.

.

.

.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Esclarecimento de um leitor: "Minderico - Aclaração"

(*)

Meus caros amigos e leitores do Jornal Alpiarcense, porque se instalou nestas páginas alguma confusão e polémica relativamente ao “Minderico”, uma língua ou “calão” da região de Minde a que alguns chamam teimosa e leigamente de “Mindrico”, vamos dar voz aos especialistas (alguns naturais de Minde e Mira de Aire) para que nos esclareçam:

Vejamos o que diz a Dra. Vera Ferreira no “minde online” blog dos Xarales do Ninhou  e que, tal como o maestro Pedro Barroso é uma especialista e acérrima defensora do “Minderico”:

“Fiquei extremamente chocada com o que li, por um lado pela falta de investigação de base que esta notícia revela (não há qualquer referência ao actual trabalho de documentação e revitalização do minderico, enquadrado no programa DOBES e financiado pela Fundação Volkswagen) e, por outro, pela imprecisão e até mesmo desconhecimento da realidade linguística aqui descrita, bem como por algumas observações do Prof. Abílio Martins.

Comecemos por exemplo pelo título da notícia: "Mindrico: A fala secreta dos têxteis de Minde e Mira de Aire". Que veracidade deve ser concedida a uma notícia que nem sequer "MINDERICO" sabe escrever? Uma coisa é a forma como se diz, outra a forma como se escreve. Curioso os tais estudiosos que a notícia fala não saberem isso. Por outro lado, erros desta natureza na nomeação do tema central da notícia revelam a tal falta de investigação e o fraco trabalho jornalístico a que me refiro no parágrafo anterior.”

(*)

…E mais adiante em comentário:
Este zegrego que jordo pelo tece-tece, sem estar antónio forno, vai apiamado de dideza por o que mirantei pelo bruxo.

Para os covanos que não penetram da nossa piação, estas que gambio à do pinto lopes, são o zé balela que a piação dos xarales não emana só com menízias, imprimadores, e rijos. Se jordarmos da chaveca, a piação à modeia também emana pelancho para amuntassar o que nos pia a biata do tróia.

Tradução: Este escrito que mando pela Internet, não me deixa satisfeita e vai cheio de tristeza pelo que li no computador. Para aqueles que não entendem a nossa língua, estas palavras são a prova que a Língua Minderica não serve só para falar de mantas, de cardadores e de negociantes. Se pensarmos bem, o Minderico também serve para exprimirmos o que nos vai na alma.

Uma Xarala dos 4 costados"

Vera Ferreira

Sem mais comentários, dou aqui por minha parte encerrado este assunto cujo texto seguirá por correio electrónico. Quanto à polémica gerada neste jornal, sobre o “Minderico” e o “Mindrico” com comentários de “cobardia” à mistura, cada leitor que analise e tire as suas conclusões. Aprendemos no entanto, (como diz o Povo) que o sapateiro não deve ir além do sapato.

Grato pela atenção
M. Ramos (leitor Identificado)
(*) Fotos ilustrativas

2 comentários:

jornal alpiarcense disse...

Os comentaristas devem assinar os comentários referentes a esta notícia. Se pretenderem que os comentários apareçam como “anónimos” devem informar o gestor do jornal e perante o mesmo identificarem-se.
Caso não o queiram fazer, os leitores também podem deixar os comentários na nossa página do Facebook, os quais serão depois aqui publicados.

Anónimo disse...

Tabém não quero mais falar do assunto.
Nem ponho em causa tamanha eloquência, nem a veracidade dos factos. Mas este Senhor, se identifca para o jornal, continua a ser um anómimo para mim. Se fosse no tempo medíevel, poderia consideral uma luva branca na cara. Pois com muita mestria literária ofende o seu semelhante, e acusa do que ele próprio pratica. Acho que fui bem simpático com este Senhor, só não estou a habituado a falar com gente sem rosto. Em todo a minha vida, assumi as minha responsabilidades, sem nessessidade de esconder os meus actos.
Não vale a pena comentar mais nada pois não vou ripostar mais. E só fiz agora pelas frases que usou e me tocou, como outras anteriores que usou.

(Quanto à polémica gerada neste jornal, sobre o “Minderico” e o “Mindrico” com comentários de “cobardia” à mistura, cada leitor que analise e tire as suas conclusões. Aprendemos no entanto, (como diz o Povo) que o sapateiro não deve ir além do sapato.)

GABRIEL TAPADAS MAQRQUES