.

.

.

.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

'TODOS POR ALPIARÇA': "uma imagem vale por mil palavras !"

Não desvalorizando o impacto da primeira foto que representa a união do grupo em torno de um projeto que estamos a ver crescer, por diversas vezes parei a contemplar esta foto e não será apenas a minha sede por uma talhada de melancia que me fixa o olhar. A simplicidade do gesto ou da expressão natural da criança no momento mais delicioso do dia prende a atenção. Este poderá ser um novo símbolo-imagem para o concelho que ajudará a comunicar a experiência de viver, trabalhar e sonhar em Alpiarça …. 
Atendendo à velha máxima "uma imagem vale por mil palavras !".... esta imagem personifica perfeitamente uma das muitas sensações que Alpiarça pode oferecer a si própria e ao mundo, assim queira a população mudar o rumo da sua actual governação !
Por: Paulo Sardinheiro

13 comentários:

Anónimo disse...

Esta estratégia de apresentação de um programa eleitoral faz-me lembrar a venda de sabonetes. Cria-se um slogan mas não se revela logo o produto para despertar a curiosidade do público e finalmente com todas as trombetas eis o miraculosa banha da cobra que além de ser mais suave faz verdadeiros milagres. O mundo está espantado com tanta qualidade.
O que é estranho é que ainda ninguém tenha vindo referir uma medida concreta que ajude Alpiarça.
Tudo slogans, imagens, banalidades, e cópias de outros produtos. Afinal um sabonete é um sabonete por mais bem embrulhado que esteja.

Anónimo disse...

Muito bem Paulo, estamos uns anos mais á frente. Viva o TPA

Anónimo disse...

O problema é que alguns nem têm sabonetes para vender.
Prometeram que vendiam sabonetes, receberam adiantado (votos) e não entregaram a mercadoria (não cumpriram o programa eleitoral).
Se formos todos a pensar que todos os programas eleitorais apresentados não são para cumprir minimamente, então não vale a pena nenhuma das candidaturas o fazer.
Há ainda quem prometa vender sabonetes e venda pensos higiénicos.
Ou seja, fazem um programa eleitoral, não o cumprem e em sua substituição e com objectivos eleitoralistas fazem o que não prometem nem foram mandatados pela população para o fazer.
Isso é que devia preocupar alguns, e algumas candidaturas.
Um P.E. é um compromisso e um acordo entre uma candidatura e os eleitores, que pode ser visto como um contrato.
Quando não se cumpre o que se promete, houve uma falha no contrato.
Não se pode substituir o objecto inicial do contrato por outro produto que unilateralmente nos dá mais jeito "vender".

Anónimo disse...

Lembram-se da historia da "Pisa da Lã" em que os Alpiarcenses foram para norte ao engano, pagaram para ir e voltaram de mãos a abanar? Pois é o que o Francisco Cunha e a Gabriela me fazem lembrar.

Anónimo disse...

"O que é estranho é que ainda ninguém tenha vindo referir uma medida concreta que ajude Alpiarça", haja paciencia para tanta ignorância.
ó amigo, agarre no seu sabonete e lave essa boquinha suja. É por haver pessoas como você que Alpiarça não anda para a frente. Você agarra-se a tudo para dizer mal, como quem apanha beatas do chão, e tenta desvalorizar bom trabalho dos outros . Teve concerteza uma infancia dificil, lamento, mas tenho de o informar que a única forma de descredibilizar o trabalho do TPA é fazendo melhor.... boa sorte e mande sempre

Anónimo disse...

Eu adoro esta foto, e concordo com o Sr. Sardinheiro que esta pode muito bem vir a ser uma imagem de marca para Alpiarça. Tem duas coisas maravilhosas, o fruto mais apetecível do verão, que é nosso, e o olhar enternecedor de uma criança ( que representa o futuro e a esperança ) a comer a nossa fruta. Gosto de ideias inteligentes e de pessoas mais ainda.

Anónimo disse...

Sr. Administrador:
No meu entender é muito mais interessante o vídeo do discurso do presidente no largo dos águias (um alpiarcense a falar para alpiarcenses, que parece-me que ainda não foi aqui colocado) do que fotos e imagens de cachopos a comer melancia, que não tem nada a ver connosco. A não ser que a imagem do loirinho nórdico tenha sido captada no parque do carril, a uma família de hipies que passou por lá.

Anónimo disse...

Estive a ver o programa do Xico Cunha e do PSD. Bem, do Xico salvo seja. Acho que é mais do Paulo Cunha e do Sardinheiro. Esses é que são as mentes iluminadas da estratégia e da comunicação desta candidatura. O Xico é mais cartas, futebol e gajas, o que também não está mal.
Essa de que uma imagem vale mais do que mil palavras é o elogio dos discursos vazios, próprio de quem não tem nada para dizer.
Tudo bem que as imagens são bonitas, mas não representam o povo de Alpiarça. Só quem não conhece a terra e o seu povo é que pensa em ir à internet buscar imagens que não traduzem o pulsar deste povo. Executivos à volta de uma mesa de reuniões, idosos bem conservados com aparência de quem nunca fez nada na vida, paisagens urbanas que não nos dizem nada, grandes superficies comerciais e industrias, imagens que primam pela beleza e carregadas de simbologia, mas que não se aplicam em nada à realidade de Alpiarça. De que vale esta aposta na imagem, se o conteudo do programa nada acrescenta ao que todos tem apresentado ao longo dos anos de poder autárquico, algumas medidas inclusivamente já postas em prática por outros? Qual é a grande novidade deste programa que me está a escapar? É um programa banalíssimo, como qualquer outro. Que grandes coisas é que se podem uns e outros propor fazer no contexto actual? Cá para mim, desde que não "enterrem" ou usem a autarquia para fins pessoais está muito bem. Depois o que se conseguir ir fazendo é sempre bom, mas não podemos exigir o céu.
Posto isto, acabo dizendo que o TPA / PSD antecipou-nos o céu nas últimas semanas (que estaria espelhado no seu programa) e afinal o documento ... tem imagens bonitas tiradas da internet. Ah, e existe em formato digital. Tudo coisas importantissimas para o alpiarcense típico.

Anónimo disse...

tpa belo programa mas é so promessas e mais nada .está tudo muito bonito mas e fazer ?força cdu grande presidente realiste e sincero .nao podemos entregar alpiarça as pessoas que tem na mania que sao donos de alpiarça

Anónimo disse...

Só pela tristeza dos comentários se vê a mudança de mentalidades que esta terra precisa.
Para alguns, devia ficar bem as fotos da "ti Maria", com uma bigodaça tipo GNR dos anos 40, e o "ti Manel" com uma barriga de cerveja de gravidez de 7 meses.
Talvez umas imagens da lixeiras que existem por todo o concelho, ou da degradação dos vários espaços públicos fossem as imagens que apelavam ao sentimento de algum.
Também poderia ser uma boa estratégia de comunicação, mas com um conveniente "X" a traçar a foto e com a legenda que o TPA não quer dessas coisas em Alpiarça.
O desejo é um concelho moderno, com pessoas jovens e instruídas.
Percebe-se que haja quem não queira.
Jovens instruídos não precisam de "grandes educadores" e sabem distinguir o que querem.
Há quem prefira manter o concelho tal como está. Os jovens partem à procura de emprego noutras paragens, constituem vidas por lá, e deixam de votar no concelho dos seus pais e avós.
Não se pode dizer que seja uma má estratégia para quem quer que tudo continue na mesma.

Anónimo disse...

Ao 19:11:
Ou seja, o que você acha dos alpiarcenses é que as mulheres têm bigodaças e os homens barriga de cerveja.
Está a ver a distância que o separa a si e aos seus TPAs dos alpiarcenses? Não sei o que é que cá continua a fazer se acha que isto é um terceiro mundo que nem imagens apelativas pode gerar para o programa, que tem que ir buscar outros cenários e outras gentes para as fotografias.
É até ofensivo e, na defesa que faz, ao dizer que os alpiarcenses são feios e feias para as fotografias, ainda se enterra mais.
Não, você(s) não gosta(m) de nós e da nossa terra. Estão nisto por outras razões ...

Liliana disse...

"(...) "Ti Maria", com bigodaça (...), e o "Ti Manel" com barriga de cerveja de gravidez de 7 meses."

Ao ponto que se chega, meu deus! Você tem noçao que acabou de denegrir a imagem de pessoas que trabalharam muito por esta terra à 40 anos atrás?? Tenha respeito por todas as " Ti Marias" e todos os "Ti Manéis", porque eles merecem.. Foram todos (e alguns ainda são) pessoas honestas, trabalhadoras.

Anónimo disse...

Lilina (21:03) não se deixe levar pelo tipo de argumentos tipicos dos camaradas mais sectarios para tecer argumentos contra o TPA. Utilize os seus, que provêm de outra vivência, e são muito mais bem vindos à discussão.

Os meus avós eram gente do campo, e não tinham bigode ou barriga de cerveja. O autor, que não sou eu, quis utilizar uma figura de estilo para contrapor tanto disparate que atrás é referido contra o programa TPA.

Este seu comentário deixou-me surpreso...

Nós, jovens e jovens adultos, temos a obrigação de perceber que cada pessoa tem a sua forma de ver as coisas e a sua formatação de pensamento, argumentação e visão das coisas está inequivocamente ligada à sua historia de vida. Por isso devemos fazer o nosso próprio filtro antes de opinarmos, para no minimo enquadrar a reação.

Outra coisa que não entendo é a necessidade de se estar constantemente a sublinhar a honestidade das pessoas, quando ninguém as acusa da sua falta. Eu parto do princípio que todas as pessoas são honestas e competentes até prova em contrário. E se há provas de desonestidade, há que apresenta-las. Se não há, devo acreditar em tudo o que ouço?

Vamos elevar o nível deste tipo de debates, porque acho que anda aqui muita "ratazana" mal encarada que faz questão de destruir o bom que cada um quer fazer pela terra ;-)