.

.

.

.

quarta-feira, 13 de março de 2013

FRANCISCO CUNHA: O Populismo Levado ao Limite


Como é possível fazer notícia do que não passa de um procedimento absolutamente normal?
É importante esclarecer os alpiarcenses que o Ministério da Educação só paga às autarquias, no âmbito do programa das atividades de enriquecimento curricular, pelos alunos que efetivamente frequentam as referidas atividades.
No âmbito deste programa as autarquias recebem do Ministério da Educação, através da Direção Geral de Estabelecimentos Escolares, 262,50€ por aluno frequentador/ano, em três tranches, sendo que na última são feitos os acertos de alunos pagos a mais ou a menos.
A Câmara Municipal de Alpiarça, esteve tecnicamente perfeita, ou seja, lançou um procedimento concursal, em que estabelecia o pagamento mensal, de acordo com os alunos frequentadores das diversas atividades de enriquecimento curricular, respeitando desta forma o erário público e garantindo que não serão gastas verbas para além do recebido pelo Ministério da Educação e orçamentado.
Ou seja, quer para a candidatura ao Ministério da Educação, quer no âmbito do procedimento concursal, a Câmara Municipal de Alpiarça tem que prever o número total de alunos frequentadores do 1º ciclo do ensino básico no Concelho de Alpiarça, que é de 287 alunos. O que acontece é que apenas frequentam as atividades de enriquecimento curricular 207 alunos, que representa menos custos com professores, menos turmas, menos material didático, etc. Como a Inforinfantil presta o serviço através de professores a recibos verdes, nunca é possível perder dinheiro, inclusivamente porque 207 alunos em vez de 287, representa uma redução de cerca de 3 a 4 turmas.
É importante também esclarecer que a Câmara Municipal de Alpiarça vai receber também pelos 207 alunos e não pelos 287.
Ao que parece também a proposta da Inforinfantil, foi a mais cara de todas as propostas apresentadas, pelo que é impossível a Câmara Municipal de Alpiarça estar a ganhar dinheiro com estas atividades. É impossível à partida porque as autarquias não têm fins lucrativos e o candidato a candidato parece estar esquecido. Por outro lado, quem paga os custos no decorrer das atividades de enriquecimento curricular lecionadas pela Inforinfantil, como por exemplo eletricidade, água, material de desgaste, limpeza, pessoal auxiliar, transportes escolares, etc? 
Esta não passou de uma forma de fazer populismo que apenas serve para confundir a opinião pública e sem o mínimo de fundamento.
O que parecer ser o objetivo do empresário Francisco Cunha, é de receber por 80 alunos que não frequentam as atividades, logo não são uma despesa que a Câmara Municipal de Alpiarça tenha que ter. É esta a noção de boa gestão do candidato a candidato?
Imaginemos o seguinte exemplo: uma família de Alpiarça com dois filhos a frequentar o 1º ciclo do ensino básico e que frequentavam as atividades de enriquecimento curricular, por questões pessoais/profissionais mudam de concelho de residência durante o ano letivo e logicamente os filhos mudam de escola. Na escola nova os filhos começam a frequentar as atividades de enriquecimento curricular e a câmara municipal do novo concelho de residência vai ter de pagar a frequência dessas duas crianças. Pela lógica do empresário Francisco Cunha, estas duas crianças teriam de ser pagas pela Câmara Municipal de Alpiarça e pela outra câmara municipal do concelho onde os pais foram morar. Fará sentido o Ministério da Educação pagar 4 vezes sobre duas crianças?
É curioso também que o empresário Francisco Cunha para aparecer no jornal O Mirante apresenta-se nas reuniões de câmara como representante da Inforinfantil, mas quando é para tratar de verdadeiros assuntos são outros representantes da empresa que vão à Câmara Municipal de Alpiarça. 
A ida à reunião de câmara e a intervenção realizada nem podemos considerar propaganda política pelo esvaziamento de conteúdo que a mesma tem. 
O empresário Francisco Cunha estará por dentro do funcionamento da sua própria empresa? 
Noticia relacionada:

20 comentários:

Anónimo disse...

já nao bastava o BPN e o BCP a ficarnos com o dinheiro e agora recebem mais do governo do que pagam das AEC's

Eu, como alpiarcense, agradeço esta explicação, embora por motivos profissionais também soubesse que era assim.
Sim, é tudo verdade o que se diz no post. Agora cada um faça o seu juízo.

