arranjar um emprego, sabendo das suas qualidades?