.

.

.

.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Apoio do Executivo a pobres e carenciados sofre dieta drástica

A entrada de novas regras para a atribuição do Complemento Solidário para Idosos (CSI) e do Rendimento Social de Inserção (RSI), para ajudar a controlar o défice público, estão a dar resultado. Pelo menos em número de beneficiários, a queda é já significativa. Só em relação ao CSI, o Governo está a apoiar menos 8.400 idosos, de acordo com dados Segurança Social, citados esta terça-feira na edição do Diário de Notícias (DN).
No final do passado mês de Março, e em comparação com Junho de 2011, mês em que o actual Governo tomou posse, Portugal tinha menos 8.400 idosos a receber o CSI, que em média ronda os 100 euros/mês, e menos 49.681 beneficiários do RSI, com uma prestação mensal de 81 euros, revelam dados da Segurança Social

Apesar do aumento da população idosa e das carências de muitos portugueses devido à crise, esta última é também a justificação da Previdência pública para introduzir regras nestas prestações sociais com vista a “adequar” o orçamento “à situação do País” e às exigências impostas pelo programa de ajustamento assinado com a troika.
Refere o DN que só nos beneficiários do RSI, e com a aplicação do limiar dos 409,08 euros (antes 418,50 euros), o número de portugueses abrangidos caiu quase 17%, totalizando agora 274.937 beneficiários.
«NM»

Sem comentários: