.

.

.

.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

95% das casas já estão avaliadas para efeitos de IMI

 Em mais de metade dos distritos, os trabalhos de avaliação das casas pelas regras do imposto municipal sobre imóveis (IMI) já ultrapassam os 95%. Este processo de avaliação geral ficará concluído até ao final de março, sendo que este é também o mês em que os proprietários de imóveis urbanos (terrenos incluídos) começam a receber a nota de liquidação do IMI.
O andamento do processo de avaliação é um dos temas que serão analisados pelos representantes da troika durante o sétimo exame regular a Portugal, depois de na avaliação anterior se ter verificado a necessidade de alargar o prazo de conclusão para este processo - que passou de dezembro de 2012 para março deste ano. Ao DN/Dinheiro Vivo, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais referiu que o processo "está a correr dentro do previsto" e que a maioria dos distritos já tem os trabalhos de avaliação concluídos em mais de 95%".
Para muitos proprietários, o resultado desta avaliação irá traduzir-se numa subida do valor do imposto a pagar, até porque há casas em que o valor patrimonial tributário determinado pelas regras do IMI resultou em subidas da ordem dos 500%. Para muitos, o IMI deste ano será, na pior das hipóteses, 75 euros mais alto do que o valor pago no ano passado.
Dos 4,9 milhões de imóveis que estão a ser alvo deste processo de avaliação geral, estavam por avaliar 900 mil no final de dezembro. Quando este processo arrancou, as estimativas oficiais apontavam para que 80% dos proprietários ficasse a pagar mais de IMI. Se este cenário se confirmar, as notas de liquidação do imposto que a partir de amanhã podem começar a ser emitidas deverão refletir contas mais pesadas em 3,92 milhões de casos.
«NM»

Sem comentários: