.

.

.

.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Gasolina e gasóleo aumentam para máximos históricos

Um litro de gasolina já custa mais de 1,60 euros em Portugal. É o preço mais caro de sempre.
A Galp aumentou o preço do litro da gasolina em 2 cêntimos, enquanto o preço do gasóleo subiu 1,1 cêntimos, avançou fonte da empresa ao Económico. Nos postos da petrolífera nacional um litro de gasolina custa agora 1,619 euros, enquanto o gasóleo vale 1,445 euros o litro.
O mesmo sucedeu na Cepsa onde o preço da gasolina e do gasóleo sofreu um acréscimo de 1 cêntimo, valendo agora 1,608 e 1,449 euros, respectivamente.
Nos postos da Repsol e da BP os preços não sofreram alterações, mas devem encarecer na próxima madrugada.
Contas feitas e em 2011 o preço da gasolina em Portugal já subiu 14 cêntimos enquanto o gasóleo ficou 17 cêntimos mais caro. São os preços mais elevados de sempre para ambos os combustíveis.
Os sucessivos aumentos nos preços da gasolina e do gasóleo reflectem a valorização da matéria-prima nos mercados internacionais, que está a ser pressionada pela instabilidade política no Médio Oriente e no Norte de África e, mais recentemente, pela crise no Japão, justificam fontes do sector.
Esta segunda-feira, o crude, negociado em Nova Iorque, já era transaccionado a 112 dólares por barril, enquanto o barril de 'brent' negociado em Londres, e que serve de referência para as importações nacionais, custava 125 dólares, o valor mais elevado em quase três anos.
Parlamento pede revisão dos impostos sobre combustíveis
O Parlamento recomenda a adopção de "medidas urgentes" no sector dos combustíveis e sugere a revisão da política fiscal.
A recomendação foi hoje publicada em Diário da República e sugere que o Governo "promova uma avaliação, por uma entidade independente, sobre a formação dos preços dos combustíveis em Portugal que permita retirar conclusões concretas sobre se existe ou não um clima verdadeiramente concorrencial no sector".
O diploma recomenda ainda que o Executivo "se disponha a rever toda a política fiscal que incide sobre o preço dos combustíveis em Portugal" e que "estude a possibilidade de traduzir o recente aumento da receita fiscal proveniente da subida do preço dos combustíveis em medidas de apoio de carácter fiscal aos consumidores".
«SE»

Sem comentários: