.

.

.

.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O "Águias" o grande vencedor

Bruno Pais, do Benfica e Luísa Condeço, do Alpiarça foram os grandes vencedores da 1.ª etapa da Taça de Portugal PORterra, intergada no Duatlo do Jamor Sport Life, que juntou mais de um milhar de atletas, num evento que contou com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.
Na competição masculina, o benfiquista Bruno Pais chegou-se à frente a partir do terceiro quilómetro de corrida para não mais perder a liderança da prova. Já na competição feminina o público assistiu a uma luta emocionante pela vitória, disputada entre as atletas Luísa Condeço e Patrícia Serafim, do Garmin Olímpico dColectivamente, o Garmin Olímpico de Oeiras em masculinos e os "Águias" de Alpiarça foram os vencedores assumindo a liderança da Taça de Portugal PORterra. No sector masculino, a fase inicial do segmento de corrida foi algo táctica. Os principais favoritos controlaram-se e mantiveram-se em grupo. À passagem pelo terceiro quilómetro o fundanense Hugo Alves acelerou e apenas se manteve com ele, Bruno Pais.
O duo destacou-se e chegou à transição com cerca de 15 segundos de vantagem sobre André Costa (Praças Armada), Hugo Ventura (Clube dos Galitos) e João Serrano (Garmin Olímpico de Oeiras). Por seu turno, Marco Sousa (Externato Cooperativo da Benedita) perdia cerca de 40 segundos para os líderes no final do primeiro segmento.
No segmento de BTT Bruno Pais isolou-se em definitivo e apenas o "betetista" Marco Sousa parecia andar ao nível do triatleta do Benfica. Sousa foi recuperando terreno para a frente aproximando-se de Hugo Alves e Hugo Ventura que fizeram parte do percurso juntos. Já no final dos 17 km de BTT totalmente desenhados nas matas do Jamor, Alves sofreu um furo ficou arredado da luta por um lugar do pódio.
Na fase final do segmento, Bruno Pais aumentou a vantagem para a concorrência, com o melhor registo no parcial do ciclismo e chegou à segunda transição com cerca de 50 segundos de vantagem sobre Hugo Ventura e Marcou Sousa. Estes dois discutiram o segundo lugar entre si, com o atleta dos Galitos a levar a melhor.
A luta colectiva, que resulta da soma dos tempos dos três primeiros atletas de cada equipa, foi igualmente muito animada, tendo o Garmin Olímpico de Oeiras triunfado, com apenas 25 segundos de vantagem sobre o Externato Cooperativo da Benedita. Na terceira posição ficou o Clube de Galitos.
No sector feminino, assistiu-se a uma prova extremamente renhida. Na primeira corrida todas as grandes candidatas ao triunfo se mantiveram muito próximas. À entrada para a primeira transição Cristiana Valente (Clube dos Galitos) surgia na frente com cerca de 10 segundos de vantagem sobre a vencedora 2011 da prova, Patrícia Serafim (Garmin Olímpico de Oeiras) e Luísa Condeço (CD "Águias" de Alpiarça).
No segmento de BTT rapidamente Patrícia Serafim se chegou à frente e procurou deixar para trás Luísa Condeço que insistia em se manter perto da atleta do Olímpico de Oeiras. Nesta fase da prova também Irina Coelho dava boa conta de si chegando mesmo a ultrapassar Cristiana Valente e a colocar-se na terceira posição.
A decisão da prova ficou adiada para os últimos 2.500 metros de corrida. Nesse segmento, Luísa Condeço conseguiu finalmente destacar-se da resistente Patrícia Serafim e vencer a sua primeira prova em termos absolutos. Na segunda posição, a apenas 33 segundos, ficava a atleta do Garmin Olímpico de Oeiras. Na terceira posição terminava Cristiana Valente, registando o melhor parcial de corrida final.
O triunfo colectivo foi para o Águias de Alpiarça. Na segunda posição classificou-se e equipa da Linha, o Garmin Olímpico de Oeiras enquanto o Louletano ocupou o terceiro lugar.
Escalões jovens e prova aberta
A anteceder a competição principal, no primeiro dia do evento, coube aos atletas dos escalões jovens de Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis, disputarem uma animada etapa do Circuito Regional Centro, enquanto os mais velhos tiveram a oportunidade de participar na Prova Aberta.
Classificações escalões jovens:
Benjamins femininos
1. Beatriz Isabel Calixto (Núcleo Sportinguista da Golegã)
2. Ana Sofia Costa (Individual)
3. Carolina Campos (Núcleo Sportinguista da Golegã)
Benjamins masculinos
1. João Pedro Martins (Triatlo "os Belenenses")
2. Isaac Monteiro (Clube Triatlo Almada)
3. João Fragoso (Núcleo Sportinguista da Golegã)
Infantis femininos
1. Margarida Martins Lopes (GDR Manique de Cima)
2. Maria Inês Henriques (Clube Triatlo Almada)
3. Marta Fragoso (Núcleo Sportinguista da Golegã)
Infantis masculinos
1. Diogo Valente (Clube Oriental de Lisboa)
2. Julian Espinoza (Clube Natação de Torres Novas)
3. Tiago Henriques (Associação Naval Amorense)
Iniciados femininos
1. Joana Ogura (Garmin Olímpico Oeiras)
2. Ana Cláudia Ferreira (C.D. "Os Águias" de Alpiarça)
3. Joana Sofia Teixeira (Triatlo "os Belenenses")
Iniciados masculinos
1. Vasco Vilaça (Triatlo "os Belenenses")
2. Tiago Fonseca (Clube Triatlo Almada)
3. Guilherme Pires (CT Fundão)
Juvenis femininos
1. Mafalda Costa (Triatlo "os Belenenses")
2. Ana Alcaçarenho (Núcleo Sportinguista da Golegã)
3. Sara Ganchas (Triatlo "os Belenenses")
Juvenis masculinos
1. Miguel Cassiano (C.D. "Os Águias" de Alpiarça)
2. Rodrigo Ladeira (Clube 4 Estilos)
3. Daniel Viegas (Individual)
Classificação das equipas – top 5
1. Núcleo Sportinguista da Golegã
2. Clube de Triatlo de Almada
3. Associação Naval Amorense
4. Garmin Olímpico de Oeiras
5. ETri G.D. Santo António Évora
Classificações da Prova Aberta:
1. Ana Casteleiro (Sporting CP)
2. Christine Zeidel (Individual)
3. Georgeta Montiano (Ext. Cooperativo da Benedita)
1. Tiago Pires (Individual)
2. André Dias (Sporting CP)
3. Manuel Roque (Sporting CP)
O Sporting Clube de Portugal foi o vencedor masculino por equipas.e Oeiras.

Sem comentários: