.

.

.

.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Consumidores dão número de Passos nas facturas

Cada vez mais portugueses estão a pedir facturas em restaurantes e cafés com o nome ou número de identificação fiscal do primeiro-ministro, Passos Coelho, noticia esta sexta-feira o jornal Sol. É uma nova forma de protesto contra as regras que castigam os consumidores apanhados sem factura.

Os consumidores estão a manifestar-se contra as novas regras que penalizam com multas até 2.000 euros quem não pedir facturas recorrendo ao número de contribuinte do primeiro-ministro, escreve hoje o jornal Sol.
De acordo com o semanário, há cada vez mais portugueses que pedem facturas em restaurantes e cafés com o nome ou número de identificação fiscal de Passos Coelho, que está a circular através de mensagens de telemóvel e emails. E o Sol confirmou, recorrendo ao portal das Finanças, que se trata, de facto, do NIF do chefe de Governo.
“É uma forma de mostrar indignação pela actuação do Fisco, que põe os cidadãos a fazer controlo fiscal”, considerou um bancário de Lisboa ao jornal, que já pediu facturas com o número de Passos Coelho, acrescentando que também é um protesto contra o “controlo enorme” sobre a sua vida privada, acusando o Fisco de se ter tornado num “verdadeiro big brother”. 

5 comentários:

Anónimo disse...

cá fica o nif do tio Passos (comprem o mais possível com este nif o tio passos agradece)

NIF. Coelho 177 142 430

Anónimo disse...

E estão também a comprar com o do Gaspar :)
Contra a prepotência do estado nada como a guerrilha dos cidadãos.
Esta acção inteligente vale mais que mil manifestações.

Anónimo disse...

A pedido de varias familias cá vai

Passos Coelho
NIF 177142430

Gaspar
NIF 120528223

Relvas
NIF 158792793

Paula Teixeira da Cruz
NIF 174653182

E BOAS COMPRAS

Anónimo disse...

Então pede sempre a factura em nome do Sr. Pedro Manuel Mamede Passos Coelho contribuinte nº 177142430

Anónimo disse...

O jornal britânico ‘Financial Times’ noticiou nesta sexta-feira o "protesto criativo" dos "ativistas portugueses contra a austeridade", que começaram a pedir faturas em nome do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, após sugestão do movimento cívico Revolução Branca.
"Os ativistas portugueses contra a austeridade estão a dar o número de identificação fiscal do primeiro-ministro quando pagam bens ou serviços, em protesto contra uma nova lei anti-evasão fiscal que prevê multas de dois mil euros para quem não pedir faturas", refere a notícia do jornal Financial Times (FT), segundo a qual os ativistas em Portugal se estão a tornar "criativos" nos protestos.

O movimento cívico Revolução Branca sugeriu na quarta-feira, nas redes sociais, uma "desobediência cívica irónica" dos contribuintes, mesmo sem intenções de a ver concretizada, através do pedido de faturas em nome do primeiro-ministro, em protesto contra a nova legislação.

Segundo noticiado pelo jornal Correio da Manhã, deram entrada no sistema e-fatura "milhares de faturas" com o número de contribuinte do primeiro-ministro, passadas em restaurantes, cabeleireiros e oficinas de automóveis -- totalizando milhões de euros em despesas.

Os protestos em Portugal são descritos pelo FT como "criativos", sendo destacada ainda a iniciativa que "acabou por silenciar com uma música o primeiro-ministro português no parlamento".

"Uma recente onda de protestos coordenados através de redes sociais por movimentos com nomes como 'Que se lixe a troika' e 'Os indignados', com a frequente intenção de serem irónicos, marca o aumento de táticas usadas por ativistas anti-austeridade, que já encenaram grandes protestos de rua", assinala o texto daquele jornal de referência.