.

.

.

.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Discurso integral do Mandatário do movimento “Todos Por Alpiarça”



Conheço o Xico Zé há muitos anos.

Reconheço nele uma pessoa inteligente e empreendedora, com ideias válidas na área da gestão e com preocupações sociais.
É um lutador independente e persistente pelos seus ideais. Em alturas difíceis da sua vida, nunca virou a cara ao desafio e às dificuldades.
Na posição de presidente da Câmara, assim como noutras posições e lugares, devem existir pessoas com este perfil – algo que não tem acontecido, infelizmente nem em Alpiarça nem no País.
Alpiarça é um a terra de valores, de gente honrada e esforçada, que luta todos os dias, para pôr comida na mesa, para sustentar a sua família.
Nós, que aqui vivemos, sabemos as dificuldades de muitos de vós. Cruzamo-nos convosco na rua, ouvimos falar de vós nos cafés. Convivemos, partilhámos alegrias e problemas.
Tratamo-nos cordialmente e com proximidade porque nos conhecemos desde sempre. O Xico Zé é um de nós. Cresceu connosco e não deixou de lutar pela terra que o viu nascer. O seu amor por Alpiarça é incondicional e está determinado a vencer mais este desafio que agora enfrenta.
E, pelo que conheço dele, sei que o irá vencer, mesmo que tenha de lutar contra os políticos, o sistema, a baixa política e as acusações torpes que sempre surgem contra alguém que, não sendo do sistema, pode constituir uma ameaça ao status quo.
E nós sabemos que esta candidatura, pelo que representa e pelo que pode trazer para a nossa terra, é uma ameaça a quem tem estado em Alpiarça, não para servir os alpiarcenses mas para se servir a si.
Chegou o momento de assumirmos as nossas responsabilidades. Devemos contribuir para a eleição de uma pessoa que mereça a nossa confiança.
 No passado fui “cabeça de lista” pela AD, aquando da eleição do Dr. Francisco Sá Carneiro para Chefe do Governo e assim Primeiro-ministro.
Aceitei aquela posição e assumi aquela responsabilidade, pela convicção quanto à competência daquele líder e por convicções políticas e sociais.
Esse exercício aconteceu num período difícil.
O atentado de dezembro de 1980 levou a morte do Primeiro-ministro e do Dr. Adelino Amaro da Costa. E assim, ao fim do ideal social e económico de aproximar o país do modelo social típico dos países do norte da Europa, que eu próprio conheci e sobre o qual falei com pessoas que lá viveram.
Como dizia, quando aceitei ser “cabeça de lista” pelo partido, fi-lo com responsabilidade.
Depois disso e nos últimos anos, tenho assistido ao inverso daquelas valores e ideais.
Tenho assistido à má gestão pública do que devia ser o bem público. E vejo com frequência o uso de posições públicas para satisfação de ambições pessoais e privadas.
Vejo pessoas válidas desaproveitadas e afastadas de uma máquina que o passado recente mostrou ser perversa.
Quando fui convidado pelo Xico Zé para ser seu mandatário, como candidato independente, não pude deixar de lhe dizer que aceitava com a maior honra e prazer. E porque entendo e julgo que todos entendem que é difícil encontrar nas corridas políticas e camarárias, pessoas com efetiva experiência e conhecimento empresarial, com isenção, competência e independência.
Tenho por isso esperança que esta seja uma oportunidade de competência, de isenção, de modernidade e valor.
Hoje estamos aqui reunidos porque o Francisco Cunha decidiu dar um passo em frente naquilo que sempre foi a sua vontade maior: ver crescer a sua terra e as suas gentes. Como empresário e gestor todos vós já o conhecem. O que vos pedimos aqui é que acreditem que o Francisco Cunha e a sua equipa vão fazer por todos nós.
A escolha do nome “Todos por Alpiarça” representa em si o melhor e aquilo que é a vontade deste grupo de pessoas independentes e que amam a nossa terra.
Hoje inicia-se um caminho do qual não há volta atrás. Estamos juntos e vamos lutar para que as ideias e os projectos desta candidatura sejam os sufragados por vós.
Como mandatário desta candidatura, digo-vos: eu voto e aconselho que votem no Francisco Cunha.

 Porque todos somos Alpiarça

* Mandatário: Benjamim Gonçalves Monteiro

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom discurso duma pessoa acima de todas as suspeitas e de que conhece bem Xico Zé, ele foi esperto ao arranjar o Sr. Monteiro para mandatário.

Anónimo disse...

Excelente discurso e excelente apoio

Anónimo disse...

Lá isso que têm pontos em comum, isso tem, o Xico e este senhor, principalmente como "empresários" de sucesso.