Diz o artigo 64.º da Constituição Portuguesa, no nosso país “todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover”.
O Serviço Nacional de Saúde é uma importante conquista que o povo português conseguiu com a Revolução de 25 de Abril de 1974.
Um relatório datado de 2000, da Organização Mundial de Saúde, classificou o sistema de saúde portuguesa em 12.º lugar a nível mundial, entre 191 países.
Mas hoje o Serviço Nacional de Saúde já não cumpre a sua obrigação e fins, piorando agora com todas as alterações que o governo PSD/CDS, nomeadamente no pagamento e aumento das taxas moderadoras, esquecendo-se o mesmo governo da falta de médicos e da assistência médica onde um utente para marcar uma consulta tem que se deslocar de madrugada para obter uma consulta.
Exigências e deficiências estas que indirectamente acabam por beneficiar as grandes empresas privadas como se o mais pacato cidadão tenha disponibilidade de pagar uma consulta num médico ou num hospital privado.
Os cidadãos que trabalham e pagam os seus impostos em Portugal, não podem aceitar que os seus cuidados de saúde sejam tratados como se fossem uma mercadoria como outra qualquer, ou que voltem a ser um privilégio para as camadas privilegiadas da população.
Por causa desta e doutras situações lamentáveis é que no próximo dia 27 de Janeiro, pelas 15 horas, a Comissão de Utentes de Alpiarça vai reunir com a população.
Não falte para que a Comissão de Utentes tenha mais força e possa defender os direitos dos utentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário