.

.

.

.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

As personagens da época do PREC, Stalin e Companhia


Tive o primeiro contacto com a exterminação, à fome, dos ucranianos, pelo estado soviético, em 1975. Fomos buscar a bordo o imediato de um navio mercante do leste e parámos na passagem de nível da Rocha do Conde de Óbidos à espera que o comboio passasse. O homem olhava fixamente o mural pintado na escadaria do jardim das Janelas Verdes onde estavam retratadas as personagens da época do PREC, Stalin e Companhia. Chegou-se à frente no banco e quase em sussurro, perguntou-nos, num inglês não muito polido, o que significava para nós "Holodomor-Ukraine". Nenhum de nós sabia. Já no escritório pedi-lhe para ele escrever "Holodomor". Fiquei na mesma, nunca tinha ouvido tal e, fiquei sem saber, já que ele se remeteu a um total mutismo sobre o assunto.
Dois ou três dias depois, agora com o comandante do navio e a bordo, meti-lhe à frente um papel onde tinha escrito "Holodomor-Ukraine". Olhou-me fixamente, fechou a porta, fez-me sentar, e durante largos minutos contou-me o que foi o extermínio pela fome dos ucranianos em 1933. Acabou com as lágrimas a quererem rebentar dos olhos.
Puxem a conversa a qualquer ucraniano que conheçam e garanto-vos que vão ficar esclarecidos sobre as maravilhas do estado soviético que tantos (ainda) admiram. 
Noticia relacionada:  "As "virtudes" do (das ditaduras) comunismo.": 

Sem comentários: