.

.

.

.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

ARTIGO DE OPINIÃO: O Francisco (não o novo papa) tem visão política

Caros leitores,
Há alguns dias que não vinha aqui ao JA porque tinha prometido a mim mesmo que se o administrador não retirasse certas fotos e comentários da vida íntima das pessoas, não opinava nem sequer mais uma linha.
Acho que um jornal serve para noticiar e opinar sem estar a achincalhar. Ponto.
Mas hoje quero falar um bocadinho das nossas eleições autárquicas.
A CDU já apresentou os seus 3 cabeças de lista à câmara, à assembleia e à junta, consta que há uma certa desilusão, porque se fala em "paus mandados", cá estaremos para ver.
O PS/MAR vai fazê-lo num jantar, a 5 € por pessoa, no próximo dia 20, afinal temia-se que o jantar fosse uma fortuna, mas não, o preço até é uma pechincha. Mas jantar é sempre jantar e só irão mesmo os interessados e não apenas os curiosos. Acho que uma apresentação que se quer aberta à população não devia ser com jantar, mas o Eng.º Pedro lá sabe...
Quanto ao candidato independente ainda nada se sabe. Foi o primeiro a apresentar-se à população, fê-lo bem feito, convidou as pessoas certas e parece que não se viu por lá "a terceira idade" que se viu na CDU nem os "chiq's" e "tias" que se irão ver no PS/MAR.
E é aqui que afinal o Francisco está a jogar a sua cartada, a escolher com tempo e pelo seguro a equipa que o irá acompanhar nas listas. Provavelmente alguns e algumas que até lhe podem ter dado o negas da primeira vez, ao verem equipas tão fraquinhas na concorrência irão pensar duas vezes, porque com o passar do tempo, as hipóteses do Francisco retirar a maioria absoluta à CDU são já mais do que muitas, com as trapalhices e grosseiros erros políticos que a CDU cometeu no último mandato em especial no ano de 2012 e com o facto do PSD e CDS não falarem sequer em apresentar candidaturas, provavelmente nem o vão fazer e com o facto das guerras internas do PS que querem esconder a toda a força mas não são capazes. O jantar do dia 20 se fôr fraco, vai ser a prova dos nove, do que opinei atrás.
Depois repare-se que os executivos dos concelhos com menos de 10000 eleitores como é o caso de Alpiarça têm 1 presidente e 4 vereadores, 5 edis, portanto. Atualmente são 3 da CDU e 2 do PS/MAR. Ora pelo andar da carruagem e como as coisas estão o Francisco vai eleger 2 vereadores, logo restam 3 lugares: 1 para o PS e 2 para a CDU. Se isso acontecer vai acontecer uma coisa que nunca aconteceu em Alpiarça mas que teórica e matematicamente é possível, a CDU ganha as eleições e elege o presidente e o vice-presidente da câmara, mas fica em minoria porque a oposição vai eleger 3 vereadores.
E aqui volta a acontecer outra coisa que nunca aconteceu em Alpiarça. Das duas uma: ou a CDU convida para o executivo a tempo inteiro o Pedro Gaspar, para o ter do seu lado e ter a maioria ou convida o Francisco, pelo mesmo motivo. Se nem o Francisco nem o Gaspar aceitarem o convite ou mesmo que aceitem e nem sempre estiverem de acordo, algumas deliberações da câmara podem ser chumbadas pela oposição e a câmara de Alpiarça tornar-se-ia ingovernável e obrigaria a ir para novas eleições.
Se esse cenário da novas eleições acontecer, já se está mesmo a ver quem ganhará!
É apenas e só a minha modesta opinião.
Por: Bruno T. Conceição

11 comentários:

Anónimo disse...

Gostei deste texto. Está bem argumentado e explicito para além de fazer toda a lógica que isto venha a acontecer.
Como diz o autor: poderá vir a acontecer em Alpiarça o impensável.
Mas que assim seja porque a nossa terra é que vai ficar a ganhar

Anónimo disse...

Parabéns Bruno. Uma análise politica muito bem feita, merece 5 estrelas

Anónimo disse...

É só alucinações! Desde quando é que se pode sequer imaginar que o Xico terá mais votos que o Pedro Gaspar? Por favor!

Anónimo disse...

Ó Bruno acha que é visão precisar de ver o que os outros fazem para depois decidir o caminho? Parece-me mais falta de ideias que outra coisa

Anónimo disse...

Acabei de ler a crónica sobre os Águias do Mario Santiago e com todo o respeito que tenho por ele, direi não estar de acordo com a sua posição e mais se não fossem os militantes do CDS, PSD, PS, e do PCP os Águias há muito que tinha fechado as portas, pois até hoje na sua longa vida nunca apareceu uma só lista dos que se dizem independentes. Se assim não é diga-me qual foi a lista de independentes que apareceu a candidatar-se aos Águias? Estes a sua única ambição é o seu bolso e isto não é só palavras

Anónimo disse...

Concordo em muitas coisas com o autor mas na realidade é agora que a Camara está ingovernavel, e a continuar asim duvido mesmo que a CDU ganhe as eleicoes, o PS està de rastos, a CDU comete erros atrás de erros, e o Cunha está dentro de todos os assuntos e aproveita todos os momentos para dar as suas ideias e posicoes, o Gaspar inerte e o pessoal da CDU agora ê que comeca a aparecer. O Mario Pereira andou anos que não ia aos aguias e até o Carlo Jorge, que foi para lá como director, assim que recebeu a massa do ciclismo, abandonou os colegas de direcçao e nunca mais la apareceu, agora atè vai com a mulher tomar o café là e sao os ex colegas da direccao e da CDU que o arrasam.

Anónimo disse...

O sr. das 13:54 continua com a sua boçalidade e mentiras sobre os independentes.
Afinal quem são os independentes? É capaz de explicar?
Se for sério saberá que o Águias e outros clubes e movimentos foram formados por pessoas que não tinham partidos.
Cresceram, angariaram novos sócios, novas modalidades.
Só a cegueira partidária o impede de pensar que há vida para além dos partidos.
Pois não é assim. O Águias foi formado e criado por pessoas sem partidos e só a subversão da política conduziu a que hoje para se criar uma lista tem de estar sob a supervisão partidária.
Por isso cada vez a vida associativa de um clube tem menos adeptos.
Se a direcção é ligado ao PS, desaparecem os ligados à CDU, e quando ganha a CDU desaparecem os do PS.
Se é isso que vos interessa... força!
Quando acabar o clube, como acabaram muitos, por causa da M***A da política, ficam mais contentes.

Anónimo disse...

O Xico Zé não vai tirar a maioria á CDU, o Xico Zé vai tirar a camara á CDU e o Carioca se for eleito vereador já não é mau.

Anónimo disse...

OLHE QUE NÃO, olhe que não. Qual á a mentira que o 13;54 diz? Tem razão numa coisa os independentes que se dizem independentes a apoiar um candidato, são de facto ou parecem ser falsos independentes tal com o candidato que vem do CDS. Vê-se pelo seu comentário que ou não conhece ou faz que não conhece a história do associativismo em Alpiarça... informe-se.

Anónimo disse...

Parece-me claro como a agua que o Carioca não chega a Vereador. É uma pessoa antipática, com pouca formação, que está a afundar a empresa onde trabalha, sem nenhum tipo de carisma e sem experiencia na politica. É muito novo para este cargo e fica a milhas de distancia do Francisco Cunha. O Francisco é um empresário de sucesso, homem de familia, bem educado, com formação em muitas áreas e com profundo conhecimento politico. Um homem que tem dado tudo aos Apiarcenses. O Francisco, ao longo da sua vida, tem sido amigo dos mais desfavorecidos e não lhe faltam apoiantes. Basta sair á noite para ver a quantidade de jovens que se reunem à volta dele para ouvir a Palavra.
Carioca desiste pá. ninguem te apoia e estás sozinho. O Francisco é que vai governar, vai dar todo o seu dinheiro aos pobres e desfavorecidos.
Os comunistas deviam ser até proibidos de ir a eleições. se houvessem mais cooperativas para pilhar..mas até com elas acabaram.

eu aposto que o Francisco Cunha Vai ganhar 4 a 1. Fica apenas o mario pereira e o PS vai desaparecer do mapa.

força Francisco, és o maior!

Anónimo disse...

O texto é interessante. Analisa vários cenários politicos que podem, em teoria, acontecer.

Se o Concelho de Alpiarça se resumisse ao Aguias e fossem os Sócios a Votar, não tenho duvidas que ganharia o Francisco Cunha (afinal é nos Aguias que é a sede de campanha), a CDU ficava em segundo lugar e o PS em ultimo.

Mas Alpiarça é muito mais que o Aguias. e até no Aguias o Francisco Cunha se acobarda. Mandou o filho nas listas ( já não é a primeira vez que manda o filho para a fogueira..mas quando se ama um pai). O Mario Pereira fioaria em segundo empurrado pela influencia do Emidio sardinheiro. O Pedro Gaspar ficaria em ultima e nem era eleito porque acho que nem é socio do Clube e não tem lá ninguem para lhe dar uma maozinha.

Mas eleições Autarquicas, votam todos os Alpiarcenses. E aí pia mais fino. Alpiarça é Comunista e de esquerda. é vrdade que as pessoas têm memoria curta....para umas coisas..Porque para outras lembram-se muito bem.

Ainda agora estamos a começar...