.

.

.

.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Neste 25 de Abril com os Salários Mais Baixos da Europa...


( Em Homenagem a Agostinho Roseta, a Saldanha Sanches, Júlio Dias e a Miguel Portas)

Eles, os da troika, chegaram com um ar arrogante de quem tudo sabe, e ditaram as ordens.

Na altura, um dos que disse nao a essas ordens, foi o primeiro ministro, Sócrates, que levou tempo a ceder, e sob pressões, enormes, de camaradas e de banqueiros.

Pena ter cedido, tão facilmente...

Eles, os da troika, decidiram que havia custos a reduzir, os que alimentavam note-se os mais baixos salários da Europa, ( como será que só agora alguns o descobriram?), enfim a protecção social, a segurança no emprego e a segurança social, e permitiam esta vivência, quase europeia, que por cá alimentou um sonho!

Sonho que reduziu os horários de trabalho em Portugal, que aumentou o n.o de escolas, de hospitais, de agua canalizada, de luz eletrica!

E também a televisão em casa, o telemóvel no bolso de cada um, o aparelho eletrodoméstico para tudo na cozinha, o automóvel por familia, a habitação por família!

Mas sempre com baixos salários que eram reforçados com os apoios do Estado!

Eles chegaram e disseram que tínhamos custos elevados com os Recursos Humanos, e os muito Ricos, os de ca e os que nao sao de ca, os que acham sempre que são ainda pouco ricos, bateram palmas e puseram os seus capatazes nos media a dizer que nao, que até havia que os baixar ainda mais, que até havia quem tivesse barbeiro na empresa, enfim o ridículo no seu máximo!

Assim aumentaram-se os impostos universais, mas nao os dos de maior rendimento, ( que aqui os impostos Buffet nao colhem...), e entregaram-se as jóias da coroa, as que restavam, ao desbarato e sem estratégia!

Eles impuseram alterações na legislação laboral sempre para reduzir os custos dos Recursos Humanos, nunca para aumentar a Responsabilidade Social das Organizações, conceito que eles tão bem conhecem e tão depressa esquecem!

Eles teem a testa alta mas o interior vazio, e por isso espantaram-se com o elevado desemprego, com as falências generalizadas, que os modelos econométricos são lindos, mas, como eles, nao pensam e nada de dar soluções ...

E agora, espantam-se com estes salários, os realmente mais baixos da Europa, ( nunca tal lhes terá sido dito?), como se tivessem direito de se espantarem...

Numa economia de mercado livre eles seriam despedidos sem justa causa, mas estes neo liberais só gostam do livre mercado para os outros, nanja eles!

E claro que aqueles que foram os responsáveis pelo nascimento deste regime democrático de Bem Estar, o possivel, mas de Bem Estar, zangaram-se!

Nao usaram do seu Direito, usaram sim de um seu Dever, porque há outra via para a superação da crise, a via da Responsabilidade Coletiva dos erros e das virtudes, que um Governo de Unidade Nacional permite!

Poderão estar errados os que assumiram um seu Dever?

Talvez, mas fizeram-no em consciência pelo que se exige que a sua atitude seja refletida e debatida por todos!

Recebemos do MFA e de Mário Soares esta Democracia, com as suas virtudes, com as suas limitações, e com os seus erros, pelo que se ambos se levantam e dizem por aqui nao passa o nosso caminho devemos parar um pouco para pensar !

E pensar sem eles que eles já mostraram quão incompetentes são !

Por: Joffre Justino

Sem comentários: