.

.

.

.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

ACTOS POLITICOS: O " objectivo é angariar votos"

Já ficamos a saber (LER: "FRANCISCO CUNHA: ""olhem para mim, eu estou aqui) quem será o seu candidato e consequentemente que a sua opinião e exposição que fez é tendenciosa e vai no sentido de enaltecer as qualidades mudas do seu candidato deitando a baixo os outros.
Mas vamos por partes:
Lançar uma obra ou um concurso nas vésperas de uma eleição é ou não um acto político cujo objectivo é angariar votos? Com certeza que sim.
É ou não legitimo do actual executivo fazê-lo? Concerteza que sim, até porque os programas eleitorais devem iniciar-se logo que se ganham eleições e não devem estar limitados pelo fim dos mandatos.
Pode ou não um cidadão comum expressar a sua opinião e preocupação e até criticar a actuação do executivo, na Assembleia Municipal e no período que é dedicado ao público? Penso que foi isso que aconteceu e não teve nada a ver com protagonismo pessoal mas sim com trabalho político na qualidade de candidato. É assim que interpreto o que aconteceu.
Sempre vi com bons olhos a participação da população na AM e nesta fase, a poucos meses das autárquicas, começamos a assistir a uma renovação da audiência que legitimamente procura estar mais próximo dos problemas para os poder compreender.
É também interessante para o público em geral, onde me incluo, perceber o que pensam os candidatos sobre determinados assuntos. Se têm opinião critica, se conseguem analisar um problema e propor soluções. Penso que tem mais mérito quem se expõe fazendo a critica do que quem se esconde encolhendo os ombros, não acha?
E quanto ao fazer-se campanha política na AM devo dizer que não terão pessoa mais hábil para o efeito do que o próprio presidente da câmara, que nas assembleias municipais mal nos descuidamos estamos no Avante, ao ponto de ter de ser travado pela oposição. Nesta última não foi o caso, esteve mais contido no discurso politizado, muito devido à gafe política cometida pelo Presidente da Assembleia Municipal que lhe ocupou o espirito na defesa do que entendeu ser o correcto. Nem sempre com a postura mais correcta, mas nestas coisas eu costumo dizer , quem não se sente não é boa gente.

Sem comentários: