.

.

.

.

terça-feira, 23 de julho de 2013

No hall de entrada da Câmara Municipal de Alpiarça, um poster garrafal relativo à comunidade avieira do Patacão


Ainda sobre o tema pescadores avieiros e Patacão, muito terá de ser escrito. Talvez começando por chamar de novo a Alpiarça os jornalistas e repórteres fotográficos de jornais e revistas de renome que acompanharam a azáfama da limpeza do Patacão há cerca de dois anos e cujos trabalhos fizeram honras de capa, para que pudessem ver o estado de abandono do Aldeamento Avieiro neste momento.
Assim como seria importante apurar responsabilidades pelo estado a que as coisas chegaram depois do investimento na sua limpeza geral, trinta anos depois de ter sido abandonado pelos pescadores, em que estiveram envolvidos muitos voluntários durante vários meses, máquinas, combustíveis etc.
Os silvedos, figueiras e toda a sorte de vegetação estão de novo a dominar o aldeamento dos pescadores avieiros do Patacão que, curiosamente, faz parte da candidatura a Património Imaterial da Unesco.
Há dias reparámos que havia no hall de entrada da Câmara Municipal de Alpiarça, um poster garrafal relativo à comunidade avieira do Patacão. Estranhamente, no terreno pouco ou nada tem sido feito por esta entidade que mais do que ninguém deveria zelar por este património que se encontra no concelho que administra. A exemplo aliás de tantas outras câmaras ribeirinhas que não abandonaram esta causa que faz parte da história das suas gentes.
Alpiarça merece uma explicação para o que está a acontecer com o seu património.
Deixamos um link para os interessados que queiram ver o trabalho que foi desenvolvido na altura. Para comparar, basta fazer uma visita ao próprio local.
Deixamos também o link para o Notícias do Ribatejo (produzido e administrado por António Centeio) cuja leitura é interessante para uma melhor compreensão do assunto em questão:
http://noticiasdoribatejo.blogs.sapo.pt/2294145.html
Por: Repórter Y
"Cultura Avieira: João Serrano começa a ver à dist...": 

2 comentários:

Anónimo disse...

Visite também a revista semanal Público com uma tiragem de 41435 exemplares e, saiba o que se diz por lá dos avieiros do Patacão -Alpiarça.
Clique no link abaixo:

http://umonline.uminho.pt/uploads/clipping/NOT_56035/4029512640295126.pdf

Anónimo disse...

Conhecemos a opinião do Dr. João Serrano sobre a aldeia avieira do Patacão, que é de resto pública.Gostaríamos de conhecer também a opinião do Eng. Ricardo Hipólito sobre o assunto.
O eng. Ricardo Hipólito é um acérrimo defensor do nosso património também com obra publicada.