.

.

.

.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Alpiarça é uma "Paixão"

Turismo
carácter e autenticidade - uma oferta variada e de qualidade

Alpiarça é um concelho ribatejano que ocupa um território marcado pela remota presença humana desde o PaleolíticoInferior.

Terra profundamente ligada ao trabalho dos campos e à produção agrícola de qualidade – vinhos, melão, melancia, tomate, milho, etc. –, Alpiarça tem vindo a diversificar as suas actividades económicas, com destaque para uma oferta turística, cultural e de lazer que se assume como importante factor de atractividade.
Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça é o ex-libris do concelho. Antiga residência do dirigente político republicano José Relvas (que legou todo o seu património ao município), encerra um dos mais importantes e valiosos conjuntos de colecções de pintura, escultura, porcelanas e tapeçarias do país.
A zona envolvente à Barragem dos Patudos congrega uma série de locais de interesse turístico. Aí se situam as estações arqueológicas, o Parque de Campismo, a Reserva Natural do Cavalo do Sorraia, o Paul da Gouxa, as Piscinas municipais e diversos equipamentos desportivos e de lazer. O plano de água da albufeira é um local ideal para a pesca e palco de regulares provas de triatlo e canoagem.
A praia e a aldeia avieira do Patacão constituem um privilegiado ponto de contacto com o rio Tejo, num local que conjuga a memória histórica com um aprazível ambiente, onde a água, a areia e a frescura dos salgueiros permitem uma tranquila proximidade com a natureza.

A mostra e comercialização dos produtos tradicionais e da cultura popular, de braço dado com a diversão, estão anualmente presentes na Alpiagra e no Festival do Melão.

É esta combinação de natureza, cultura, desporto, gastronomia e vinhos de qualidade – reforçada pela autenticidade das suas gentes – que tornará memorável uma visita a Alpiarça.
Fonte:
«CMA»

1 comentário:

Anónimo disse...

Vim a este jornal online para verificar a hora do PicNic na Gouxa, quando me deparo com uma triste cena criada aqui pelos bloggers.

Eu não pertenço a nenhum partido politico, nem faço intenções de o fazer, mas esta triste situação reportada neste jornal, com ataques á associação que ajuda os amigos do Miguel Pardal, que são segundo consta os organizadores do dito picnic, e são jovens na casa dos 25-30 Anos que tentam a cada ano homenagear um amigo... para quem não sabe quem eles são, vou citar:

- Teresa Neves
- Vasco Santos
- Diogo Grande (não sei o sobrenome)
- Joana Damiao

Este miudos já homens e mulheres parecem-me pessoas integras, distantes de politicas e ideologias politicas e que o que apenas querem é fazer pela sua terra aquilo que os seus demais semelhantes não conseguem fazer... DAR VIDA A ALPIARÇA...

Estas fotos que podemos ver no artigo "Alpiarça é uma "Paixão"" demonstram que apenas nos falta DAR VIDA aos locais, pois os mesmos EXISTEM e estão apenas SUBAPROVEITADOS...

Cumprimentos

(Caro Sr.Centeio faça o favor de publicar isto, pois os miudos merecem ser defendidos)