.

.

.

.

terça-feira, 26 de março de 2013

José Sereno e Francisco Cunha fizeram com que Mário Pereira levasse um bom recado para casa


A grande "mais-valia" deste programa de reabilitação urbana para o caso dos privados são os benefícios fiscais associados aos prédios recuperados. Estamos a falar de isenção de IMI durante 5 anos, entre outros menos relevantes do ponto de vista económico.
Mas façamos as contas. Um prédio devoluto ou semi-devoluto paga de IMI, à taxa actual e sem clausulas de salvaguarda, 200 euros ano ( com actual actualização pelo código de IMI ninguém escapa).
O mesmo prédio reabilitado irá pagar de IMI 500 ou 600 euros anos. Mas fiquemos pelos 500 euros.
Temos um aumento de 300 euros ano.
Depois gastar 20.000 euros a recuperar um edifício ( e convenhamos que para 20.000 terão de ser obras muito ligeiras em prédios antigos, claro) o proprietario tem uma poupança de 2500 euros no final do 5 anos.
Não me parece que este seja um incentivo suficiente para motivar os proprietários a recuperar os edifícios.
E depois há também o problema financeiro/liquidez. Quem é que tem dinheiro para investir na recuperação de edifícios?
Há alguns edifícios na rua José Relvas que possivelmente 100 000 euros não chegam para a sua recuperação (o que está situado ao lado da Visconde Barroso é um deles).
Com incentivos desta natureza não há proprietário que tire do seu bolso para colocar em imóveis cuja taxa de rentabilidade via arrendamento, quando existe e é pago a horas, ande nos 4,5%/ano.
Portanto, é muito bonito o Sr. Presidente fazer uma apresentação do projecto de reabilitação urbana e vangloriar-se pelo facto.
Mas convenhamos que este projecto apesar de positivo e ser até o primeiro passo na reabilitação de muitos dos nossos edifícios históricos, com as actuais condições económicas do país e particularmente as condições económicas do concelho não dará grandes resultados. A não ser que o executivo faça algo diferente e crie condições extraordinárias para incentivar os investimentos necessários.
O quê?
Bom, isso cabe a ele desenvolver!
Da apresentação do programa e debate não me apercebi que tivesse havido um baile. Mas é curioso como as pessoas têm um ouvido seletivo.
Tanto o José Sereno como o Francisco Cunha estiveram muito bem nas observações e penso que o Sr. Presidente, com o devido respeito, levou um bom recado para casa no que diz respeito às espectativas de quem é proprietário e de quem trabalha no sector e sente a dificuldade que é levar avante projectos de reabilitação nestes centros, especialmente em Alpiarça onde o Centro Histórico é inexistente porque há muito tempo que foi decidido que Alpiarça era uma vila voltada para o futuro em termos de linguagem urbana.
Noticia relacionada:

7 comentários:

Anónimo disse...

Pergunta que não ofende: Onde divulgou a CDU o aviso de que vai apresentar os candidatos às autarquicas no dia 5 de Abril? Não li em lado nenhum sem ser aqui no JA

Anónimo disse...

Ora aqui está alguém que explicou o que aconteceu, porque a Câmara publicitou informação enganadora, e afinal foi o José Sereno e o Francisco Cunha que deram baile.

Anónimo disse...

O Sr. Presidente da Câmara devia ser menos arrogante na forma como trata os candidatos ao poleiro.
Existem formas de estar na sociedade que estão acima de quezilias e coisas mal resolvidas. Já se sabe que o Sr. Presidente não gosta de criticas e reage mal a ela. Nem consegue disfarçar isso. Mas só lhe ficava bem ouvi-las e responder pelo menos que iria analisar.

Anónimo disse...

Venham os debates para esta gente cair na real.
Eh pá, pelo menos assistiam às coisas para depois não virem para aqui dizer que o candidato a candidato esteve bem nas suas intervenções. Andam bem enganados, andam. Ou é o próprio aspirante que vem para aqui tecer auto elogios? Já não digo nada...

Anónimo disse...

Também acho que em vez de virem para as redes sociais baterem uns nos outros, que deveriam avançar para os debates. OU ESTÃO COM MEDO ?

Anónimo disse...

Quando o Mario Perreira for confrontado com o mundo real, das empresas, da forma como funcionam os negócios sem dinheiros públicos , a ginástica que é preciso fazer para pagar salarios, é que vão ser o elas.
No mundo real não há dinheiros públicos nem dízimos.
E só perguntar a eles e à maioria dos comunistas o que ja fizeram para criar emprego.
Os exemplos de gestão comunista estão por aí...
Cooperativas e Associações subsidio-dependentes do Estado todos sabemos no que deu.

Anónimo disse...

O Zé Sereno e o Chico Cunha fizeram uma grande avaria dar baile ao Mário Pereira, eu gostava era de os ver dar baile ao Pedro Gaspar.