.

.

.

.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Desempregados inscritos nos centros de emprego recuam 14% em agosto

Em agosto, estavam inscritos nos Centros de Emprego de todo o país 536.581 desempregados. São menos 14% do que há um ano, mas mais do que o universo registado em julho, segundo indicam os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Pela primeira vez desde o início deste ano, os Centros de Emprego registaram em agosto uma subida no número de inscrições de desempregados, com o IEFP a dar conta de um acréscimo de 3.883 pessoas. Esta tendência de subida em agosto não constitui, no entanto, uma novidade face ao que se passou em anos anteriores já que desde pelo menos 2003 que naquele mês de verão tendem a aumentar o número de pessoas sem trabalho. Uma evolução que está influenciada pela conclusão dos estudos por parte dos estudantes universitários e a consequente inscrição no Centro de Emprego.
Em relação à comparação homóloga, o IEFP contabilizava em agosto deste ano um recuo de 87.649 no número de desempregados inscritos. O desemprego desceu em todas as regiões mas não de forma forma homogénea, tendo sido em Lisboa e no Algarve onde mais recuaram as pessoas sem trabalho, em termos relativos, caindo -17,2% e -20,6%, respetivamente.
Em valor absoluto, é o Norte que ostenta a maior descida do número de desempregados (são agora menos 33.587 do que um ano antes). Esta região continua, no entanto, a ser aquela onde há mais desempregados (são 235.743), seguindo-se Lisboa com 155.977.
«NM»

Sem comentários: