.

.

.

.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Portugal tem o segundo orçamento menos transparente da Europa

O orçamento português está numa das piores posições no que diz respeito a transparência orçamental, de acordo com um estudo mundial realizado em 100 países, noticiam esta quarta-feira o Jornal de Negócios e o Diário de Notícias.
O orçamento de Portugal é o segundo menos transparente da Europa, noticia hoje o Jornal de Negócios, que adianta que pior que o orçamento português só mesmo o italiano, que, juntamente com os orçamentos da Polónia e da Roménia, são os mais opacos da Europa.
Os dados resultam do inquérito ‘Open Budget’ (Orçamento Aberto, na tradução em português), realizado pela International Budget Partnership, que será divulgado hoje.
Apesar de estar dar nas vistas entre os piores entre os países europeus ocidentais, Portugal até subiu quatro posições, no ano passado, para o 21º lugar, tendo também melhorado ligeiramente a pontuação, de 58 para 62, no Índice de Transparência Orçamental, que tem uma escala de 1 a 100.
De acordo com o inquérito realizado por esta organização não governamental em 100 países, a Nova Zelândia é o estado avaliado com melhor pontuação, de 92, enquanto Birmânia, Guiné Equatorial e Qatar surgem no fundo da tabela com uma pontuação de zero.

Sem comentários: