.

.

.

.

sábado, 9 de abril de 2011

Preço dos combustíveis volta a subir na próxima semana

Preço da gasolina e do gasóleo já subiram mais de 12 e 16 cêntimos, respectivamente, desde o início do ano.
Os portugueses nunca pagaram tanto para encher um depósito de combustível e na próxima semana vão passar a pagar ainda mais.
O comportamento dos mercados antecipa um aumento do preço da gasolina na próxima semana. O gasóleo também vai subir, mas menos.
Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. Segundo dados da Bloomberg, o preço do gasóleo nos mercados internacionais subiu quase 2%, enquanto a gasolina valorizou 3%.
Os sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis reflectem a valorização da matéria-prima, que está a ser pressionada pela instabilidade política no Médio Oriente e no Norte de África e, mais recentemente, pela crise no Japão, explicam fontes do sector.
Esta sexta-feira, o crude, negociado em Nova Iorque, já era transaccionado a 111 dólares por barril, enquanto o barril de 'brent', negociado em Londres e que serve de referência para as importações nacionais, custava quase 125 dólares, o valor mais elevado dos últimos 33 meses.
O último relatório da Autoridade da Concorrência revela que, em 2010, os combustíveis tiveram duas vezes mais subidas (35) do que descidas (17) nos preços médios antes de impostos. Não será por isso de estranhar que, segundo Bruxelas, Portugal tenha dos combustíveis mais caros entre os 27 Estados-Membros, antes e depois de impostos.
O preço de referência do litro de gasóleo em Portugal está actualmente em 1,434 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,599 euros por litro. No entanto, nos postos de abastecimento, os portugueses estão já a pagar mais de 1,6 euros por litro, dado que os revendedores cobram normalmente preços superiores aos valores de referência. São os preços mais elevados de sempre tanto para a gasolina como para o gasóleo que, desde o início do ano, já subiram mais de 12 e 16 cêntimos, respectivamente.
«DE»

Sem comentários: