.

.

.

.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ALPIARÇA: ÁGUAS DO RIBATEJO E MUNICÍPIO DE ALPIARÇA INAUGURAM ETA E RESERVATÓRIOS



No próximo sábado, 2 de Fevereiro, às 10h30, a ÁGUAS DO RIBATEJO e o Município de Alpiarça inauguram as obras do Sistema de Abastecimento de Água concluídas recentemente no concelho. A cerimónia de inauguração irá decorrer a partir das 10h30, na Estação Elevatória da Albufeira dos Patudos, junto às piscinas e é aberta à participação de toda a população e entidades do concelho.

A nova Estação de Tratamento de Água (ETA), que custou cerca de 500 mil euros, vai permitir tratar a água de duas captações, reduzindo os teores excessivos de arsénio e manganês existentes. A ETA foi construída junto da estação elevatória após a conclusão de um conjunto de obras no sistema de abastecimento, no valor de 3 milhões de euros,  que integrou os seguintes equipamentos e infraestruturas:
                ·                     Reservatórios de Alpiarça e de Casalinho.
    • ·         Sistemas elevatórios (condutas elevatórias e grupos elevatórios):
    • ·          Ligação do novo Reservatório de Alpiarça para o Reservatório de Alpiarça - apoiado (existente);
    • ·         Ligação do Reservatório de Alpiarça para o Reservatórios de Casalinho e de Frade de Baixo.
    • ·         Reservatório de regularização da ETA e Estação Elevatória
    • ·         Posto de transformação de energia

Com este sistema integrado com uma origem de água comum, estão reunidas condições para assegurar o abastecimento com uma qualidade de excelência a praticamente  toda a população do concelho com alternativas que asseguram o abastecimento durante 48 horas.
Em simultâneo com as obras na rede de abastecimento decorre uma empreitada de saneamento em Alpiarça, Casalinho, Gouxaria e Frade de Cima no valor de 350.000 euros que esperamos concluir em breve permitindo o encaminhamento das águas residuais para a ETAR de Alpiarça que custou mais de 3 Milhões de Euros e serve também o concelho de Almeirim.
A ÁGUAS DO RIBATEJO já investiu cerca de 5 Milhões de Euros no concelho de Alpiarça (abastecimento e saneamento), onde servimos um universo de 8000 consumidores/utilizadores e onde o investimento percapita é de 625 euros.
Estes investimentos foram financiados pela União Europeia, mas só foram possíveis devido a um enorme esforço financeiro da empresa suportado com as receitas das faturas dos 76000 clientes da ÁGUAS DO RIBATEJO nos sete municípios.
De realçar a forte solidariedade existente entre os autarcas dos sete municípios que aprovaram o plano de investimentos já concretizado no valor de 70 Milhões de Euros.

Sem comentários: