.

.

.

.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

DEPOIMENTO DE MÁRIO SANTIAGO, CANDIDATO A PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL PELO MOVIMENTO 'TODOS POR ALPIARÇA'

Dando continuidade à publicação dos depoimentos dos principais candidatos às eleições autárquicas que se vão realizar no dia 29 de Setembro publicamos de seguida o depoimento de Mário Santiago (foto) candidato a presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça pelo movimento independente: 'Todos Por Alpiarça" 

"Tenho o maior prazer em responder à questão que o JA me apresentou  no âmbito da minha condição de cabeça-de-lista à Assembleia Municipal de Alpiarça pelo movimento “TODOS POR ALPIARÇA”. 

 “Se for eleito presidente da AM que pensa fazer ou alterar?” 

A questão em si não pode dissociar-se da minha atual condição de Presidente da Assembleia Municipal no mandato que decorre (2009-2013), embora como saiba tenha suspendido recentemente o meu mandato por motivos puramente éticos, por ser ainda eleito pela CDU e ir concorrer nestas eleições autárquicas através de um projeto alternativo, pelo movimento ‘TODOS POR ALPIARÇA’. 

 Enquanto eleito Presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça desde 2009, assumi um conjunto de objetivos, uns mais pessoais principalmente relacionados com a postura e âmbito de intervenção que delineei, e outros mais integrados no projeto coletivo e fundamentalmente direcionados a alterações ao nível do funcionamento deste órgão autárquico que tem duas atribuições fundamentais: a de deliberar e a de fiscalizar a ação do executivo camarário. 

No início do mandato que agora termina, destaco os dois objetivos que se definiram:

 a. Alteração do Regimento de forma a permitir que o público pudesse intervir nas sessões sem as severas limitações estabelecidas nos anteriores mandatos autárquicos.

 b. Descentralização logística das sessões, libertando este órgão autárquico da conveniência e aparente conforto do auditório dos paços do concelho. 

Em relação ao primeiro objetivo, o mesmo foi imediatamente atingido através da revisão do regimento da Assembleia Municipal, tendo essa revisão permitido que o público que tem vindo a presenciar às sessões, possa intervir logo no momento em que as sessões são iniciadas com as questões e/ou comentários sobre a atividade da autarquia ou assuntos do interesse sobre o concelho. Foi uma vitória da democracia local e a restauração da liberdade de expressão e que tem enriquecido imenso as sessões da Assembleia Municipal com a regular participação do público no período a ele reservado. É deveras visível a diferença de participação do público neste mandato face ao mandato anterior devido a isso mesmo. Em relação ao segundo objetivo, realizámos uma sessão no Frade de Cima (com a gentil cedência do espaço pela coletividade local) e só não realizámos sessões no Casalinho e Frade de Baixo por suposta falta de condições logísticas para que tal viesse a acontecer, e porque nos últimos meses as relações entre o Executivo da Câmara Municipal e a Assembleia Municipal também não têm, infelizmente, permitido uma estreita colaboração no sentido de encontrarmos em conjunto as devidas alternativas ou soluções. 

 Neste novo projeto do movimento “TODOS POR ALPIARÇA”, temos vários objetivos acerca do funcionamento da Assembleia Municipal, sendo que muitos deles nem necessitaram de estar descritos no nosso Programa Eleitoral porque são meros procedimentos de fácil e racional implementação com vista à maximização da qualidade do serviço público prestado pela assembleia municipal.

Sem enumerar todos, destaco os seguintes objetivos a cumprir durante o próximo mandato: 

a. Criar condições para que a descentralização física das sessões seja uma realidade, com sessões que se realizem não exclusivamente no Auditório dos Paços do Concelho, mas que possam alternadamente e casuisticamente serem realizadas nos diferentes lugares do concelho, criando condições para que todos os alpiarcenses, sejam eles residentes em Alpiarça, Frade de Cima, Frade de Baixo, Casalinho ou Gouxaria possam mais facilmente participar naquilo que eu considero a verdadeira ‘Casa do Povo’, que é a Assembleia Municipal. Tem que ser a Assembleia Municipal a ir ao encontro da população e não passivamente ficarmos à espera dos munícipes.

 b. Implementar a transmissão das sessões da assembleia municipal em “live streaming” (transmissão vídeo/áudio em direto através da internet) que permita que todos os interessados possam assistir às sessões da Assembleia Municipal, mesmo que não se encontrem fisicamente no local, bastando para isso terem um computador e uma ligação à internet. É um trabalho que se iniciou neste mandato e que se encontra num estado preparatório já avançado e que pretendo deixá-lo em condições para que depois a implementação ocorra num prazo relativamente célere, e independentemente de quem venha a ser o próximo Presidente da Assembleia Municipal.

 c. Criar dignas condições de trabalho para todos os eleitos na Assembleia Municipal. Não é admissível que o auditório não disponha de mesas de trabalho e de apoio para os deputados municipais estando estes limitados a uma simples cadeira onde nem sequer podem depositar e manusear os documentos e instrumentos de trabalho, enquanto que o Presidente de Câmara e Vereadores dispõem de todas as condições de trabalho. É uma situação de desigualdade de condições que prejudica gravemente o decorrer dos trabalhos e que não se compreende porque nestes 4 anos de mandato, este Executivo não conseguiu (ou não quis) dotar aquele espaço de umas simples mesas de trabalho que no final da sessão se poderiam facilmente remover, devolvendo logo após as sessões a configuração original do auditório. Uma Assembleia Municipal ter quem ter um espaço de funcionamento digno que esteja preparado para os eleitos trabalharem e não um espaço preparado para palestras que mais parece uma sala de aula onde o posicionamento dos Deputados Municipais se confunde com alunos que são obrigados a assistir a uma aula ministrada pelo Presidente da Câmara. É algo que pretendo corrigir imediatamente. 

d. Disponibilizar transporte gratuito aos munícipes que queiram assistir presencialmente às sessões e que não o possam fazer devido a limitações de mobilidade, (por exemplo, disponibilizando reservas de lugares num autocarro que a horas pré-estabelecidas passaria por vários pontos do concelho para transportar essas pessoas, com serviço de retorno garantido aos pontos de origem.

 e. Não condicionar a posição e opinião individual dos eleitos do TODOS POR ALPIARÇA. É ponto de honra que todos os eleitos na assembleia municipal do ‘TODOS POR ALPIARÇA’ tenham voz e opinião. Ninguém será excluído, recriminado, pressionado, por assumir posições diferentes. Bem pelo contrário, promoverei a discussão e pluralidade de opiniões. A própria lista para a assembleia municipal do ‘TODOS POR ALPIARÇA’ é composta por pessoas de vários quadrantes, experiências de vida e pontos de vista para que a discussão democrática saia enriquecida por isso mesmo e que os únicos beneficiados sejam os alpiarcenses. Tive experiências neste mandato que não quero ver repetidas no próximo, onde Deputados Municipais foram condicionados e pressionados a tomarem posições em votações que não eram as que individualmente defendiam, vindo essas pressões do exterior do nosso grupo de trabalho. Em democracia, isso não é admissível. Todos temos uma opinião, e válida ou inválida deve ser ouvida e discutida. 

Temos ainda outros objetivos que gostaríamos de implementar, e independentemente de obtermos a vitória nestas eleições, é certo que tudo faremos para que as nossas ideias (as acima referidas e outras) possam na mesma serem implementadas, através de propostas a apresentar na assembleia municipal.

 E o mais importante de tudo, se eu for eleito Presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça, garanto (compromisso de honra) que a minha postura perante as forças políticas e perante a população de Alpiarça continuará a ser aquela que sempre foi até agora. Se tiver que me opor a posições políticas dos eleitos, independentemente de serem do PS, CDU, ou do movimento ‘TODOS POR ALPIARÇA’, fá-lo-ei com a mesma certeza e determinação que o fiz até agora. Ao contrário de alguns políticos locais que cultivam a obediência cega a diretivas internas dos partidos onde militam (situação tantas vezes assistida neste último mandato e que criou a desintegração das suas estruturas), deverei a minha condição de eleito unicamente à população, independentemente desta ter ou não votado em mim. Já o fiz em matérias como o IMI, na questão das homenagens do 25 de Abril, na acumulação de funções de eleitos, mesmo sentindo que estava a ser injustamente incompreendido por alguns dos meus pares. Essa é postura que se manterá inalterada e foi umas das poucas condições que coloquei antes de aceitar este novo desafio do ‘TODOS POR ALPIARÇA’

Termino, agradecendo a oportunidade que o JORNAL ALPIARCENSE me proporcionou em utilizar o seu espaço. 
Muito obrigado, Mário Santiago"

21 comentários:

JA disse...

OS COMENTÁRIOS REFERENTES A ESTA NOTÍCIA DEVEM SER ASSINADOS PELO AUTOR OU ESTE ESTAR IDENTIFICADO PERANTE A ADMINISTRAÇÃO DO JORNAL

Filipa disse...

Muito bem, e tudo isto sem ofender ninguém.

Assim gosto que façam politica

Filipa

Anónimo disse...

Tal como em 2009 continuarei a votar no Mário Santiago. Depois deste testemunho fiquei ainda com mais certezas de que é essa a decisão correcta.

Anónimo disse...

Por esta postura vertical, sem carneirismo cinzento, continuarei a Votar Mário Santiago

Anónimo disse...

Digam o que disserem, gosto do puto. Tenho pena que não esteja nas listas do meu partido, mas nada me obriga a votar no mesmo partido para todos os orgãos.

Anónimo disse...

Ora aqui está um candidato com eles no sitio. O meu voto já está decidido.;)

Anónimo disse...

Determinação coragem e autoconfiança são factores decisivos para o sucesso. Se estamos possuídos por uma inabalável determinação conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstancias,devemos ser sempre humildes,recatados e despidos de orgulho.
Por tudo isso voto no Santiago.

Anónimo disse...

Como neste post só é permitido dizer bem, direi o que realmente penso deste candidato noutra altura. Mas espero que pelo menos este desabafo passe a censura. É que como eu há muitos e muitas que tem mais a dizer que não seja só um desfolhar de auto elogios.

Anónimo disse...

Nos últimos quatro anos de mandato o Presidente Mário Santiago tem vindo a provar que não está para contrariar as suas opiniões e formas de pensamento só porque deveria respeitar a opinião de um alguém do partido pelo qual deu a cara. Em primeiro lugar sempre estiveram os Alpiarcenses e é assim que devemos encarar o futuro, com os nossos ideais e deixando de parte os partidarismos que somente levam à concretização de tomadas de poder por parte de pessoas que incognitamente se escondem por de trás da seriedade de um partido. Simplesmente porque não quero voltar a ver estas duas pessoas (Celestino Brasileiro e João Osório) e outros como eles a tomarem um poder que não respeitam, eu não votarei CDU nem para a Junta de Freguesia nem para a Assembleia Municipal. O meu vota irá continuar a pertencer a Mário Santiago para a Assembleia Municipal, alguém que não tem medo de arriscar, que dá a cara pelo que faz, que se faz ouvir sem qualquer esconderijo. Mário Santiago é alguém em quem confio plenamente pelo trabalho executado, tendo demonstrado mais sentido de responsabilidade que qualquer outro cabeça de lista da CDU.

JA disse...

Caro Comentarista das 18:06 esteja à vontade para deixar aqui neste jornal os seus desabafos.
O jornal é seu e dos leitores.
Não se acanhe e mande cá para fora as criticas que quer e tem contra Mário Santiago.
A liberdade de expressão neste jornal serve para alguma coisa.
Só lhe pedimos duas coisas:
que assine o seu texto ou se identifique perante a administração do jornal e que nos informe que não quer o seu nome publicado.
No texto então escreveremos a nota 'Leitor Identificado'.
Pode confiar em nós que de maneira alguma divulgaremos o seu nome a quem quer que seja.
Mande sempre
Um abraço

Anónimo disse...

Ó anónimo como eu das 16:02, se for fazer uma análise do historial de votos para os 3 órgãos nas autárquicas em Alpiarça verá que a táctica de isolar para credibilizar um candidato no seio de uma candidatura que não está nos melhores dias, não funciona. Por regra, quem votar num candidato cabeça de lista, por exemplo à câmara, que lhe inspira mais confiança, vota nos outros cabeças de lista do mesmo partido. É só ir ver os dados e comparar. As diferenças de votos têm sido mínimas entre os órgãos. O próprio Mário Santiago, se bem me lembro, teve menos votos do que o Mário Pereira em 2009, mas ganhou na mesma. Isto para não falar da Joana Serrano, que ganhou por pouco, mas ganhou. Um candidato forte à câmara, por regra, é o bastante, historicamente, para se ganhar em todos os órgãos.

Sr. Centeio, esta é uma análise séria e baseada em factos. Conto que publique, se não neste post, pode ser independentemente dele, até como post, se entender. Não ofendo ninguém. Pode inclusivamente, se achar pertinente, fazer esse estudo, que, a meu ver, tem interesse jornalístico. Que eu me lembre, em Alpiarça o partido que ganhou, fosse o PS ou a CDU, quando ganhou num órgão, ganhou em todos.

Anónimo disse...

Se há pessoa que eu conheço bem é o Mário Santiago. É da minha idade e não é nada do que alguns comunistas andam ai a dizer dele aos outros.
É alpiarcense de gema e se há alguém que pode apregoar SERIEDADE se qualquer rabo de palha pelo menos que se conheça dele e da sua familia (pais e avós) é ele. E de uma coisa eu tenho a certeza - já sei como ele é como presidente da assembleia geral e gostei.
Dos outros dois não sei como serão e com este até poupei uns trocados com o IMI. Pode haver quem discorde mas eu até achava estranho que não viessem aqui alguns dos seus antigos camaradas da CDU dizerem cobras e lagartos dele. Mas se ele tivesse ficado na CDU era o maior como quiseram demonstrar nas outras eleições em que ele era muito menos conhecido do que é agora.
E para vos ser sincera até acho que quanto mais alguns comunistas insistem em dizer mal dele, mais votos vão para o Chico Cunha porque há muita gente que simpatiza com ele até por causa dos Dadores de Sangue.
Mas isto é só a minha opinião e eu não sou politica nem quero ter nada a ver com isso

Anónimo disse...

O anónimo 18:24 tem alguma razão mas esquece-se que em 2009, depois do desastre que foi o ultimo mandato do Rosa do Ceu e Vanda Nunes, qualquer candidato que metessem na CDU ganharia. O Mario Santiago nessa altura nem era assim tão conhecido e até era um rapaz pacato sem dar muito nas vistas. Mesmo assim e pela análise que estou a fazer no site do ministerio da justiça teve quase tantos votos como o Mário Pereira. Mas o Mário Pereira nessa altura não passava de um modesto professor que estava a dar aulas na Beira Alta e a Joana Serrano também era pouco conhecida.
A CDU ganhou porque beneficiou de um mandato do PS desastroso, quase tão mau como este da CDU. Acredito que não vá haver diferenças muito grandes entre os orgãos neste TPA, mas também acredito que o TPA pode surpreender como é de longe quem tem os nomes mais sonantes:
..- Moreira
..- Gabriela Coutinho
..- Jorge Atela
..- Mario Santiago
..- Paulo Sardinheiro
E é visivel a forma como estes nomes estão a incomodar os adversários e até a difamação tem funcionado por vezes para descredibilizar o Todos por Alpiarça.
Havia uma coisa que eu gostaria um dia de assistir que era por o Santiago a concorrer directamente contra o Pereira. Isso é que era um combate e peras

Anónimo disse...

amigo, a unica coisa constante na vida é a mudança

Se acha que o mundo à sua volta não está a mudar é melhor olhar de novo e acordar para a realidade

Há coisas que nunca mais serão iguais. Especialmente quando pessoas de valor comprovado e atitude decidem trabalhar em conjunto para uma terra mais livre e com melhores condições para as suas gentes

Anónimo disse...

o Carrinho também era um candidato forte e perdeu a Assembleia Municipal na Chamusca. Sabe-se lá o que poderá acontecer em Alpiarça. Prognosticos só no fim do jogo, como diz o outro

Anónimo disse...

Acho que o proprio Francisco tem que perceber de uma vez por todas este meu aviso. Peço encarecidamente que o publique.

Diz o comentarista: "Havia uma coisa que eu gostaria um dia de assistir que era por o Santiago a concorrer directamente contra o Pereira. Isso é que era um combate e peras".
Ó meu amigo, mas o que é que acha que este senhor sempre quis? Porque é que acha que ele está a demarcar-se da candidatura do Francisco Cunha, isolando-se para tentar ser ele eleito? Acha que é porque acredita na vitória do movimento? Isto (2013) é só um ensaio para a verdadeira luta por aquilo que ele sempre quis. Porque acha que foi o corte com o Mário Pereira e a CDU? Quem é que diz mal do Mário Pereira? Há alguém que tenha alguma coisa a dizer dele como pessoa? Costuma isolar-se, dar-se mal com as pessoas, brigar? E mais não digo.

Agora cá entre nós, tem mesmo dúvidas sobre a quem é que os alpiarcenses entregariam os destinos da nossa terra? Ah, bem me parecia!

Anónimo disse...

Quando o nível cívico dos eleitores aumentar, é possível encontrar resultados diferentes nos 3 orgãos autárquicos.
Até pode vir a acontecer que cada força política ganhe um orgão e seja derrotado nos outros dois.
Duvido que um só partido consiga reunir nas suas listas os melhores candidatos, e só as votações no "clube" permitem que localmente não se separe o trigo do joio.
Não sei se o TPA ganha, fica em 2º ou 3º lugar.
A única coisa que sei é que se os eleitores de Alpiarça não re-elegerem o Dr. Mário Santiago como presidente da A.M. apenas porque mudou de candidatura, será a maior injustiça alguma vez cometida em Alpiarça.
È difícil encontrar na selva política nacional alguém que tenha sozinho enfrentado as directivas de 2 partidos.
Isto prova o que venho dizendo há muito tempo: uma maioria nem sempre tem razão.
A estória do IMI prova-o. Todos de início contra o Mário Santiago e no fim, todos os partidos acabaram por dar razão à interpretação inicial do presidente da A.M. e votarem a taxa de 0,3%.
A pergunta que fica é: E se o Mário Santiago se tivesse inicialmente submetido à disciplina partidária como pretendiam? Como seria?
Fácil! Estaríamos a pagar 0,5% de IMI porque a interpretação dos partidos (PS e CDU) era que teríamos de aplicar a taxa máxima por causa do PSF.
Ninguém tem dúvidas que seria isso que aconteceria, não por ser essa a intenção (dou de barato) mas porque era esse o convencimento geral.
Proprietários de imóveis, comunistas, socialistas, independentes podem recusar o seu voto ao Mário Santiago em nome dos "clubes" que defendem?
Poder, podem, mas as suas consciências não ficarão leves.


David Manique: disse...

David Manique: O sr Mário Santiago já se demitiu da assembleia municipal ,como é possivel estar dos dois lados ao mesmo tempo ,tome a sua posição depois de se demitir ,pelo menos ,para conseguir alguma credibilidade ,esta candidatura do Francisco Cunha (PSD) está uma grande salsada"cheio de independentes com máscara"
(da nossa página do Facebook)

Anónimo disse...

Por mim, depois de ter acompanhado de perto o processo e discussão do IMI, e pela forma atabalhoada com que o assunto foi tratado pelo executivo CDU (para quem tem dúvidas basta consultar as actas da altura) em consciência tenho de votar de novo no Mário Santiago. Em 2009 a CDU aconselhou-me a votar no Mário Santiago porque era uma pessoa de confiança. Agora diz que afinal se enganou? O melhor e mais justo, em meu entender, é fazer a prova real.
Lamento pelo Fernando Louro que não tem qualquer culpa do que aconteceu mas, factos são factos e, este jovem, quanto mais não seja pela sua coragem e irreverência partidária a favor dos contribuintes de Alpiarça, merece ser reconduzido na Assembleia Municipal no próximo mandato.
Por outro lado, é um teste que podemos fazer para vermos se o mal é do "burro", como diz a CDU, ou pelo contrário, é da albarda como dizem outros. Se não fizermos o “teste cenoura” nunca vamos saber onde está a razão, como é de resto evidente.

Pedro

Anónimo disse...

parece que o sr David Manique anda muito desactualizado, o sr Mário Santiago já não é presidente da AM,como poderá ler correctamente no texto por ele escrito, só é precis atenção. O Professor Mário Pereira não tem inimigos? não deve ter muitos, mas também como poderia com um mandato tão acizentado como o que teve, em que não é visto em lado nenhum. Rodeado por pessoas com mau carácter e estes sim odiados por muitos em Alpiarça e que permanecem na sua sombra para estas eleições. Será que a CDU ainda não percebeu que há pessoas que simplesmente plo facto de aparecerem junto de seus candidatos tiram também votos a esta força politica? Quem estivesse atento ao que acontecia na autarquia nestes últimos anos veria que a guerra entre o presidente da AM e o Professor Mário Pereira aconteceu porque se há um que é influenciavel e faz o que o responsável partidário manda, o outro não o faz se não achar correcto. Não me parece que haja assim tanta ganância de poder como referem, acho que a CDU precisa de aprender, mais uma vez, à custa dos seus próprios erros. O Professor Fernando não é desconhecido em Alpiarça, realmente não é como a Candidata à Junta de Freguesia,

Anónimo disse...

O Pedro disse tudo. Certinho e direitinho! Nós eleitores e contribuintes estamos a ficar fartos de toda esta palhaçada política. Cada um que assuma as suas responsabilidades e devidas consequências. Já chega de brincadeira!