.

.

.

.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ministro diz que muitos agricultores portugueses têm potencial para se internacionalizarem

O ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas considerou hoje que existem em Portugal muito agricultores com potencial para se internacionalizarem, por isso quer criar uma unidade para promover a internacionalização sectorial.
"O sector da agricultura esteve sempre arredado da internacionalização", disse António Serrano aos jornalistas, acrescentando que, no entanto, "existem muitos agricultores com potencial para se internacionalizarem".
Lembrou ainda que o sector agro-florestal e pescas tem um peso de 13 por cento nas exportações, "por isso não pode estar à margem da internacionalização".
O ministro falou aos jornalistas após uma reunião com a Comissão de Aconselhamento da Agricultura e Desenvolvimento Rural (CAADR), com a qual discutiu um relatório sobre a promoção da internacionalização das empresas agrícolas e agro-indústrias, florestais e das pescas.
Para ajudar a promover a internacionalização do sector agrícola, vai ser criada no Ministério da Agricultura uma unidade que vai colaborar com o Turismo de Portugal e com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
Segundo o ministro, esta unidade vai ajudar a promover os produtos que têm potencial como exportadores e vai informar os agricultores sobre os instrumentos de financiamento à internacionalização, públicos e comunitários.
O relatório discutido sugere um apoio institucional a projectos com relevância sectorial que dinamizem uma estratégia concertada de comunicação e imagem de Portugal nos mercados externos.

Sem comentários: