Padre Vitor Melicias |
Padre Melícias com pensão de 7450 Euros
O padre Vítor Melícias, ex-alto comissário para Timor-Leste e ex-presidente do Montepio Geral, declarou ao Tribunal Constitucional, como membro do Conselho Económico e Social (CES), um rendimento anual de pensões de 104 301 euros. Em 14 meses, o sacerdote, que prestou um voto de obediência à Ordem dos Franciscanos, tem uma pensão mensal de 7450 euros. O valor desta aposentação resulta, segundo disse ao CM Vítor Melícias, da "remuneração acima da média" auferida em vários cargos.
Vítor Melícias entregou a declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional em 2 de Fevereiro de 2009, mais de um ano após a instituição presidida por Rui Moura Ramos ter clarificado a interpretação da lei que controla a riqueza dos titulares de cargos políticos. A 15 de Janeiro de 2008, o Tribunal Constitucional deixou claro que, ao abrigo da lei 25/95, 'de entre os membros que compõem o CES, se encontram vinculados ao referido dever [de entrega da declaração de rendimentos] aqueles que integrem o Conselho Coordenador e a Comissão Permanente de Concertação Social, bem como o secretário-geral'.
Melícias frisa que exerceu funções com 'remuneração acima da média, que corresponde a uma responsabilidade acima de director-geral', no Montepio Geral, na Misericórdia de Lisboa, no Serviço Nacional de Bombeiros e noutros organismos.
PERFIL
Vítor José Melícias nasceu em 25 de Julho de 1938 no Ramalhal, Torres Vedras. Exerceu funções em inúmeras entidades, muitas vezes de forma voluntária e gratuita. Tem uma forte ligação à União das Misericórdias.
Cada leitor e crente que faça a sua análise
2 comentários:
Afinal não só os políticos, banqueiros e gestores que vivem à custa do orçamento com reformas de príncipes.
Boa altura para o camarada socialista Vítor Melícias dividir pelos pobres aquilo que ganha demais porque como “franciscano” deve-se desfazer das riquezas para a retribuir pelos mais necessitados.
Assim lhe ensinou e ensina a igreja
Segundo informou num programa televisivo em directo o padre Milicias pertence à ordem dos Franciscanos e faz uma vida de pobre. Retira dessa pensão o absolutamente necessário para as suas despesas essenciais, o que sobra entra para os cofres da Ordem. Vive e como num Convento da Ordem e não posui bens materiais. Cinheço algumas Freiras assim. Auferem vencimentos de professoras e de directoras. Vestem de formas modesta, deslocam-se em viaturas modestas ou em transortes públicos e entrgam-se a Ordens que um dia cuidarão delas na velhice.
Acredito no Padre Milícias e que ele extrai dessa pensão apenas o que achas que lhe chega para viver.
Enviar um comentário