Eleitos municipais visitam obras em curso e elogiam modelo da empresa
O investimento que a ÁGUAS DO RIBATEJO está a fazer no Município de Almeirim ultrapassa os 10 milhões de euros, sendo cerca de 8 milhões em saneamento e 2,2 milhões na rede de abastecimento de água. As obras, a maioria já concluídas ou em fase de conclusão, foram visitadas no sábado, 2 de Abril, por mais de duas dezenas de autarcas da Câmara e Assembleia Municipais de Almeirim.
A jóia da coroa é a Estação de Tratamento de Águas residuais de Almeirim /Alpiarça, uma ETAR modelo onde foi possível apreciar várias espécies de aves em reprodução. A estação que já está em funcionamento, num espaço de18 hectares, junto ao Paul da Gouxa, vai receber as águas residuais dos Municípios de Almeirim e Alpiarça, incluindo as zonas industriais, e está equipada com os mais modernos sistemas de saneamento.
Esta obra custou 3 milhões de euros e é o maior investimento de um conjunto de obras que os autarcas visitaram em Almeirim, Raposa, Benfica do Ribatejo e Paço dos Negros.
O presidente do Conselho de Administração da ÁGUAS DO RIBATEJO, José Sousa Gomes, que é também presidente do Município de Almeirim, referiu que houve uma grande aposta no saneamento de modo a garantir até 2013 uma cobertura eficaz de todo o concelho na ordem dos 90 por cento.
Sousa Gomes adiantou que irá ser feito também um investimento significativo nos sistemas de abastecimento de água, com alargamento das redes e substituição de condutas e equipamentos mais antigos.
No final da visita o director-geral da ÁGUAS DO RIBATEJO anunciou que apesar dos elevados investimentos já concretizados de 54 milhões de euros em dois anos de actividade, a empresa municipal conseguiu apresentar resultados positivos no final de 2010 com “uma poupança de 400 mil euros” que serão canalizados para investimento, “segundo decisão unânime dos presidentes dos municípios accionistas”. Moura de Campos apresentou um estudo comparativo que revela que os 56 mil clientes da ÁGUAS DO RIBATEJO pagam a factura mais barata de toda a região, incluindo vários municípios de Grande Lisboa.
O Presidente da Assembleia Municipal de Almeirim, o médico José Maroço elogiou o sucesso do modelo seguido pela ÁGUAS DO RIBATEJO e exortou os responsáveis pela empresa a manterem e alargarem as suas preocupações sociais e ambientais. O autarca enalteceu o caminho seguido na sensibilização para o uso eficiente da água realçando que os consumidores têm de entender que a água é um bem escasso e essencial para a vida.
O vereador José Aranha Figueiredo salientou as vantagens da empresa não ter accionistas privados e realçou a importância dos investimentos em curso no concelho de Almeirim. O autarca considerou que os resultados financeiros obtidos pela empresa no ano de 2010 demonstram que é possível ter um sistema sustentável gerindo com preocupações sociais.
A ÁGUAS DO RIBATEJO já investiu 54 milhões de euros na região e prevê realizar um volume de obras no valor de 131 milhões de euros, um investimento que resulta também da entrada na empresa municipal do Município de Torres Novas que vai trazer mais 44 mil consumidores e mais 20 mil clientes. Actualmente, a ÁGUAS DO RIBATEJO tem 56 mil clientes repartidos pelos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche e Salvaterra de Magos.
MUNICÍPIOS DE ALMEIRIM/ALPIARÇA
Investimento total de 10,2 Milhões de Euros
Subsistema de Saneamento
8 Milhões de Euros (+IVA)
Subsistema de Abastecimento de Água
2,2 Milhões de Euros (+IVA)
Obras iniciadas em Março de 2010 e concluídas ou em fase de conclusão
SANEAMENTO:
Estação de Tratamento de Águas Residuais de Almeirim e Alpiarça
Custo: 2.939.953,77 Euros (+IVA)
Estação Elevatória da Zona Norte de Almeirim (piscinas)
e Estação Elevatória do Largo General Guerra
(Em funcionamento desde Janeiro de 2010)
Custo das duas obras 232.685,15 Euros
Estação Elevatória de São Roque
(em fase de conclusão)
625.567,44 Euros
ETAR e Estação Elevatória de Benfica do Ribatejo
(em fase de conclusão)
387.850,81 €
ETAR e Sistema Elevatório de Paço dos Negros
1.262.271,37 Euros
(obra em curso, a concluir no final do primeiro semestre de 2011)
ETAR DA RAPOSA
360.109,64 Euros
360.109,64 Euros
(Conclusão prevista para Junho)
Construção do Sistema de Drenagem de Águas Residuais de Foros de Benfica
997.496,39 Euros
Construção do Sistema de Drenagem de Águas Residuais de Paço dos Negros
911.568,17 Euros
Execução da Rede de Saneamento de Fazendas de Almeirim
310.103,4 Euros
Abastecimento de Água:
Reservatório de Fazendas de Almeirim (está concluído)
Subsistemas de Abastecimento de Água de Alpiarça e de Fazendas de Almeirim/Frade de Cima
(A concluir até ao final de 2011)
1.678.460,82 Euros
Empreitada de Execução da Rede de Abastecimento de Água de Paço dos Negros – Zona Baixa (A concluir até ao final de 2011)
448.127,91 Euros
Inclui reservatório de Paço dos Negros (concluído)
Sem comentários:
Enviar um comentário