.

.

.

.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

MISTÉRIOS: Desvendado o mistério da “Associação Alpiarça 1295”


Bruno Manuel Heleno Domingos Silva e Paulo Jorge Fonseca Lopes Monteiro, fundaram a denominada “Associação Alpiarça 1295” com sede na Rua José Relvas n.º 251 (Edifício Visconde Barroso”)

Foi o “Jornal Alpiarcense” que revelou em primeira-mão o “secretismo” que envolvia a “Associação Alpiarça 1295” por causa de um anúncio sobre  “Carnaval Solidário 2013” e de ser esta entidade que estava encarregada do recebimento de verbas da autarquia para o pagamento da atribuição de prémios dos carros alegóricos no “Carnaval/2013” levado recentemente a efeito em Alpiarça.
Um assunto que se desenvolveu de tal maneira originando que originou uma  enorme polémica sobre a legalidade já que nenhuma entidade se deu a conhecer e muito menos desmentiu as noticias que vieram a público o que fez aumentar mais a polémica ao ponto da vereadora Sónia Sanfona (PS) ter que questionar o executivo da CDU em reunião de Câmara.
A autarca criticou o facto de “não se saber quem compõe a associação" e aconselhou o presidente do município a divulgar informação sobre a nova colectividade. “Traria transparência à situação e acabava de vez com os rumores que circulam no concelho”, justificou.
Para o presidente da câmara, Mário Pereira (CDU) ter que  garantir  “que a associação está constituída, possui número de contribuinte e tem sede na Rua Visconde Barroso, em Alpiarça”.
 O autarca mostrou os documentos a Sónia Sanfona e Regina Ferreira   que provavam a constituição da associação para que não restassem dúvidas. (http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=585&id=88936&idSeccao=9987&Action=noticia). “Jornal Alpiarcense” levou então  a efeito uma profunda investigação (reconhecemos que levou algum tempo mas fazer investigações demora sempre tempo porque algumas “portas” teimam em não se querer abrir para nos fornecer a informação que pretendemos) com a colaboração de um leitor amigo que quer ficar no anonimato para agora podermos publicar com toda a segurança aquilo que atormentou muitos leitores e que os levou a pensar que a “Associação Alpiarça 1295” não passava de uma “associação fantasma” que tinha a cobertura de algumas entidades institucionais.
Assim, passamos a publicar mais abaixo a constituição da dita como dos membros que a constituíram.
Foi constituída a 27.09.2012 pelos Srs.: Bruno Manuel Heleno Domingos Silva e Paulo Jorge Fonseca Lopes Monteiro (a), ambos com residência em Alpiarça e tem a sua sede na Rua José Relvas, n.º 251 (antiga Escola Visconde Barroso).
Podemos já acrescentar que “Jornal Alpiarcense”  foi contactado por um responsável da mesma para nos convidar a visitar as respectivas instalações e para sabermos mais informações. Ficou combinado para data a marcar
Para mais detalhes pode ser consultado:








4 comentários:

Anónimo disse...

Os enurgemos que difamaram esta associação que tenham a humildade de lhes pedirem desculpa.É que não ofenderam só a associação estes enurgemos ofenderam os eleitos da CDU,

Anónimo disse...

Que me desculpem os fundadores desta associação pela possível injustiça que esteja a cometer, mas, lendo o comentário abaixo reproduzido, ficam-me muitas dúvidas.

A associação é fundada em Setembro de 2012 e de imediato é atribuída uma verba que certamente não estava inscrita no orçamento de 2012?

O presidente da câmara, Dr. Mário Pereira em resposta à vereadora Drª Sónia Sanfona indica que a associação tinha uma sede na Rua Dr. Visconde Barroso em Alpiarça.
Como foi possível indicar essa morada se a escritura refere outra, e, nem sequer se trata da morada de nenhum dos fundadores?

A ser verdade o comentário abaixo indicado, que realizações de interesse público levou a efeito a associação para gastar 12.470,05 de dinheiro público em cerca de 3 meses, sabendo que o Carnaval só decorreu em Fevereiro de 2013?

Qual a mais valia que aporta a Alpiarça 1295 à vila em relação a associações existentes, como a AIDIA, os Amigos da Casa dos Patudos ou outras que mereça um tratamento de excepção (concessão de sede em espaço público em 3 meses, subsídio em Setembro de 2012, organização do Carnaval, etc)?

Não vale a pena fazer chicana política. Tratam-se de perguntas legítimas, que qualquer força política faria, incluindo a CDU se fosse oposição.

Certamente que este processo pode ser totalmente explicado, quer pelo executivo camarário, quer pela Associação.

Os alpiarcencenses ficarão certamente mais informados e a transparência tão apregoada deixará de ser uma palavra vã.

------------------------------------------------------
Anónimo disse...

Não é por nada mas a Associação que organizou o Carnaval este ano, levou no ano passado em números redondos 12.500€ (doze mil e quinhentos euros)entre deslocações almoços e jantares a 31 de Dezembro de 2012 o saldo comprovado com o relatório de contas era de 29.95€ positivo
Aqui fica as contas de uma Associação agora falta as outras

21 de Fevereiro de 2013 à0 22:42


http://jornalalpiarcense.blogspot.pt/2013/02/transparenciasa-frase-que-retive-e-que.html

--------------------------------------------------------

Anónimo disse...

O erro de confundir Rua Visconde Barroso, com Escola ou edifício Visconde Barroso é banal. Pode ter sido o presidente de câmara ou a jornalista presente na reunião. Eu quando li o artigo no jornal dei pelo gato, porque sabia que aquela associação tinha sede no tal dito edifício. Quanto ao facto desta nova associação e não outra qualquer, ser a escolhida para intermediar a organização do carnaval de Alpiarça, é uma questão que só o executivo alpiarcense poderá responder e que talvez seja apenas pelo facto das pessoas desta nova associação serem jovens e muito dinâmicas ou então pela boatagem de dizerem que tanto as direcções da Música como dos Águias estarem conotadas com o PCP e o executivo querer evitar esse tipo de boatos. O que se estranha é o facto do NACA, um núcleo de cicloturismo de Alpiarça, que já organizava o carnaval anteriormente ter sido preterido em favor da Associação 1295. Mais um mistério para o Reporter Y resolver.

Anónimo disse...

Esse Heleno da Silva não é irmão de um deputado municipal da CDU ? Ou sou eu que estou a fazer confusão ?