Quanto à forma, o programa eleitoral do TPA tem uma boa
apresentação gráfica e organização dos assuntos. Quanto ao conteúdo, isto é,
aquilo que é verdadeiramente importante e o único objetivo do programa, não só
não apresenta nada de significativamente novo como não esclarece o suporte
financeiro para a concretização de algumas promessas, como, por exemplo, a
criação dum Centro de Dia no Frade de Baixo e Frade de Cima ou a oferta de
manuais escolares e kits aos alunos do 1º e 2º ciclos. A profusão de gabinetes
de apoio a criar também não ajuda muito à credibilidade… Na realidade, este
programa eleitoral nada mais é do que uma compilação e colagem de medidas já
propostas por outras organizações partidárias ou que estão ou já estiveram em
execução no concelho e que se pretendem melhorar ou desenvolver, a que se
acrescentaram 2 ou 3 ideias onde não se percebe bem como podem ser realizadas.
Atenção, que esta construção não tem nada de mal e é aceitável para um programa
eleitoral razoável! Não é preciso inventar o que já existe de bom…
Por outro lado, o que estraga o programa e, por isso, o classifico de sofrível é o seu pretensiosismo assente num palavreado de empreendedor tecnocrático para espantar o povinho…
Por outro lado, o que estraga o programa e, por isso, o classifico de sofrível é o seu pretensiosismo assente num palavreado de empreendedor tecnocrático para espantar o povinho…
Lembram-se daquelas folhas de papel com 3
colunas de palavras “esquisitas” que, conjugando 1 palavra, à escolha, de cada
coluna se construía uma frase muito pomposa e impressionante, para utilizar num
discurso, mas oca e sem sentido? Bom, este programa está polvilhado de palavras
tecnocráticas para impressionar mas que acrescentam muito pouco ou nada ao
conteúdo… Lugares comuns, chavões… Olha uma “visão” que tem por “missão”
alcançar o “patamar de excelência” com uma “estratégia de desenvolvimento e
crescimento sustentado” mais as “políticas estruturantes” e o “desenvolvimento
estratégico” no “modelo de governação” que fará uma “gestão por proximidade”
com um “nível de excelência”…
Por último, a análise FOFA é uma boa tentativa, mas é muito fraquinha e contém alguns erros de palmatória…
Pediram a minha opinião e, por isso, estou aqui a apresentá-la… Este programa eleitoral parece-me um trabalho dum miúdo do 9º ano, que cortou e colou umas coisas da “net” (doutros programas e de atividades autárquicas), meteu-lhe uns palavrões e uns conceitos tecnocráticos e de empreendedorismo e, por fim e para impressionar o professor, utilizou os seus bons conhecimentos de informática para embelezar a apresentação do texto. Mas não deixa de ser um programa eleitoral com algum potencial…
Noticia relacionada:
"OPINIÃO DO LEITOR: O que pensa do programa eleitor...":
Por último, a análise FOFA é uma boa tentativa, mas é muito fraquinha e contém alguns erros de palmatória…
Pediram a minha opinião e, por isso, estou aqui a apresentá-la… Este programa eleitoral parece-me um trabalho dum miúdo do 9º ano, que cortou e colou umas coisas da “net” (doutros programas e de atividades autárquicas), meteu-lhe uns palavrões e uns conceitos tecnocráticos e de empreendedorismo e, por fim e para impressionar o professor, utilizou os seus bons conhecimentos de informática para embelezar a apresentação do texto. Mas não deixa de ser um programa eleitoral com algum potencial…
Noticia relacionada:
"OPINIÃO DO LEITOR: O que pensa do programa eleitor...":
12 comentários:
Ypsilon, se não fosses comunista até se poderia dar alguma credibilidade aos teus escritos, como tal....Além disso, na próxima vez não vai ao Google ver o que é SWOT, porque cais nesse ridículo de escrever FOFA, coisa que não entendes de todo.
Elementar comentador armado em professor, "o programa é sofrivel ou pretensioso"? Afinal em que é que ficamos?
Até para dizer mal é preciso ter inteligência e esperteza, coisa que abandonou á nascensa ou então, hipótese mais segura, vem dos genes.
Quanto á apresentação o TPA deve agraecer o elogio, raro na sua força politica, porque nunca nenhum igual foi feito, podem copiar e tirar muitas ideias, pelo menos alguma coisa de interessante podem começar a dar ás pessoas.
Depois o historiador escreve o seguinte, "não só não apresenta nada significativamente de novo como não esclarece o suporte financeiro para a concretização de algumas promessas!
Então como ficamos? Se não hã nada de novo é preciso suporte financeiro para quê? Estes 4 anos não lhe serviram de nada, nem aprendeu!
Se a CDU tivesse que criar 10 gabinetes de apoio, colocaria mais 30 ou 40 Osórios e Brasileiros, porque não sabe que com 2 ou 3 pessoas podem constituir 10 gabinetes de apoio, mas isso já um problema de "profusão", esta é para rir!
Pelos adjectivos que lhe assentam como uma luva é muito natural que não entenda algumas medidas, pedirei ao TPA que lhe possa fazer um desenho ilustrado e legendado.
Quanto ao restante do post, tenho mais alguma dificuldade em comentar porque há muito que abandonei as cassetes e agora é tudo com dvd`s ou pen`s.
O que interessa de facto é ilucidadar e informar a população acerca do preograma que cada lista pretende implementar em Alpiarça.
Neste momento existe uma equipa, por sinal a mais forte(também não era dificil), que apresentou 1(um) verdadeiro e estruturado programa eleitoral.
Uma outra lista também apresentou uma linhas, que ninguém percebeu muito o que pretendia, para o qual o seu cabeça de lista teve necessidade de encomendar uma entrevista, por sinal, pior a emenda que o soneto, pois a entrevista foi dada a ler o programa eleitoral do TPA, que falta de imaginação e criatividade!
Quem falta ainda apresentar o programa é melhor fazê-lo com a ajuda do vosso colega Herman José, também colega e amigo do Candido Mota, porque vai ser de risos e precisa de um bom humorista, porque claro, será como foi o ultimo, um programa de pura ficção e que como toda a gente já sabe, não é para cumprir.
Caros comentaristas volto a dizer o mesmo... e ao que parece vai ser a campanha toda a bater no mesmo! Esta entrevista foi articulada com o contributo da equipa de trabalho que acompanha este candidato do PS e tentamos dar ao público em geral e aos eleitores conteúdos. Tentamos dar a conhecer o candidato que afinal não era desconhecido como pessoa e como politico. Isto porque apesar de tudo tivemos o cuidado de saber junto da opinião pública o que gostariam de saber deste candidato. Desta forma foram elaboradas perguntas não por encomenda do candidato mas sim por encomenda de pessoas comuns de Alpiarça. Apesar de ser uma entrevista de cariz politico, mantivemos a idoneidade.
Aproveito para esclarecer que a entrevista foi dada no início do mês de Julho ainda o TPA não tinha apresentado o seu programa eleitoral. Portanto temos que saber do que falamos quando resolvemos escreve-lo em domínio público e nos supostos média. Relativamente ao conteúdo do que chama umas linhas, essas mesmas linhas representa algo concretizável, mas se tem algumas dúvidas está convidado a aparecer na sede de candidatura do candidato PS e seja o candidato ou qualquer membro da equipa de trabalho que o acompanha estará disponível para lhe tirar qualquer dúvida.
