.

.

.

.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

O carisma do lider Mário Pereira. Carisma unânime e reconhecido aqui e além fronteiras do município

Por: L.A.

Pronto, já que todos dão a sua opinião, também eu vou dar. Espero que passe na censura, não pretendo ofender ninguém, só dizer o que me vai na alma. 

Costumo passar por aqui e às vezes a minha alma fica parva com o que por aqui se diz. É com tamanha baboseira. Não tem desculpa, nem o aproximar a passos largos do dia das eleições. 
Além disso o que muitas vezes aqui escrevem, confie em mim sr. Centeio, não bate certo com o sentimento dos alpiarcenses na rua e o meu próprio, não vou negar. Mas o meu é o da maioria, pode crer.


Primeira baboseira: 
Pensar que qualquer um pode ser presidente.
Não é qualquer um que pode ser presidente da câmara, da junta ou mesmo da assembleia municipal. Não é sequer legítimo que algumas pessoas tenham essa pretensão. É preciso um certo perfil, uma certa história de vida limpa, um certo sentido de Estado que falta a muito boa gente que quer ser aquilo para o qual não foi talhado.
Porque se é para qualquer um ser presidente também eu tenho direito de querer, embora saiba que não tenho os requisitos necessários para desempenhar tão nobres funções. E olhem que eu tenho a ficha limpa! 

Segunda baboseira:
Dizer que se vai mudar Alpiarça, criar emprego, transformar esta terra num éden. Se conseguem fazer isso, então deixem de ser egoístas e concorram logo a nível nacional para resolverem já agora o problema do país, que bem precisa. Bora dar emprego aos portugueses e não só aos alpiarcenses apoiantes do PSD / TPA. Ai, espera, no país quem manda é o partido pelo qual concorrem aqui e a coisa não está a correr nada bem. Para além de que os tachos aí já estão ocupados, nada a fazer.

Terceira baboseira:
Dizer que estão nisto para disputar taco a taco as eleições ou mesmo que já está ganho. Nada mais errado. No dia 29 vai ser uma enchente a acorrer às mesas de voto para impedir que isso aconteça. Se estivessem calados, talvez com a abstenção e coisa e tal, a coisa ocorresse melhor. Assim, os camaradas vão unir-se como é costume e votar em peso no partido. Não há-de ser nesta nossa encarnação que o PSD ganhará em Alpiarça, meus amigos.

Quarta baboseira:
Más opções de marketing amador que funcionam ao contrário. Nem sequer vou aqui relatar todos os tiros nos pés que têm sido dados. Fotos mais que batidas como se fossem a invenção mais recente da humanidade, 5 pessoas vestidas de igual numa multidão de centenas de pessoas pensando as primeiras que causavam impacto mas o único impacto causado foi ficar claro para todos que afinal são poucos, ao contrário do que querem demonstrar aqui. 

Será que o tal cérebro da campanha tem noção de que, por exemplo, os entrevistados em vez de passarem uma imagem de confiança no cabeça de lista, é exactamente o contrário que acontece? É que até dava um estudo de caso para uma tese de doutoramento em ciência política. Poderia ser: "o marketing ao serviço do adversário" ou "como escavar a própria sepultura" ou "o efeito castrador da mensagem subliminar em política", eu sei lá. Tínhamos aqui pano para mangas, isso é que vos digo. É que nas benditas entrevistas fica mais claro para toda a gente o que não é dito, os silêncios, as hesitações, do que o que a coitada da entrevistadora consegue que seja efectivamente expresso em palavras.


Quinta baboseira:

Por um lado, pensar que se ganham eleições abancando num determinado sítio (no caso, os águias) sem falar com o povo, ouvi-lo. Por outro lado continuar a pensar que se ganham eleições depois de tentar falar com o povo, ser enxotado e ouvi-lo. Se é que entendem o alcance do aparente paradoxo ...

Hoje fico-me por aqui quanto a baboseiras porque a lista daria para escrever um livro de crónicas. 

Lamento dizer-vos (expressão meramente retórica, entenda-se) mas é mais que certo que a CDU tem isto ganho. O que também não é difícil, tendo em conta os adversários que se lhe apresentaram e o carisma do líder Mário Pereira. Carisma unânime e reconhecido aqui e além fronteiras do município  Quanto ao PS terá um honroso e merecido segundo lugar. Mais ninguém oferece credibilidade, nem que se pintem a si próprios a ao cenário de cor de rosa. 

Noticia relacionada:

6 comentários:

JA disse...

AVISO AOS COMENTARISTAS
Avisam-se os comentaristas que todos os comentários recebidos neste jornal que contenham no seu texto palavras ofensivas ou depreciativas não serão publicados, salvo se os autores se identificarem perante este jornal.
Fica ainda reservado ao administrador deste jornal o direito de retirar os parágrafos que tenham por fim ofender ou menosprezar quem quer que seja ou ainda não publicar os respectivos comentários se assim o entender por razões editoriais
Quem não estiver de acordo com estes princípios que não nos envie comentários sobre anonimato porque não os publicaremos e muito menos daremos qualquer satisfação.

Anónimo disse...

Parabéns ao autor das baboseiras, ainda bem que ele tam mais baboseiras para dizer, é bom para todos, mas há uma coisa que ele se esqueceu, talvez prepositadamente, que ele só vale 1(um) voto, tanto como eu e no dia 29 de Setembro, serão alguns milhares de Alpiarçenses anónimos que irão votar, e muitos dizem que votam na CDU,porque são pressionados e com medo de represálias, mas na hora da verdade e sem ninguém a olhar eles vão votar onde entenderem.
Todas as pessoas sentem, e sabem que o adversário da CDU é a equipa do TPA, incluindo as hostes do homem das babodeiras, e se o Francisco Cunha ganhar as eleições, neste momento já não será surpresa para ninguém.
É normal para quem emite baboseiras, tenha dificuldade de entender ás primeiras que isto vai mudar e que os tachos para os boys vão acabar

Anónimo disse...

Tem razão. Ainda haveria mais baboseiras para esse rol. Espero que um dia destes se inspire e complete a lista. Obrigado por esta leitura tão interessante logo de manhã.

Anónimo disse...

Os meus parabéns ao Autor das Baboseiras... Faz um relato genuíno da corrida eleitoral!
A novela cibernética TPA vs. Todo o Mundo que se vai desenrolando aqui no Blog, tem um efeito diminuto no eleitorado Alpiarcense! Já o disse aqui e volto a dizer... Subestimam e muito o alcance que tem, e a forma como as pessoas possam estar a processar toda esta informação! Voto de forma independente... Olho mais para a Pessoa enquanto cabeça de Lista, compartilhando da sua forma de estar e de encarar os desafios, do que propriamente com o Partido que os apoiam!
Acho no entanto que o TPA está a perder muito com esta novela, e perder tempo e energia a dar "tempo de antena", em respostas defensivas muito rebuscadas (entendo eu, posso estar errado, que estejam todas a partir da mesma fonte)... O movimento devia tomar mão nisso! Vejo uma corrida PS e CDU nas ruas (e bem)... e o TPA ainda anda longe de tudo! É uma pena...

Anónimo disse...

Quando se vive num casulo em que os do clã só falam com os seus pares tem-se tendência para alterar a realidade.
Um voto vale um voto. Nada mais!
Pois entre dois escribas, em 2009 havia 2 votos na CDU, o seu e o meu.
Chegados a 2013 haverá à mesma o seu voto e um voto da CDU que se transfere para o TPA e que iguala o resultado.
E como eu haverá muitas centenas ou milhares que se sentiram enganados por 4 anos em que tudo prometeram e nada cumpriram.
Em Setembro não haverá o voto útil que aconteceu em 2009.
Não precisarão de votar CDU para afastar um executivo PS.
Têm 3 opções e a CDU voltará aos resultados de 2001 ou menores, porque a sua (des)governação mostrou não merecer mais.
É essa falta de ideias e de adaptação ao século XXI que não lhe permite perceber que não é com slogans e atitudes do séc XX que esta terra nunca irá progredir.
É com ideias novas, novas atitudes e novos conceitos que é possível criar empregos no PRIVADO e não continuar a insistir na economia de Estado que cria empregos(neste caso boys) na Câmara.
Os alpiarcenses continuam à espera da justificação do aumento das despesas com salários, quando Alpiarça já em 2009 era excedentária.
De certeza que nunca nos explicarão o porquê...

Anónimo disse...

O que se retira desta pré-campanha é que o TPA conseguiu por via dos
muitos ataques da CDU, e alguns vindos do PS, tornarem-se conhecidos
e passarem a ter a atenção dos alpiarcenses de uma forma quase gratuíta.
Se não fosse um simples simpatizante do TPA, agradecer-vos ia publicamente.
Alguns acham que é o massacre das pessoas com os tais carros
dos "congelados" que mudam o sentido de voto das pessoas.
Tal como essa empresa não singrou por falta de compradores, também a
CDU anda a gastar combustível e a azucrinar os ouvidos dos alpiarcenses
sem nenhum retorno, especialmente no caso das pessoas que gostam da calma e do sossego,até tem o efeito contrário.
Ninguém muda o seu sentimento político por mais barulho que seja feito.
O mesmo se aplica aos porta-a-porta.
Também neste caso, e porque só aparecem de 4 em 4 anos a mendigar o voto,
as pessoas alteram o seu pensamento formado nos 4 anteriores.
O que o povo vai avaliar é o que foi prometido e o que foi cumprido, e
quem lhe mentiu criando expectativas.
Deveriam fazer porta-a-porta todos os 3 meses e ouvir não apenas os amigos
do partido, mas precisamente os que não conhecemos ou os que não partilham
a nossa postura e a nossa filosofia política.
Espero que o TPA tome nota desta recomendação e se ganhar(como espero), que não faça o mesmo que a CDU ou o PS.
Devem durante o mandato ouvir regularmente o pulsar do povo
(o crítico, não os "cordeiros") e corrigir o que está mal.
Concluindo diria mais uma ou duas coisas...
As acusações(?) de que o TPA é o PSD só pode convencer os incautos ou os que
cegamente apoiam a CDU.
Ninguém acredita que duma penada, dezenas de pessoas tenham aderido ao PSD, quando a maioria tem uma vivência e um sentimento da esquerda solidária e democrática.
Mas, o PSD não é nenhum papão. Tem muita matéria criticável, mas tem uma
postura muito mais democrática que a CDU.
Ainda hoje ouvi declarações do Engº Rui Rio criticando duramente e publicamente o Menezes.
Isso nunca poderia acontecer na CDU...
E localmente, vemos o Sr. Brito, personagem que encarna o rosto do PSD-Alpiarça apoiar a CDU e não vemos textos "PSD" denegrindo pessoalmente o Sr. Brito , como vimos na CDU
em relação ao Mário Santiago ou ao Jorge Atela.
Só nestas coisas vemos quem tem uma pratica democrática e quem vê a política da forma ditatorial.
É disto que a nossa terra necessita: tolerância, democracia e liberdade!
A CDU já deu provas que é um jogo que não conhece nem quer jogar.
Ao estilo salazarista, ou estamos com eles, ou contra eles.
Tal como o salazarismo, querem manter o conservadorismo de manter tudo na mesma e sob controle.
Qualquer ideia nova, qualquer iniciativa é vista como um atentado ao "Estado CDU" e cortada logo à partida.
É por este "estado novo" que a CDU quer manter que a 29 de Setembro Alpiarça precisa do seu "25 de Abril".
O "25 de Abril" dos Alpiarcenses é votar no TPA e afastar definitivamente
quem pensa estar em 1926.
Também Salazar controlava mentalidades, afastava adversários políticos com colagens de rótulos,
era o dono da verdade, seriedade e competência.
Em 48 anos deixou-nos um País atrasado e desfasado do mundo.
A CDU-Alpiarça em 27 anos deixa-nos a mesma herança com uma capa de sinal contrário, mas que no fundo
e a nível local pouco se diferencia.
Cabe aos alpiarcenses dizer se querem continuar a viver numa ditadura local, ou querem a mudança.
Podem optar por mais 4 anos de estagnação, de atraso,de conservadorismo, ou escolher acompanhar o progresso e viver no século XXI.