.

.

.

.

terça-feira, 3 de abril de 2012

25 de ABRIL: Veja-se o que já fizeram em Alpiarça!

Este ano as comemorações do 25 de Abril vão ser alargadas a todo o mês de Abril. Grande programa este! e Grande Aposta! no 38.º ano de Democracia. O próprio programa mostra os valores de Abril! São sempre os mesmos às mesmas! Realmente prima pela diversidade. Se não fossem alguns grupos e Associações, porque não são só Associações! as comemorações eram apenas a Sessão Solene da Assembleia Municipal, que este ano mereceu os votos contra da bancada da CDU.

“Abril mês da Liberdade”

Na apresentação pública do programa das comemorações do 25 de Abril, o Sr. Presidente da Câmara referiu “Queremos que o 25 de Abril seja um movimento de reflexão colectiva 

das conquistas históricas do povo português,numa conjuntura em que as pessoas e os seus direitos estão a ser alvo de uma ofensiva alargada em nome da crise económica.” numa mesa de ilustres convidados "alusivos" ao tema.
Pergunto, onde está esse movimento de reflexão das conquistas? Foi com essa reflexão que na última Assembleia Municipal votaram contra a atribuição de medalhas da liberdade a verdadeiros lutadores do Fascismo? Como foram João Sanfona e Manuel Vital? Costuma-se dizer que o tempo é bom conselheiro, mas aqui não foi o caso. Passados estes anos, tantos os que temos de democracia, nada aprenderam, possivelmente não sabem refletir!? Há memórias que não podemos esquecer e os Homens que vão ser homenageados, lutaram verdadeiramente pela liberdade. Estiveram presos vários anos, sem saír da prisão, porque “não deram com a língua nos dentes” e depois da conquista de Abril continuaram a lutar pela liberdade. Estes homens nunca viveram em liberdade, não lhes foi dada essa oportunidade em Alpiarça. E nem agora, passados estes anos, os “comunistas de Alpiarça” se abstiveram ou votaram favoravelmente. Dizem que tem que ver com coisas do passado. Efetivamente, assim é! Foram ameaçados de morte, várias vezes, alto e bom som, e não foi pela PIDE. E um morreu assassinado, depois de resistir a várias torturas na cadeia, e já em “Democracia”, mas que não em Alpiarça, claro!
E cá vamos andando, continuando a votar contra o reconhecimento e o mérito destes grandes Homens, os verdadeiros anti-fascistas, mostrando como somos íntegros!? E muito democratas, verdadeiros valores de liberdade e igualdade, e muito congruentes. Protagonismo, isso sim, ou melhor,  oportunismo! Porque será que votaram contra? Penso que não é preciso fazer um desenho"!
Onde está a defesa dos direitos do povo? Ou isso também tem que ver com questões económicas.
Para esclarecimento de todos, os socialistas em Assembleia Municipal abstiveram-se na atribuição de medalhas em 2010 e o ano passado com 3 abstenções e os restantes votaram a favor. Consultem as atas e vejam!
Não venham cá com cantigas de grandes defensores da liberdade e igualdade ou de defesa de direitos. Estes valores praticam-se, não se divulgam.
Pergunta-se, o que é que já conquistaram? Dizem-se contra o capitalismo! São os primeiros a pô-lo em prática. Veja-se o que já fizeram em Alpiarça!
De uma leitora

5 comentários:

Anónimo disse...

Quem teve a oportunidade de assistir ao - Debate "Diálogo em torno da nossa história e património" na Biblioteca Municipal nas comemorações do 98º Aniversário do concelho, tem o direito e legitimidade para repudiar os votos contra por parte da bancada da CDU, sobre a homenagem a dois grandes anti-fascistas naturais de Alpiarça que será efectuada no dia 25 Abril.
Penso que a escolha dos membros da mesa do referido Debate não esteve completa , ou seja, da classe dos trabalhadores agrícolas dos explorados, dos que comeram carochas nas masmorras da da PIDE não esteve ninguém, como se não fizessem parte da história de Alpiarça!?
Facto que pode ser constatado após a publicação das imagens do referido debate no site da Câmara Municipal

Anónimo disse...

Eu não quero deixar de passar a oportunidade e o tema que foi aqui levantado, e dar os parabens aos membros da CDU que não votaram contra as homenagens e também é preciso destaca-los assim como elogiar o PS que apresentou a proposta:
Ao Mário Santiago e ao Vasco Peixinho, um grande Bem-Haja, pelo discernimento e sentido de elevação democrática ao não alinharem com aquela vergonha que foi a votação contra dos restantes membros da CDU ao Vital e João Sanfona.
É assim mesmo rapazes: Quem sai aos seus não degenera e vocês orgulham aqueles que ainda acham que valeu a pena votar CDU nas ultimas eleições como foi o meu caso.
Aos outros, vão-se embora e é melhor darem lugar a outros que não estejam viciados como vocês. Lá por receberem um ordenado à custa do partido não lhes dá o direito de votar contra quem lutou para que voces e os vossos filhos vivam hoje em Liberdade

Anónimo disse...

O que fica para a historia é que os "campeões da liberdade e da democracia" agiram como os maiores ditadores da historia.
Hitler, Mussolini, Franco, Salazar, Staline, e outros ditadores também praticavam o "quem não é por nós, é contra nós".
Claro que alguns entendem que há ditaduras boas (vermelhas) e ditaduras más.
Para o povoléu, é tudo a mesma m... coisa!
Só espero é que no futuro este lamentável incidente seja lembrado como exemplo da prática política do PCP.
É que daqui a um ano vêm pedir o voto do povo como se fossem todos bons rapazes.

Anónimo disse...

foi um momento muito triste da nossa democracia local. Não havia necessidade

Anónimo disse...

Nos tempos do fascismo lutar contra essa besta era um heroismo, Vital lutou e desistiu,e segundo crónicas, traíu! João, de quem fui amigo, de uma maneira diferente, não esteve à altura da dimensão que tinha dentro do partido.Honra aos dois.
A.M.S.