.

.

.

.

domingo, 1 de abril de 2012

O melão é “Melão de Almeirim” sem margens para dúvidas!


Quem o afirma é Pedro Ribeiro, vice-presidente da Câmara de Almeirim numa entrevista concedida ao semanário “Correio do Ribatejo”.
Neste jornal pode-se ler, sem margens de dúvidas, de quem exerce o segundo mais alto cargo da autarquia almeirinense, que o “melão é de Almeirim” e não de Alpiarça como é apregoado.
Uma convicção de quem sabe o que diz e que ninguém consegue desmentir, mesmo que a “verdade” seja subjectiva” como afirmativa é a frase do autarca quando diz que o que é dito “boca-a-boca” passa a ser verdade.
O suficiente para a Sopa de Pedra encontrar o sucesso, de todos conhecidos, nos “ingredientes” que: “quando são bons ainda ficam melhor”.
Está dito e que fique registado porque assim é e, sem “margens para dúvidas”!
https://www.facebook.com/antoniocenteio

6 comentários:

Anónimo disse...

Não sei quem é este senhor mas sei que está muito enganado. o melão de almeirim so´ tem fama mais nada, já vi á venda no algarve melão branco adizer que era de almeirim mas era do alentejo e no norte melão verde a dizer que era de almeirim etinha selo espamhol. Por isso esse melão e so tem o nome. O que sei é que a grande maioria dos produtores são de Alpiarça e quem quem quiser comprar melão tem de ir a Alpiarça.por isso o melão é de Alpiarça e não de almeirim.

André Filipe Almeida Rosa: disse...

André Filipe Almeida Rosa:
Pedro Ribeiro estou disponivel para me fazer uma visita guiada aos meloais de Almeirim...Fique descansado que é uma visita curta que os meloais em Almeirim são muitos poucos! Grande parte do melão que se vende em Almeirim é carregado em Alpiarça. Mas tem muita razão quando fala do melão de Almeirim, porque em tempos já existiu mas como a Câmara de Almeirim nunca respeitou nem as tradições agricolas nem nunca encentivou à produção do melão de Almeirim, Alpiarça acabou por ficar famoso no melão, porque eles encentivam à produção e à apregoação do produto.
(Do Facebook)

Anónimo disse...

Melão que se veja é dos campos de Alpiarça ou da Chamusca. Melão em Almeirim? Só se for aquele que entra para a Compal...

Anónimo disse...

eeEle tem é um ganda melão por o melhor melão não ser de almeirim, e sim de Alpiarça.
Ou então nem sabe o que é um melão...! E da história do melão ainda menos!!!

Anónimo disse...

O melão de Almeirim ganhou fama e proveito e porquê? Um senhor feitor da casa Prudencio, de Almeirim,pensou um dia em criar e engordar porcos na herdade do patrão. E para alimentar esses porcos criou searas de melão só para alimentar os animais.Escolheu as sementes de um melão mulato e enrugado que resistia a todas as intempérias. Menos ao sol. Alem disso era uma fruta apreciavel, só que esse tipo de melão deixou de ser rentavel depois de alimentar porcos e vendidas as suas sementes.
Essas sementes deram continuidade á boa qualidade do fruto.
Só que o fruto, apesar da resistencia ao tempo era muito frágil
ao sol não oferendo confiança ao produtor. A partir daí o chamado melão dos prudencios deixou de ser Melão de Almeirim, nunca cultivado por "almirantes", mas por "alpiaçoilos" que desenvolveram outros tipos familiares desse pepópnio e os cultivam em campos de Alpiarça
quer noutros campos.


A.M.S.

Anónimo disse...

Melão de Almeirim ??? ah ah ah deixem-me rir... como diz o ditado uns comem os figos aos outros rebenta a boca, é bem verdade nas terras de Alpiarça é prodzido o melão e depois almeirim tem a fama. almeirim quer ter a fama em tudo??? óh almeirinenses. nchergem-se...