.

.

.

.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Portugal é a 4ª pior economia do Mundo

Portugal é a segunda pior economia da Europa (se excluirmos a república de São Marino, um pequeno enclave com 61 quilómetros quadrados localizado em Itália) e a quarta pior do Mundo, segundo o relatório ‘World Economic Outlook', divulgado ontem pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em 2012, a riqueza nacional caiu 3,2%, valor só superado pela diminuição da riqueza na Grécia (6,4%), no Sudão (4,4%) e em São Marino (4%).
O organismo liderado por Christine Lagarde considera que o nosso país tem das finanças públicas mais insustentáveis do Mundo. O envelhecimento da população, conjugado com uma elevada dívida pública (mais de 122% do PIB) e um débil crescimento económico (0,6% em 2014), coloca Portugal no grupo dos países de risco. Segundo as contas do FMI, para que a dívida pública atinja os 60% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2030, o governo tem de fazer cortes permanentes da ordem dos 8,9% do PIB. São cerca de 15 mil milhões de euros (a preços de 2013), quase quatro vezes mais do que aquilo que Passos pretende cortar até 2015.
A Zona Euro é o espaço económico que apresenta maiores riscos (com uma desaceleração de 0,3% este ano), com todos os países a sofrerem revisões em baixa.
Para a economia mundial, as revisões face à projeção de janeiro reduzem o crescimento esperado de 3,5% do PIB mundial para 3,3%, mantendo no entanto a estimativa para 2014 nos 4%.
A recuperação económica na Zona Euro deverá regressar de forma gradual durante este ano, à medida que o ritmo de consolidação orçamental for diminuindo, diz o FMI, que defende que a dimensão dos desafios orçamentais que se colocam pode levar a que sejam consideradas políticas alternativas, alertando ainda para os riscos de permitir o aumento da inflação e recomendando a venda de ativos públicos. 
«CM»

6 comentários:

Anónimo disse...


Parabéns, conseguiram colocar-nos no fim do mundo enconómico


Filhos da Pu**, Cabr** de Me**, Lad***, cambada de Gatunos, Xupistas, mal formados, miseráveis.....

ao ver estas noticias só me apetece dizer palavrões. Há 30 anos que andam afundar o país . o PSD é o pior partido nacional, e o PS vem logo atrás

Anónimo disse...

Muito bem comentarista das 10:04 quando diz o PSD e o PS vem logo atrás mas não se esqueça que o PCP também andou e anda neste caminho de desbaratar o país. Não diga mais de dois quando são mais que tres

Anónimo disse...

São mais independentes espalhados pelo pais nas listas dos dois grandes partidos e nos três menos de 10% do que comunistas. já reparou para isso? Mesmo nos governos da Nação são mais os independentes, pois comunista com PASTA nunca ouve nenhum, não pode acusar quem nunca teve essas responsabilidades

Anónimo disse...

A triste verdade é que andaram todos errados, os pequenos e os grandes partidos.

Claro que quem teve poder de decisão tem mais culpas do que os que não tiveram. Há partidos que pecam por excesso de capitalismo e oportunismo como foi o caso do PSD durante a governação de cavaco e agora com este Coelho. E outros que pecam por defeito como foi o caso do PS quando lançou programas de apoio social a mais e que fez com que muitos emigrantes do leste e pessoas que nao trabalhavam pudessem vir a ter subsidios de sobrevivencia, e o trabalhor a bancar.

O País não aguenta tanto estado social, essa é a verdade dura e crua, e isto a cada mÊs que passa espera-se sempre mais uma bomba

Politicas erradas, falhanços governamentais, ausência de uma estratégia de desenvolvimento para o país, e cortes e mais cortes, sem um único plano, sem uma única aposta num ou noutro sector. Estamos nitidamente à deriva.
É urgente que este governo caia para se colocar o País a navegar novamente com um rumo definido. Não dá para esperar, não dá para ficar de braços cruzados!

Não há muitos anos contava-se quanto dinheiro entrava no país por minuto. Possivelmente, mais de metade foi investido em autoestradas, concessionadas a privados com clausulas protecionistas que transferiam o risco para o estado.

E depois é vê-los, a estes timoreiros que comandaram o País, como concelheiros de estado, como presidente da republica, ou em outras posições de destaque publico. Até um banco foi nacionalizado para esconder sabe-se lá o que mais além do que já veio a público.

Portugal, Portugal
O que é que estás à espera?

https://www.youtube.com/watch?v=baaJjAmO_Jw

Anónimo disse...

Pois é verdade, os comunistas só tiveram pastas não servem para mais nada. Ainda bem que a maioria dos portugueses não querem que o PCP seja Governo
Se fosse um grande partido como querem fazer crer há muito que já tinha sido governo.
E se não quer porque concorre nas eleições?.
O dinheiro…sempre o dinheiro

Anónimo disse...

Os comunistas sem estarem no governo ajudaram a destruir as empresas e a economia.
Através dos sindicatos têm destruído empresas boas e más.
A Auto-Europa se em vez de uma comissão de trabalhadores afecta ao BE tivesse uma PCP há muito que teria sido deslocalizada.
Imaginemos o que seria se governassem.
É só olhar para Alpiarça e para a questão do IMI.
Felizmente que o povo português não os deixa passar dos 10% e com tendência para baixar.
Nem com uma grave crise económica, com o País ocupado pela Troika conseguem subir dessa fasquia.
Afinal o povo português não é tão burro como o querem fazer parecer.