.

.

.

.

segunda-feira, 25 de março de 2013

A estratégia de Sócrates para chegar a Belém

 O antigo primeiro-ministro, José Sócrates, está a preparar terreno para se candidatar às próximas eleições presidenciais. Pelo menos, assim o crê Marcelo Rebelo de Sousa, que na noite deste domingo atribuiu o regresso de Sócrates à cena política e aos palcos mediáticos como o primeiro passo para o caminho até Belém.
 “Sócrates acha que já passou período de nojo, sente que está perdoado”. É desta forma que o comentador político Marcelo Rebelo de Sousa sustenta o regresso do antigo primeiro-ministro aos holofotes televisivos.
O social-democrata falava este domingo, no âmbito do seu espaço de opinião na antena da TVI, sendo que a leitura que faz deste retorno do ex-governante se divide por vários capítulos, mas o principal, sem dúvida, é o de que está a apalpar terreno para concorrer a Belém. “Quer saber se tem hipóteses para as presidenciais”, assinalou Marcelo.
 No entender do conselheiro de Estado, nomes como os de António Costa, António Vitorino, Jorge Coelho ou mesmo Nuno Amado perfilam-se enquanto potenciais candidatos socialistas a substituir o Presidente da República, Cavaco Silva, não obstante, “Sócrates pode vir a ser um suplente”, de peso, por sinal.
Ao mesmo tempo, o antigo líder do PSD sublinhou que o ex-líder do Executivo voltou também para “condicionar” o secretário-geral do PS, António José Seguro, por forma a assegurar que este “não ataca o passado socrático”.
Por fim, salientou Marcelo, “Seguro sai fragilizado” com o regresso de Sócrates, mas não corre o risco de ser “liquidado”.
«NM»

Sem comentários: