.

.

.

.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Eventual chumbo do Constitucional representa quase mil milhões de euros

Os juízes do Palácio Ratton já terão tomado uma decisão sobre duas normas do Orçamento do Estado para 2013, avança a TVI 24 e o semanário “Sol”, esta sexta-feira. Façamos as contas ao cartão vermelho.
Se o Tribunal Constitucional chumbar o corte nos subsídios de férias e a taxa de solidariedade para as pensões acima dos 1.350 euros, como avançam alguns órgãos de comunicação social, são quase mil milhões de euros que estão em causa. 

O Governo vai ter de encontrar soluções para ir buscar o montante a algum lado. Mas, vamos por partes. 
A contribuição extraordinária de solidariedade das pensões vale quase 421 milhões de euros. 
A fatia de leão vai para a eliminação de um dos subsídios dos pensionistas: mais de 500 milhões de euros. Foi alvo de pedido de fiscalização por parte do Presidente da República, do PCP, do Bloco de Esquerda, dos Verdes, do Provedor de Justiça e da Associação Sindical dos Juízes. 
A serem chumbadas, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, fica com um buraco para tapar e já admitiu que não tem plano B. Talvez por isso, alguns ministros e vários políticos admitem a demissão do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
«RR»

1 comentário:

Anónimo disse...

Onde é que estão os socialistas ? E os independentes?

O Secretário de Estado apanhado a usar carro oficial para outros fins
O secretário de Estado adjunto e da Defesa, Paulo Braga Lino, usou o carro e o motorista do Ministério para fins particulares, conta esta sexta-feira o Jornal de Notícias (JN), que adianta que o governante usou a viatura para participar numa reunião de accionistas da Fundição Felino. Mas do currículo do secretário de Estado não consta a sua participação no capital da empresa. Enquanto uns servem-se e roubam pensões os outros gozam o programa.