Anónimo disse...

Para exemplo:
O Tribunal de Oeiras será agora informado desta diligência desfavorável ao autarca, após a qual deverá decidir, nos próximos dias, sobre o cumprimento da prisão do actual presidente da Câmara Municipal de Oeiras.
O presidente da Câmara Municipal de Oeiras foi condenado a dois anos de prisão efectiva, por fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Anónimo disse...

muito bonito. os serviços da autarquia anonimamente dão-se ao desplante de esclarecer aqui no blogue (até ja se esqueceram do blackout que decidiram a este meio de comunicação) mas nãoestão disponiveis para esclarecer as coisas ao municipe.
As eleições que sejam o mais cedo possivel para mostrarmos aquela gentinha que quem manda são os eleitores

Anónimo disse...

agora a Câmara já vem para o Alpiarcense escrever ? Ou é só porque convém?

Anónimo disse...

Desculpem lá 9:33 e 9:50.

Aparentemente quem aqui veio publicar foi alguém ligado ao município e á parte da educação. Mas até pode ser um simples funcionário deste, sem convicção politica que veio esclarecer o modo de funcionamento deste tipo de contratos entre autarquia e empresas privadas ligadas a educação.

o que é importante aqui é a verdade...nada mais que isso.... e parece-me que foi justamente apurada.
Não acham no entanto o comentário relevante e esclarecedor para os leitores deste blog?

Preferiam que não houvesse este esclarecimento e os leitores ficassem com a sensação que era a autarquia que estava a agir mal, quando o que acontece é que está alguém a gerar confusão para aparecer nos jornais????

Atenção que em politica não devia valer tudo...

Anónimo disse...

Texto muito bem escrito pela Camara para justificar porque não quer pagar á empresa e ficar com a massa. é claro que com estes dados todos e justificacoes só Camara é que sabe porque não emitem um comunicado a esplicar à população e até podem por a fotografia a cores do presidente

Anónimo disse...

Com este comunicado a cámara fica muito mal vista por não ter assindado, se acham que teem razão por não assumem e escrevem do site da cámara

Anónimo disse...


Será que agora a Associação de Pais vai fazer o papel deles e defender os pais e alunos destas crianças ou vai continuar a agir no medo de contrariar o Márito e a Isabel Coelho ?

Anónimo disse...

Ó 09:50, se a câmara vem para aqui escrever não é porque convem. É porque é necessário repor a verdade porque há mentirosos que andam por aí a mentir descaradamente.

Anónimo disse...

Boa ideia a do 10:35. O melhor é o presidente fazer um comunicado à população a escarrapachar toda a verdade para o Xico se enfiar num buraco, que é o que devia fazer. Pouca vergonha! Devia era agradecer a câmara o ter contratado. Aqui ao lado já não escolheram a EDUTEC. Porque será?

Anónimo disse...

A Câmara em vez de andar a escrever às escondidas nos blogues como os cachopos, faça o seu dever de informar quem de direito

Anónimo disse...

Mas agora como pais também temos que sustentar os lucros da Câmara à custa dos nossos filhos ? Se receberam dinheiro a mais devolvam-no mas devolvam desde o inicio das AEC e não só porque agora o Cunha reclamou.

Anónimo disse...

Se por aqui não aparecem explicações, era porque deviam aparecer, se aparecem não deviam aparecer, ou então como não agrada, vá de bota a baixo...enfim politiqueiros de meia tijela que vêm um cisco de madeira no olho do vizinho e não vêm o barrote que têm em frente dos seus próprios olhos

Anónimo disse...

