.

.

.

.

domingo, 22 de abril de 2012

Resta-nos esperar por melhores dias


 Os textos aqui publicados (Antes do 25 de Abril vivíamos na ditadura e o ditador chamava-se António de Oliveira Salazar e ainda o Como era a vida antes do 25 de Abril?) são bem demonstrativos da época do “antes” mesmo mostrando uma certa “infantilidade” em quem os escreveu.

No entanto deve-se tomar em conta a época que se vivia, uma Guerra Civil (Espanha) e uma Guerra Mundial como as consequências sociais daqui advindas.

Deve-se tomar em atenção também como era a sociedade do “antes” e como a sociedade se modificou do “depois” (25 de Abril) nomeadamente após o aparecimento da Internet em que o mundo começou a mudar de uma forma impensável como continua a mudar graças à tecnologia.

Não querendo ser saudosista, tenho as minhas duvidas se continuássemos com os governantes do “antes” se as coisas não teriam que mudar forçosamente por causa das mudanças então surgidas, com saliência para a CEE, mudanças estas que aconteceram noutros países, um deles bem perto de nós, a Espanha.

Resta-nos esperar por melhores dias.

Mesmo vivendo e fazendo parte de uma comunidade muita coisa está a acontecer que se compara ao tempo do “antes (a fome, a miséria, o desemprego….) que em nada se harmoniza com os dias que correm e com os avanços tecnológicos e sociais que fizeram com que a sociedade mudasse mas que noutro aspecto leva-nos a pensar que estamos a recuar no tempo de uma forma que até nos parece que a história se está a repetir.

Estarmos na CEE, uma “potência” em termos económicos, mas continuamos a assistir às injustiças, desigualdades e necessidades que são inadmissíveis nos dias que correm, algo não estar a bater certo. O suficiente para muitos desejarem que o “antes” comece a rejuvenescer de uma outra forma.

Vivemos dias de total aberração onde tudo indica que mais tarde ou mais cedo a sociedade precisa de uma rápida transformação caso contrário entramos no caos.

L.A.

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo com a maior parte do seu comentário.
Nunca saberemos se tivesse havido uma mudança gradual do regime por via das mudanças ocorridas no mundo ocidental se não estaríamos melhores.
Uma coisa tenho a certeza.
Tínhamos agricultura, indústria, pescas e projectos estruturados que iriam modernizar o País.
Sines e o Alqueva eram projectos estruturados que criariam riqueza para o País.
Como foram feitos, são elefantes brancos que não atingiram os objectivos para os quais tinham sido delineados.
Hoje, embora existindo (por enquanto) Segurança Social ninguém pode estruturar a sua vida daqui a 3, 5, 10 anos.
É mais fácil hoje em dia perder o emprego do que nos últimos dias da ditadura.
Os jovens tinham perspectivas de emprego, hoje mandam-nos emigrar.
Seria muito interessante debater as virtudes e os defeitos de cada regime.
Estou certo que em alguns casos, certas práticas do "antes" e do "depois" se confundiriam.
Imagino um exercício com um estrangeiro que não conheça a nossa história, e perante uma série de situações apresentadas tivesse de tipificar se se tratava de um caso antes ou depois do 25 de Abril.
Quase de certeza que lhe seria difícil identificar quais eram as da "ditadura" e as da "democracia".