Por: Ramiro Marques
Estou certo de duas coisas: Isabel Alçada anda a pedir a todos os santinhos que a libertem do cargo e José Sócrates quer muito ver Mariano Gago a acumular as pastas da Educação, Ensino Superior e Ciência.
Duvido que Mariano Gago lhe faça a vontade.
Fez um excelente trabalho no ensino superior e na ciência ao longo de 12 anos no cargo. Sem alaridos nem guerras. Com uma estratégia acertada feita de continuidade, autonomia das instituições e financiamentos transparentes e rigorosos. Exactamente o que tem faltado na área de intervenção do Ministério da Educação.
Custa a crer que Mariano Gago e Maria de Lurdes Rodrigues tenham pertencido ao mesmo Governo. Custa ainda mais a acreditar que ambos tenham trabalhado sob a direcção de José Sócrates.
Mariano Gago poderia dar um bom ministro da educação se não fosse José Sócrates o primeiro-ministro. É o político português que mais tempo desempenhou funções de ministro. É um cientista com prestígio. Um físico que conhece a importância decisiva da formação científica dos professores. Um homem que não deve nada ao eduquês.
Mariano Gago sabe fazer reformas. Fez a maior reforma do ensino superior de que há memória e conseguiu a proeza sem conflitos. Essa reforma está feita. Fez a maior reforma da Ciência de que há memória. Essa reforma está feita. Só precisa de ser continuada.
Poderia fazer o mesmo no ensino não superior. Estou certo que começaria pela mãe de todas as reformas: um lei do financiamento dos agrupamentos de escolas. Um modelo simples e transparente. Qual é o preço médio que a sociedade e o Estado português estão dispostos a pagar por aluno do ensino básico? E do ensino secundário?
De seguida, aplicar uma fórmula simples: multiplicar o preço médio por aluno pelo número de alunos do agrupamento de escolas. Cada director teria que viver com o respectivo orçamento. Com esse orçamento, teria de pagar salários e as despesas de funcionamento. Claro como a água. Cada português poderia ficar a conhecer o orçamento anual de cada escola e saber como é que cada director gasta o dinheiro que lhe foi atribuído para gerir a escola.
Sem comentários:
Enviar um comentário