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sábado, 13 de abril de 2013

Cada vez há mais famílias alpiarcenses com dificuldades em pagar as contas da água e da luz


Os lares de muitas famílias alpiarcenses estão a chegar ao seu limite financeiro. Não conseguem suportar aumentos adicionais de impostos, dos preços da electricidade, do gás, de água ou mais reduções de rendimento.
As duras medidas de austeridade estão a ter impacto na vida das famílias em Alpiarça onde até o desemprego teima em aumentar.
O caso da falta de dinheiro para pagar a água é um caso bem pragmático.
 O que tem ajudado as famílias com dificuldades tem sido a empresa “Aguas do Ribatejo” (AR) que está “sensível a situações deste género” conforme informou ao JA, Nelson Lopes responsável pelo  Gabinete de Comunicação da ‘AR’.
A ‘AR tem “demonstrado grande abertura para negociar planos de pagamento”  porque  um dos problemas é  quando dificuldades pedem ajuda as famílias já vêm com atrasos de muitos meses mas a ‘Águas do Ribatejo’ tenta resolver a apoiar individualmente estas situações.
Por desconhecimento, e muitas vezes por vergonha, as pessoas deixam arrastar as situações e, quando se vêem confrontadas com a interrupção do fornecimento dos bens necessários é que pedem a ajuda para resolverem a situação fazendo com que os problemas da falta de dinheiro tenham vindo a aumentar conforme demonstram os números.
No primeiro trimestre de 2013 os pedidos de ajuda já chegam aos 380 mesmo havendo  o registo de   “cerca de 8500 consumidores e 3700 clientes no Município de Alpiarça” para nos acrescentar Nelson Lopes que “os números de 2012 revelaram um decréscimo de 2% de clientes comparado com o ano de 2011, no qual se inclui os clientes temporários, industriais, comerciais e domésticos. Este fato também reflete a eliminação de alguns contratos em locais que ficaram devolutos ou sem utilização que careça de abastecimento de água.”
Os “consumos de água estão a reduzir-se nos sete concelhos onde a ÁGUAS DO RIBATEJO garante o abastecimento” o que tem levado com que a  empresa esteja a fazer  “ campanhas de sensibilização com a QUERCUS e a DECO” para ajudar e promover nas devidas condições “ o uso eficiente da água nas escolas, locais públicos e junto das famílias” de forma a todos possamos “ganhar com a eliminação dos desperdícios” a consequentemente haver mais poupança.
A ‘Águas do Ribatejo’ reconhece que existe muitas “famílias consumidoras de água com dificuldades” e que solicitam à distribuidora a “possibilidade do pagamento faseado de valores em atraso” o suficiente para neste momento haver “cerca de 380 pessoas do concelho de Alpiarça a beneficiarem do tarifário social e uma dezena de famílias numerosas que têm um tarifário bonificado devido a essa condição” mas a “empresa tem uma política de responsabilidade social que está devidamente estabelecida por orientação dos representantes dos sete municípios acionistas” o que leva por esta razão a não haver “processos em contencioso” o que se conclui facilmente que cada vez há mais famílias alpiarcenses com dificuldades em pagar as contas da água e da luz.

Por: António Centeio

5 comentários:

Rogerio Felix Ferreira disse...

Rogerio Felix Ferreira: POBREZA ESTA A AUMENTAR EM TODO O PAIS, MENOS EM SÃO BENTO..
(do Facebook)

Anónimo disse...

Falem com o Celestino, Octávio e Osório que talvez eles mandem o Presidente e os Vereadores a ajudar o povo, o que eu duvido.

Anónimo disse...

Comentarista das 14.12 gozar com a miséria e problemas dos outros não é bonito.
Os problemas e a desgraça dos outros amanhã podem ser os seus.
A propósito que já fez para ajudar estes alpiarcenses ou outras pessoas nas mesmas condições

Anónimo disse...

Seria de extrema conveniência que o senhor Nelson Lopes, responsável pelo gabinete de comunicação da AR, depois de mostrar tanta sensibilidade em nome da empresa, pela população consumidora sem dinheiro e sem outra alternativa de abastecimento deste líquido essencial à vida, que todos conhecemos como água, responda às questões (ou afirmações) colocadas por um colaborador do JA que se assina por Repórter Y.
Gostaríamos todos, leitores e consumidores, de ver nestas páginas a posição da empresa Águas do Ribatejo, face às afirmações supra reproduzidas pelo autor do texto.
A transparência acima de tudo, como é o lema das pessoas de bem.
Ficamos à espera.

Leitor atento

Anónimo disse...

Hoje domingo 14-4-2013 o outeiro do Carvalhal a parte alta da vila não teve água da rede toda a tarde, as pessoas mais idosas acamadas não puderam tomar o seu banho, acho mal, muito mal mesmo. Quem for o responsável desta anomalia que ao menos tenham a humildade de avisar os mais idosos para poderem fazer a sua higiene diaria num lar ou na instituição ...Para isto é que todos os politicos e independentes que andam à caça de taxo deviam de reparar.Em vez de andarem a dizerem mal uns dos outros.