Não posso deixar de notar alguma agressividade em certos tipos de comentários, aos quais prontamente responderei em nome do grupo 'Mais Alpiarça' e em particular relacionado com a parte de 'comunicação social' e da ‘estratégia de comunicação’ por eles traçada e da qual faço parte por razões obvias. Mas lembro-me em tempos que a politica era uma coisa de cavalheiros, talvez se tenha perdido essa ideia em Alpiarça, mas deixo aqui o meu apelo para que se mantenha os níveis de discussão e de conteúdos em prol da população de Alpiarça, pois o oposto descredibiliza a politica em geral e não será esse o objetivo seja de qual for a candidatura.
Sr. Centeio,
O comentador das 9h e 23m. não é ofensivo ? É necessário depreciar do modo como o faz. Quando se diz que alguém não tem inteligência ou esperteza e que o problema é dos genes o que se está a dizer?
Infelizmente temos vindo a assistir pelas bandas da candidatura do PSD/MPT a uma arrogância intelectual despropositada, chegando ao ponto de chamar de burros a quem honestamente tem vindo a criticar a candidatura.É toda uma postura intelectual injustificada e saloia que os Alpiarcenses não podem deixar de sancionar.
O mais ridículo é que alguns dos comentadores de serviço, entraram numa espiral de auto elogio que há muito deixaram de ter qualquer suporte na realidade e a realidade é que essas pessoas deixam muito a desejar em termos de preparação para o serviço público autárquico.
Eu tenho de em rir com estes comentários pós lançamento do PE do PSD/TPA, são os melhores do mundo, tem um PE como nunca ninguém viu em lado nenhum, tem as caras mais lindas, as pessoas mais bem formadas, o maior numero de apoiantes jovens, não consigo é perceber uma coisa, se tem tantos apoiantes, porque é que não lançou a candidatura livre do apoio de partidos, é que quando chegar o dia 29 setembro e as pessoas quando virem no boletim de voto a sigla PSD, não vão lá pôr a cruz, no máximo vamos ver o Dr.Mário Santiago no lugar do Sr Brito, isto se aceitar ser "deputado municipal".Será que aceita?
ao falso profecta de rectidão e superioridade intletual das 09.23
devia antes de mais começar por ouvir os conselhos da dra. gabriela, quando apelou a que não andassem a fazer ofensas gratuitas aos elementos de outras forças partidárias (niguem o ofendeu para vir para aqui apelidar uns e outros , disto e daquilo)
tirar ideias deixe lá que não precisamos pois conseguimos pensar pela nossa cabeça, e não precisamos de ir à "montra ao lado" ver o que escreveram e transvertir de clichés e frases feitas, para apresentar como algo nosso, é que até nisso deviam ter tido cuidado, pois os outros já tinha afixado o programa deles à mais de 2 meses, e voces, quiça aproveitando a proximidade, foram lá retirar umas luzes (deixem lá que todos compreendemos e damos valor ao grafismo que apresentam, mesmo que copiado da net, dá trabalho faze-lo)
pode também pedir à dra. grabriela que lhe leia os comentários e explique o sentido, pois retirar frases soltas desvirtua o seu sentido. quando lhe dizem que não apresenta nada de novo e não indicam o suporte financeiro para o efeito, tem que integrar e ler o texto no seu conjunto.
deixe lá que quando apresentarmos o nosso, pode tirar umas lições e daqui a 4 anos, tentar iluminar-se a apresentar algo com mais cabeça e conteúdo
Para escreverem Aldrabices são vocês uns ÀSES. Dizerem mal sem terem razões é de gente sem escrupulos e sem capacidade de dizerem as verdades. O que é verdade é que mesmo com o JA a cobrir as vossas mentiras e a atirar para a lixeira as verdades dos adversários nas eleições, duvido que seja eleito algum vereador dessa lista do PSD-independentes saudosistas do passado, nem a TROYKA vos salvará da derrota politica , porque o 25 de Abril de 1974 pôs fim em Portugal a vossa ideologia hitleriana.E agora muito dificilmente terão os votos da maioria.
" a que se acrescentaram 2 ou 3 ideias onde não se percebe bem como podem ser realizadas."
O problema tem sido esse!
Quem não tem qualquer visão empresarial e que a sua política assenta na dependência do Estado, nunca perceberá como algumas propostas inovadoras podem ser feitas.
Quem se candidatou a gerir um município e depois PAGA (o erário público) a uma empresa para lhe fornecer ideias, revela a incapacidade para fazer algo por esta terra.
Essa é a grande diferença entre as pessoas que integram as candidaturas.
Numa, há quem "tenha mundo", quem tenha absorvido experiências fora de Alpiarça e quem tenha capacidade de inovação.
Outros, continuam agarrados a metodologias totalmente ultrapassadas.
Saiu recentemente um estudo efectuado por elementos da Universidade católica, chamado "Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2011-2012" e saltou-me à vista a posição do Município de Alpiarça em 2012 na rubrica: "R17 – Municípios que apresentam maior peso de despesas com pessoal, nas despesas totais"
Em 2011 não integrava o quadro dos 35 piores municípios.
Em 2012 Alpiarça passou para o 8º lugar nacional entre os PIORES.
Passou a representar 45,5% !!!
Ou seja; com a CDU o município tem funcionado como agência de empregos.
Significa isto que 45,5% do orçamento serve para pagar salários em vez de serem investidos no concelho, quando o máximo aceitável seria 25/30%.
Este indicador foi herança do executivo anterior?
NÃO FOI!
Nem em 2011 Alpiarça entrou na lista dos piores 35 municípios.
Significará este indicador que quando a CDU voltar à posição de que tanto gosta, a contestação e oposição, deixará o seu pessoal para boicotar quem queira trabalhar em prol de Alpiarça?
Já estávamos a estranhar o "disco riscado" que aparece agora com outra capa.
É preciso ter pachorra.
Factos:
Apresentação de programas eleitorais
PS / Mais Alpiarça : dia 02 de JUNHO de 2013
PSD/MPT: dia 16 de JULHO de 2013
CDU : Ainda NAO Apresentou
Perspectivas:
Vitoria tangencial do PS sobre a CDU. PSD não elege nenhum Veredor.
acho que o tpa não tem capacidade para mandar nem para ganhar .as pessoas do tpa são gozonas provocadoras e muias mais coisas .acho que as pessoas conheçem bem o senhor xico e o resto da maralha .força mario acho que nesto momento o melhor é a continuidade .força cdu
Vamos lá então esperar o programa da CDU. Aliás já é hábito serem os últimos, para ver se apanham alguma coisa. Mas valerá a pena apresentar um programa quando não há a mínima intenção se o cumprir, como aconteceu com o anterior? Nesse, andaram a copiar umas coisas da internet, não foi? Lembram-se das casas de madeira para o parque de campismo, decalcadas
de um projeto existente no Alentejo? E do observatório astronómico decalcado do de Constância? E da energia limpa e sustentável que iria iluminar as nossas ruas, que agora levaram um apagão geral? Bem, eu acho que havia dois vereadores que tinham obrigação de conhecer a situação financeira do município. Aposto que as Vereadoras do PS conhecem bem o que se passa agora, porque são interessadas e competentes. Por isso, senhores da CDU, não precisam de contratar mais nenhuma empresa, nem nenhum controleiro para redigir um programa. Não precisam de apresentar um programa, para depois o candidato pôr a cassete de sempre. Os vossos votos estão garantidos e serão só aqueles que
todos sabem quantos são, descontados dos que infelizmente já partiram.E isso dá um vereador, no máximo dois. Os restantes lugares serão distribuídos por quem já fez um esforço para apresentar um programa. Agora, depende da convicção com que o defenderem e da forma como ouvirem os alpiarcenses. Alpiarcenses que cada vez vêm melhor o que não lhes convém. Podem não saber se fazem a melhor aposta, mas sabem que aposta não devem fazer, porque 4 anos chegaram para reviver o que tinham sido 20 anos passados.
Enviar um comentário