.

.

.

.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

LIBERDADE "não há machado que corte a raiz ao pensamento

Por: José João Pais
Estive na Assembleia Municipal comemorativa do 25 de Abril. Gostei. Revi-me no discurso do nosso Presidente da Assembleia Municipal. Tal como muita gente só se lembra da palavra solidariedade no dia 25 de Dezembro, também muitos outros só pelo 25 de Abril se lembram de pronunciar a palavra liberdade. Mas uma coisa são as palavras pronunciadas e ditas na circunstância e outra coisa muito diferente é a acção, o gesto, a actuação no quotidiano. Grande parte das vezes o que se faz é precisamente o contrário do que se diz. E isto é transversal a grande parte dos nossos politicos, de todos os quadrantes. Assim, o discurso do meu Presidente da Assembleia Municipal, foi o meu discurso, as suas palavras são as minhas palavras, as suas preocupações são as minhas preocupações. Senti-me, como cidadão de Alpiarça, verdadeiramente, representado. E, mais importante do que as palmas que se fazem ouvir, é o barulho ensurdecedor das mãos que não saíram dos bolsos. Mas, felizmente, "não há machado que corte a raiz ao pensamento".

17 comentários:

JA disse...

O discurso integral de Mário Santiago, presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça irá ser publicado integralmente neste jornal.

JA disse...

O discurso integral de Mário Santiago, presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça irá ser publicado integralmente neste jornal.

Anónimo disse...

Duas pessoas que gostava de ver como candidatos, mas não integrando nenhuma das listas que se apresentaram publicamente.
Pessoas que gostam de Alpiarça e das suas gentes e não dos partidos de Alpiarça e da forma como entendem a política.

Anónimo disse...

O sr. Pais devia empenhar-se em conhecer melhor o que está a defender para depois me dizer como é que é. O sr. Pais não é nem de perto nem de longe comparável à outra criatura que defende principalmente em integridade e verticalidade. O sr. Pais está num patamar muito acima. Mas não sabe da missa a metade e por isso é que vê um discurso daqueles desta maneira, um discurso de baixo nível e de ressabiamento. Se fosse um discurso aglutinador e respeitador da data que é o 25 de Abril, teria tido aplausos como o do presidente da câmara, esse sim, olhe, um discurso de PRESIDENTE. Uma coisa que a criatura nunca soube ser, presidente. Ainda bem que vai desaparecer da vida política da nossa terra. Só teve interesse em representar quem o elegeu enquanto

Anónimo disse...

o Discurso da Cassete do outro Mario, o Pereira deu... MUITO SONO

Anónimo disse...

O Sr Pais é um senador de Alpiarca. Muitos parabéns . A sua reflexão , em palavras inteligentes , reflectem aquilo que penso. E senti-me verdadeiramente representado como Alpiarcense e como democrata.

Quanto ao discurso do ainda Presidente Mário Pereira, além de ser apenas um relato histórico encomendado pelo PCP , foi aborrecido , não representa o povo de Alpiarca , esta amarrado nas dogmas do passado e acho que ninguém se lembra sequer daquilo que disse.

Muito mais interessante foi o discurso do Sr Brito que teve a coragem , sendo um homem do PSD, de afrontar o seu governo e falar do problema das pessoas.

Jamais o PCP conseguiria ter alguém a criticar o PCP se o PCP fosse governo da nação . Era o que mais faltava .

Por isso chama escroques ao Sr Brito e ao Dr Mário Santiago . Pensam pela sua cabeça ...o que é uma dor de cabeça para o Octavio .

Pedro disse...

O Octavio já devia ter sido posto a andar de Alpiarça á muito tempo. desde que aterrou aqui só tem feito porcaria e conseguiu afastar todos os jovens validos do pcp

Anónimo disse...

Proponho ao sr. Centeio que tente colocar aqui o discurso do querido e aplaudido presidente da câmara, Mário Pereira, para todos poderem ver a categoria do discurso comparando à chafurdice de outros. Mas por isso é que nem todos são ou virão a ser presidentes de câmara, não é?

JA disse...

Caro comentarista das 16:09 logo que a CDU ou algum responsável nos envie cópia do mesmo será de imediato publicado.
Podemos adiantar, porque já temos a confirmação, de que o discurso do presidente da Assembleia Municipal ainda será publicado hoje ou amanhã

Anónimo disse...

O comentador das 12:30 dá uma no cravo e outra na ferradura e é completamente incoerente.
O Sr. Pais pessoa séria e acima de tods as suspeitas, é um historiador, os seus escritos são sempre objecto de estudos, análise e reflexão, seria fastidoso e repetitivo estar sempre a dar os parabéns e a louvar o seu trabalho, e o comentador reconhece isso.
Agora quando o Sr. Pais vem dar a sua opinião, a qual subscrevo na integra, vem dizer que ele não conhece o nosso Presidente da Assembleia Municipal, haja paciência para aturar estes camarads.
Acusam o Mário Santiago mas ninguém diz o que o homem fez de errado.
Digam lá o que ele fez de mal e digam do que é que o acusam.

Anónimo disse...

O problema dele é que julgava que ia ter mais importância do que a que teve. Quanto a outras coisas que fez de mal, só perguntando a alguém íntimo, que não terá problema nenhum em repetir o que já disse no passado. Ou agora já está tudo bem? Eu não estaria descansada.

Anónimo disse...

As criticas que os afilhados do presidente da Coreia do Norte fazem ao Dr. Mário Santiago são o que o stalinismo moderno tem de pior.
A calúnia baixa, sem direito ao contraditório faz lembrar outros tempos.
Parece que o TRIBUNAL PLENÁRIO da CDU já decidiu a condenação, sem culpa formada e sem possibilidade de defesa.
A única "culpa" que se conhece é a sua independência (tal como foi apresentado ao povo) e a competência de ter posto em causa quem dizia que teria de aplicar a taxa máxima de IMI.
Provou-se quem estava certo e quem não tinha feito o trabalho de casa.
É só ver até onde chega a falta de vergonha:
" o discurso do querido e aplaudido presidente da câmara, Mário Pereira, para todos poderem ver a categoria do discurso comparando à chafurdice de outros"
Depois de ler este parágrafo ficamos sem saber se estamos em Alpiarça ou na Coreia do Norte.
E é esta gente que diz representar o povo?
Se o Mário Pereira não se demarcar desta gentalha que o diz apoiar, tem a derrota garantida.
Classificar o discurso de pessoas eleitas legitimamente por "chafurdice" só comprova a baixeza de certas figuras e de certas políticas.
Aprendam a respeitar, ainda que não concordem, se querem ser respeitados.
Ou voltamos a ter um ou vários Sargentos Pires, mas desta vez com farda vermelha?

Anónimo disse...

Desculpe dizer também, mas foi mesmo chafurdice o que o Mario Santiago e o Ramalho fizeram nos discursos. Haverá uma palavra melhor para descrever? Foram discursos indignos para uma cerimónia como aquela. Lembrou-me os tempos do Rosa do Céu em que alguns discursos eram assim vergonhosos. Oxalá estas pessoas desapareçam do panorama político alpiarcense que não dignificam nada a nossa terra.
Mas o que é que se esperava dali? Pessoas umas que não se dão com ninguém, outras que nomeiam em público o nome de crianças acompanhadas pela CPCJ. Pessoas que falam de um funcionário de um partido, neste caso o comunista, como se fosse um verme, como se o partido socialista não tivesse funcionários às pargas, só que não querem é saber de Alpiarça para nada. Verme é quem faz esta figura. É só os restos.
E depois o nojo que dá ver a oposição a aproveitar-se de um ressabiado da CDU (palerma que se deixa usar), aplaudindo em pé e comentando excitadamente o discurso e o efeito que ele pretendia. É só os restos.
Estou a pensar filiar-me no PCP à conta do que vi ontem à noite. Realmente há formas diferentes de fazer política. Os políticos não são todos iguais. O presidente da câmara fez a diferença no meio de tanta ... CHAFURDICE. Quem tiver dúvidas que procure ler os discursos. Espero que não os adulterem até lá. Adultério é o que não falta por aí.

Anónimo disse...

Acusa os outros de maltratarem o Presidente classificando o acto de chafurdice, que na verdade foi uma especie de desabafo perfeitamente enquadrado no espirito da liberdade do 25 de Abril, mas na verdade quem chafurda na difamação pessoal e intima, é o comentarista.

Uma coisa é estar contra e não concordar com o discurso, outra coisa são acusações e insinuações do foro pessoal. Não é esse o espirito de Abril

Anónimo disse...

Com esse tipo de discurso e intolerância só podia mesmo filiar-se, ou já ser filiado no PCP.
Nos partidos democráticos costumam respeitar-se as diferenças, nomeadamente de opinião.
A liberdade plena é obtida respeitando todos os discursos e pessoas e não só os que nos agradam e os que dizem o que queremos ouvir.
Isso era o que se passou até à noite de 24 de Abril de 1974, e chamava-se ditadura.
Certamente que sabe quem tenha sido perseguido precisamente por também nessa altura serem considerados "indignos" por expressarem opiniões ou ideias desalinhadas do que era o regime.
Já foi provado e comprovado que o povo português não quer, não quis, nem quererá a mudança de uma ditadura por outra.
Não se podem calar discursos e pessoas LEGITIMAMENTE eleitos apenas porque não gostamos deles.
Para isso há as eleições e uma coisa chamada voto.
Já falta pouco...



Anónimo disse...

Quer ensinar o significado de 25 de Abril a quem? Quer ensinar a missa ao vigário? Ao que nós chegamos. Tenha um pingo de vergonha.
Você deve ser um dos que até tem nojo dos que lutaram pela liberdade. Ganhe juízo. Cresça.

Anónimo disse...

Oh, oh. Que mentes tão perversas. Não vi difamação nenhuma. Em que é que está o comentarista a pensar? Não seja você malicioso.