Caro Xico:
Parece que está tudo explicado. Eu pelo menos percebi toda a explicação do post tintim por tintim. Se calhar é por isso que contra factos os únicos argumentos que aqui aparecem são para lançar confusão ao bom velho estilo dos pobres de espírito.
Mas já agora também acho que não era nada mal pensado se a câmara fizesse um comunicado à população a explicar porque é que tu não tens razão nenhuma na sua pretensão. Mais para as pessoas que não têm acesso à internet e não souberam a verdade através deste blog.
Ó Xico, queres um conselho? Dedica-te a outra coisa que na política não tens futuro. As pessoas parece ouvirem-te quando falas com elas e até te dão razão, mas nas tuas costas és a anedota nas conversas, como sempre foste quando te gabavas de certas coisas e depois as pessoas comentavam por trás. Arregassem-se, diziam. Pensas que não é verdade? Então pensa bem qual é a reacção das pessoas quando lhes pedes assinaturas. Está tudo muito bem, mas quando chega a essa parte, tá quieto, não é?
Já podemos dizer que és candidato? Já tens as assinaturas todas ou ainda és aspirante a candidato? Elucida as pessoas, está bem? Agradecido!

Anónimo disse...

Este é mesmo o comentário tipo que começa a dizer bem, como se fosse um amigo e depois apunha-la forte e feio! Nao se preocupe que o aspirante a candidato entrega nao 500, mas 1000! Nao viu pela votação os apoiantes que tem?

Anónimo disse...

A única informação assinada que eu vi sobre este assunto é no Mirante desta semana, o Edutec e a Câmara ainda não se pronunciaram sobre este assunto, de certeza que as duas partes devem ter as suas razões, o que me surpreende é determinados acéfalos opinarem com certezas absolutas e sem saberem de nada, como se fossem os donos da verdade absoluta.
E o que é lamentável é aproveitarem este assunto para ofenderem os visados, neste caso o Cunha e a Câmara, é por estas e por outras é que Alpiarça não passa disto, não mudam as mentalidades nem as moscas e tudo fica na mesma. E escrevem, zurram, falam, opinam, e como é de esperar, ninguém responde a um anónimo, só se fossem malucos ou iguais a quem ofende sobre o anonimato é que davam troco. passem bem.

Anónimo disse...

PARABÉNS ao anónimo das 12:32, foi o 1º comentário lúcido e honesto sobre este tema.

Anónimo disse...

Se o Xico Zé é cadidato a presidente da câmara e tinha este assunto para resolver com a câmara e teve de ir a uma reunião porque o vereador não o recebeu, porque foi o cunha com uma procuração à reunião de câmara em nome da Inforinfantil ou Edutec, nem sei se é a mesma coisa ou não, mas parece que sim e não foi antes um dos donos da empresa e foi um empregado? Sim porque ele diz que é empregado da firma e não dono porque donos são os filhos. Os filhos, são adultos não sabem falar? Não podia mandar um outro representante? Para quê este teatro que ele próprio afirma ao JA que não quer fazer aproveitamentos políticos? Mas sabia que o assunto vinha para os jornais, estava lá a jornalista do Mirante. Ele disse aí num sítio que a vereadora Sónia esteve do lado dele e lhe deu razão e que a câmara tem de lhe pagar uns largos milhares de euros. Afinal como é? Como candidato não começa nada mal? Ensinar 207 alunos custam mais do que ensinar 207? E depois sempre as procurações para tudo e mais alguma coisa

Anónimo disse...

Mas so os incrédulos é que ainda julgam que ele pode ter algo em nome dele, esta tudo nos filhos - mais antiga maneira de fugir aos cobradores, coloca-se em nome de um filho, mulher etc, e os credores que se tramem! É um pouco de xico esperto mas é tão ilegal como os negócios do vale e Azevedo
Se o xico Zé o faz, so mostra a agilidade e capacidade que tem em fugir e resolver problemas e como tal um excelente presidente da câmara
So tenho algo a apontar-lhe, se ele nao passa de um mero "empregado" dos filhos então nao se assuma como empresário

Anónimo disse...

Se como dizem se apresentou na reunião de câmara com uma procuração da empresa e é um empregado, afinal é empresário de coisa nenhuma. Para mim o grande handicap do Francisco Cunha não é apenas o facto de ter dívidas às finanças mas sim saber os alpiarcenses desejam para presidir aos destinos da nossa terra?