.

.

.

.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Corte no subsídio obriga desempregados a dizer 'sim' a salários mais baixos

A nova taxa de 6% sobre o valor do subsídio de desemprego vai pressionar os beneficiários a aceitarem salários mais baixos, escreve esta sexta-feira o Diário Económico.
Os desempregados vão ficar cada vez mais pressionados a aceitar salários mais baixos devido à nova taxa de 6% aplicada no subsídio a partir deste mês, escreve hoje o Diário Económico, que explica que este corte, que exclui os casos de majoração atribuída a casais em que os dois membros estão desempregados, vai acumular com a redução de 10% que o valor deste apoio já sofre ao final de seis meses. Recorde-se que o corte de 10% aplica-se a quem pediu subsídio de desemprego depois de Abril de 2012 e começou a ter efeitos práticos em Outubro.
O jornal indica que está em causa o conceito de “emprego conveniente”. Isto porque actualmente os desempregados são obrigados a aceitar ofertas de emprego que, entre outros requisitos, assegurem um salário bruto 10% acima do subsídio, no caso de a oferta ocorrer nos primeiros 12 meses em que o apoio é atribuído. Já se a proposta de emprego surgir mais tarde, o desempregado tem de aceitar um salário bruto igual ao valor do subsídio. E quem recusar injustificadamente “emprego conveniente” tem a sua inscrição no centro de emprego anulada e perde direito ao subsídio.
Contudo, os empregos em causa têm sempre de respeitar os salários mínimos previstos na lei ou em contratação colectiva.
Apesar de a legislação não o especificar, fonte do Instituto da Segurança Social adiantou ao Diário Económico que “o valor da prestação de desemprego a considerar será o valor líquido que o beneficiário recebe no momento da oferta de emprego”.
A mesma fonte frisou que "actualmente, o subsídio de desemprego já tem uma redução de 10% a partir do 181º dia de concessão que acumulará com a taxa de 6% a partir de Janeiro de 2013". Assim sendo, como os cortes são cumulativos, cresce a pressão para aceitar salários mais baixos.
«DE»

Sem comentários: