.

.

.

.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Portugal regista o maior crescimento de emprego da União Europeia

O emprego cresceu em Portugal 1,3% no segundo trimestre deste ano, sendo este o maior crescimento em cadeia registado na União Europeia, logo seguido da Grécia. Na UE e na zona euro, a taxa de emprego avançou 0,2% e 0,3%, respetivamente, segundo indicam os dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat.
Depois de um final de 2014 em terreno negativo, o número de pessoas empregadas em Portugal recuperou 0,7% no primeiro trimestre deste ano, tendo aumentado 1,3% no segundo trimestre. Na tabela dos países com subidas trimestrais de emprego mais altas seguem-se a Grécia, com 1,2%, Espanha e Irlanda, ambos com 0,9%.
No conjunto da União Europeia, o Eurostat reporta apenas quatro países, nomeadamente, a Finlândia, Reino Unido, Bulgária e Lituânia, onde o número de pessoas empregadas no segundo trimestre deste ano era mais reduzido do que o registado no trimestre terminado em março.
Quando comparados os empregos e a respetiva taxa de crescimento entre o segundo trimestre deste ano e o homólogo de 2014, os dados do Eurostat revelam um retrato diferente daquele que é dado pela evolução em cadeia. No que diz respeito a Portugal, verifica-se que o número de pessoas empregadas subiu 1,9%. O indicador é mais positivo do que o verificado no trimestre anterior (em que a subida homóloga foi de 1,4%) , mas inferior aos 2,3% observados na Irlanda aos 2,5% do Luxemburgo ou aos 2,3% na Grécia.

«DV»

Sem comentários: