.

.

.

.

sábado, 30 de março de 2013

Contribuintes têm 30 dias para reclamar valor patrimonial do imóvel

Os contribuintes que não se mostrarem de acordo com a avaliação do valor patrimonial do imóvel têm 30 dias para apresentarem uma reclamação, avança a edição desta semana do jornal Expresso.
 No entanto, uma nova avaliação pode custar 204 euros se o valor patrimonial tributário se mantiver ou aumentar, não tendo o contribuinte razão.
O valor patrimonial do imóvel será actualizado e os contribuintes têm 30 dias como prazo máximo para apresentarem uma reclamação. A actualização do valor é resultado do processo avaliação geral dos prédios.
Este processo de avaliação termina esta semana e cumpre, assim, a exigência imposta pela troika de abranger, até ao final deste mês, cinco milhões de edifícios urbanos, escreve o Expresso. 
Tais edifícios não tinham ainda, desde 1 de Dezembro de 2011, uma valor patrimonial tributário (PVT) calculado de acordo com as regas do IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis.
 “A máquina fiscal está a notificar os contribuintes com o valor patrimonial actualizado”, sendo esta uma “segunda avaliação” que será efectuada por um perito nomeado pela Comissão Nacional de Avaliação dos Prédios Urbanos (CNAPU) e vai implicar ao contribuinte o pagamento de 204 euros”, explica a ao Expresso a jurista do Gabinete Jurídico da Associação de Profissionais e Empresas d Mediação Imobiliária de Portugal – APEMIP – Rita Azevedo.
Esta taxa de 204 euros será devolvida ao contribuinte caso se confirme razão na sua reclamação, por seu turno, se o VPT se mantiver ou aumentar, o valor desta taxa não será devolvido
«NM»

Sem comentários: