.

.

.

.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

'DIREITO DE RESPOSTA' ao autor das ' 5 baboseiras'

 leitor identificado
Como direito de resposta passo a tecer a seguinte reflexão, apenas por mero entretenimento dos nossos leitores, porque ao fim ao cabo ambos sabemos que o que conta é o voto na urna, e o que se escreve são apenas reflexões que ajudam os leitores criar consciência da coisa politica
 Primeira baboseira: Pensar que qualquer um pode ser presidente.
De facto muito mal vai este país e estas Câmaras por colocarem à frente professores e não gestores. Fazem falta mais Rui Rios para colocar estas casas em ordem. Não basta ser bom rapaz para ser presidente. Eis algumas das qualidades que considero importantes para ser um bom presidente: (1) Lutador (2) ter experiência de vida (3) ser curioso (4) Ser sociável (5) Ser empreendedor (6) Saber estar e saber relacionar-se (7) Saber gerir pessoas (8) Ser correto (9) Ter espírito de sacrifício (10) Ter uma preocupação presente para com os mais desfavorecidos (11) Ser responsável
Escusado será dizer que estas não são qualidades exclusivas do Francisco Cunha, ou que o Mário Pereira não partilha também de algumas destas qualidades. A Questão que se possa colocar é quem reúne mais qualidades para ser presidente ?
Segunda baboseiraDizer que se vai mudar Alpiarça, criar emprego, transformar esta terra num éden.
Alpiarça vai mudar, com certeza que vai. Se não for com a ajuda do TPA para melhor será com certeza com uma morte lenta gerida pela CDU.
Não sei se já leu o programa do TPA, mas se não o fez aconselho-o a ler. Apresento-lhe algumas medidas que vão criar emprego em Alpiarça: (1) criação de uma incubadora de empresas - Posso adiantar que iremos ter uma réplica da DNA Cascais em Alpiarça. Eu próprio já me reuni com o presidente da DNA e após eleições e caso o TPA ganhe as mesmas iremos celebrar um protocolo nesse sentido. (2) Criação da Casa das Artes - não só iremos construir um novo ponto de interesse turístico como iremos criar uma escola de artes e inevitavelmente mais alguns postos de trabalho. (3) Desenvolvimento integrado do Turismo em Alpiarça que permita trazer turistas da Casa Museu e de outros pontos turísticos da região ao centro da vila onde os nossos restaurantes, velhos e novos, poderão beneficiar dessa afluência, e onde o comercio e os serviços poderão realizar mais negócios. (4) Requalificação do Mercado Municipal - fazer com que tanto comerciantes como clientes se sintam motivados a trabalhar e a visitar o mercado e a comprar nele em detrimento das grandes e médias superfícies. Com mais gente a visitar este espaço mais pessoas tomarão as rédeas às suas vidas por via de uma alternativa de rendimento a full ou a part-time
Além destas temos outras medidas no programa cujo impacto será muito positivo para Alpiarça, é só uma questão de passar uma vista de olhos pelo mesmo. Elas saltam à vista passo a expressão.
Terceira baboseiraDizer que estão nisto para disputar taco a taco as eleições ou mesmo que já está ganho.
 Não há qualquer dúvida que estas eleições são disputadas a dois :TPA vs CDU (+PS) . A CDU tem o seu núcleo de votantes fieis, devidamente formatados, que por mais que lhes possamos mostrar que existe outra forma de ver o mundo, a tribo na qual se inserem impede-os de ver mais além. Estes votantes desequilibram a balança como é óbvio, mas no entanto não deixa de ser curioso a aproximação que a CDU faz ao PS e vice versa , quando está à vista de todos que o PS anda escondido das festas e romarias para não revelar a sua fragilidade como força politica. Ou seja, a tática é dividir para reinar, porque estando o vosso núcleo de votantes assegurado quantos mais votos estiverem distribuídos entre as restantes forças maior será a vossa probabilidade de ganhar. Tenho pena por Alpiarça, que podia ser uma terra de excelência. Mas iremos continuar a trabalhar para mudar esta tendência e ganhar as eleições.
 Quarta baboseira: Más opções de marketing amador que funcionam ao contrário.
 Os vídeos revelam exatamente aquilo que as pessoas sentem. Que o Francisco Cunha é empreendedor, tem qualidades para ser presidente, é amigo de toda a gente, que toda a gente o respeita como pessoa, e que vai fazer mossa nestas Autárquicas. A par disso revelam também que o voto é livre e cada um vota onde bem entender.
 Mas uma coisa ficou bem presente nos vídeos, o Francisco Cunha não é nenhum papão ou malfeitor para Alpiarça e pessoalmente não acredito que as pessoas tenham duas caras como você quer levar a crer.
 Quanto às T-shirts … keep calm …. É só uma t-shirt
 Quinta baboseira: Por um lado, pensar que se ganham eleições abancando num determinado sítio (no caso, os águias) sem falar com o povo, ouvi-lo.
 Não só os Águias é o renovado centro social de Alpiarça onde mais de 50% da população direta ou indiretamente converge e o Francisco Cunha não tem parado um minuto sequer desde que a campanha começou. Tem a seu favor o tempo que os outros candidatos não têm é certo, pois soube estruturar a sua empresa para que as responsabilidades ficassem repartidas por várias pessoas de confiança e o libertassem para a difícil tarefa de fundar um Movimento do Zero ao contrário da CDU que parte com 1200 votantes (90% seniors) e do PS com 1000 fieis (hipoteticamente falando).
 Quanto ao carisma do Mário Pereira, atual presidente da Câmara, e não obstante a estima pessoal que tenho por ele, há coisas do ponto de vista politico e Governativas que não concordo e que me impedem de confiar nele como a pessoa indicada para o cargo.
 Dou dois exemplos: (1) Recentemente a Fundação alterou os estatutos em Assembleia Geral onde a Câmara tem lugar permanente e poder de veto. Ao invés de estar presente nesta assembleia preferiu ir para o porta a porta fazer política barata. Não só é falta de carisma politico como falta de responsabilidade para com os seus eleitores.
 (2) A nova praça dos Paços do Concelho, é uma obra eleitoralista cujo único objetivo é criar a fachada de que a terra evolui porque tem uma praça nova. No entanto os Alpiarcenses continuam com poucas oportunidades de desenvolvimento económico, o mercado municipal está às moscas, os nossos alunos frequentam uma escola que está nos últimos lugares do ranking nacional, o parque de campismo foi concessionado à pressa a alguém sem experiência no sector,  e na  zona industrial o único envolvimento que a câmara teve foi num piquete de greve através de um membro do seu gabinete, com exceção da excecional plantação de oliveiras na frente da mesma.
 Portanto, carisma na perspetiva política da palavra tem um sentido mais lato, e nesse campo não penso que o atual presidente tenha o carisma suficientemente apurado para se dizer que faz um bom trabalho.

4 comentários:

JA disse...

Avisam-se os comentaristas que todos os comentários recebidos neste jornal que contenham no seu texto palavras ofensivas ou depreciativas não serão publicados, salvo se os autores se identificarem perante este jornal.
Fica ainda reservado ao administrador deste jornal o direito de retirar os parágrafos que tenham por fim ofender ou menosprezar quem quer que seja ou ainda não publicar os respectivos comentários se assim o entender por razões editoriais
Quem não estiver de acordo com estes princípios que não nos envie comentários sobre anonimato porque não os publicaremos e muito menos daremos qualquer satisfação.

Anónimo disse...

No fim de tanto parágrafo, sabe o que retiro deste post, caro autor? 1- Que, mais uma vez, a vossa campanha é feita à base do plágio. Pegou no estilo do outro comentarista e usou-o. Quando li o outro texto, imediatamente imaginei que isso iria acontecer. É muito previsível, meu caro, para não dizer limitado.
2- Que v. exa. tem uma visão completamente deturpada da realidade. Sabia que eu conheço um professor que tem sabido organizar melhor a própria vida do que um empresário / gestor? Esse argumento que utiliza, meu Deus, não é nada abonatório a seu favor. Tudo o resto são balelas!

Anónimo disse...

Nenhuma resposta à questão que é verdadeiramente decisiva: Tem o candidato do PSD capacidades pessoais reveladas pelos sua vida empresarial para gerir Alpiarça sem perigo de trapalhadas?

Anónimo disse...

Tem a CDU a justificação para o aumento dos encargos com pessoal num concelho que já era largamente excedentário?
Se for preciso reponho aqui o que foi publicado neste jornal há uns meses...
Não foi o Cunha que aumentou os encargos com pessoal, retirando verbas ao orçamento destinado aos munícipes.
Foram os "sérios" e de "confiança"...
A "trapalhada" vai ser equilibrar o orçamento da câmara, reduzindo as despesas fixas e libertando verbas para dar melhores condições de vida e de apoio social aos cidadãos.