.

.

.

.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mário Santiago diz que houve abuso de poder durante os 12 anos de gestão socialista em Alpiarça

Mário Santiago, Presidente da
Assembleia Municipal.
Foto: O Mirante
Fiz parte de uma geração de pessoas que viram doze anos de gestão socialista em Alpiarça. Que viram uma gestão egoísta, não voltada para as pessoas, com ofensas às liberdades da população. Se pensarmos que as pessoas foram limitadas, por exemplo, na assembleia municipal de se exprimirem isso é uma ofensa à liberdade das pessoas. A minha família sempre me ensinou que a ditadura não era uma coisa boa e sempre valorizou a importância da liberdade de expressão. Quando me disseram que, de certa forma, eu poderia ajudar a inverter o tal ciclo de limitação de liberdade de expressão, aceitei.
De certa maneira foi ditadura. Existiram alguns abusos de poder e bastante autismo em relação ao que a população estava a querer dizer para dentro do poder autárquico e que a maioria não queria ouvir.
A pessoa que representava o PS no poder autárquico era o presidente, Joaquim Rosa do Céu. Se é a pessoa que tem o poder dentro de uma estrutura autárquica, e se as coisas não funcionam, se alguém tem que ser culpabilizado obviamente que é o presidente.
É obviamente um trabalho que não é fácil. Os pressupostos de governação que foram definidos na altura em que a CDU se candidatou a estas eleições foram completamente adulterados quando conhecemos a situação financeira da autarquia. Tínhamos a noção que a situação financeira da autarquia não era a melhor, mas ninguém fazia ideia que, segundo o estudo dos Técnicos Oficiais de Contas, Alpiarça era uma das dez piores câmaras do país do ponto de vista financeiro. Ninguém fazia a ideia que os limites de endividamento estavam ultrapassados há muito tempo.
Saiba mais em:
http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=43503&idSeccao=544&Action=noticia

8 comentários:

Anónimo disse...

já li. Boa entrevista e sem papas na lingua como tem sido habitual neste jovem autarca

Anónimo disse...

Até parece que o Presidente Rosa do Céu não foi sucessivamente eleito pelo voto popular. Ou será que só agora é que houve eleições livres em Alpiarça. O que o Sr. Santiago está a dizer é passar um atestado de estupidez aos Alpiarcenses que em 3 eleições sucessivas votaram em Rosa do Céu.
A democracia é isto, é sobretudo alternância de poder. O sr. sabe lá o que é viver em ditadura para estar a dizer o que diz
Um democrata

Anónimo disse...

Considero uma excelente e esclarecedora entrevista, tive muito gosto em lê-la na íntegra. O que me marcou particularmente é que geralmente o Mário Santiago trabalha até às 3/4 da manhã nas assembleias municipais como presidente de mesa e para além de todo o trabalho que faz gratuitamente para o Grupo de Dadores de Sangue ainda lhes oferece o valor de TODAS as senhas de presença. É certo e sabido que praticamente todos militantes do PCP oferecem as senhas de presença nas reuniões (câmaras e assembleias) ao Partido, o que é meritório, é uma forma de ajudaram o partido, porém como independente penso que não é menos meritório esta oferta do Mário Santiago ao Grupo de Dadores de Sangue.

Quanto à gravação integral das sessões da assembleia em vídeo, devia ser para ontem. Talvez só assim alguns percebam como são ridículos e como estão ali só para empatar os trabalhos.

Anónimo disse...

nao publicar isto, mas esta de gravar as assembleias municipais em vídeo daria uma boa notícia para o JA,

Anónimo disse...

Mais uma vez o homem pôs o dedo na ferida. Controverso q.b. mas que não deixa ninguém indiferente, seja A ou B, seja do PS ou da CDU. Só é pena que outros se acagacem e só digam o que dizem a coberto do anonimato. Mas ainda têm medo do Rosa do Céu, depois de todo este tempo ?

Anónimo disse...

"Quando me disseram que, de certa forma, eu poderia ajudar a inverter o tal ciclo de limitação de liberdade de expressão, aceitei."
É NESTA ACEITAÇÃO QUE COMPREENDE A SUA ACTUAÇÃO DE MENINO BIRRENTO QUE QUANDO NÃO LHE CHEIRA INTERROMPE AS SESSÕES PARA CONTRIBUIR PARA O FOMENTO DA INDUSTRIA TABAQUEIRA?
"bastante autismo em relação ao que a população estava a querer dizer para dentro do poder autárquico e que a maioria não queria ouvir"
SERÁ QUE SABE O QUE SIGNIFICA AUTISMO?
"e se as coisas não funcionam, se alguém tem que ser culpabilizado obviamente que é o presidente"
ESTARÁ A PREPARAR-SE PARA SUBSTITUIR O PROF. MARINHO - É QUE TODOS CONCORDAM QUE NESTE ANO POUCO OU NADA FUNCIONOU...
"mas ninguém fazia ideia"
DESTA É QUE CULMINOU.... CHAMA NO MINIMO DE INCOMPETENTES AOS VEREADORES DA CDU ANTERIORMENTE ELEITOS - PREPAREM-SE QUE DEVE QUERER SUBSTITUIR ALGUM....
"Ninguém fazia a ideia" CONFIRMA-SE.... ALGUMA FACADA NAS COSTAS DEVE ESTAR PARA SAIR

Perante isto só tenho uma coisa a dizer.... esperava-lhe o discernimento para saber que deveria estar calado, é que mosca não entrou! Realmente esta equipa mais vale tentar trabalhar e dar menos nas vistas é que cada vez que um abre a boca é só tiros nos próprios pés lolllll

Anónimo disse...

Também gostava de ver o pessoal do PS a oferecer as senhas a Instituições de Caridade, Lares de Idosos, Crianças Orfãs e outras. Para irem para as Assembleias dizerem as BABOSEIRAS que dizem, até deveriam ser obrigados a pagar o direito de antena que lhes dão! AH POIS É !!!

Anónimo disse...

Por causa do trabalho desenvolvido pelo executivo socialista é que agora a CDU está aflita?
«É obviamente um trabalho que não é fácil. Os pressupostos de governação que foram definidos na altura em que a CDU se candidatou a estas eleições foram completamente adulterados quando conhecemos a situação financeira da autarquia. Tínhamos a noção que a situação financeira da autarquia não era a melhor, mas ninguém fazia ideia que, segundo o estudo dos Técnicos Oficiais de Contas, Alpiarça era uma das dez piores câmaras do país do ponto de vista financeiro. Ninguém fazia a ideia que os limites de endividamento estavam ultrapassados há muito tempo» disse o presidente da assembleia e encontra-se publicado neste jornal.
Mas o que disse, o presidente municipal é no meu entender uma desculpa esfarrapada ou de mau pagador ou então algo está mal contado.

Mas os então vereadores Mário Pereira e Mário Peixinho não sabiam que os «limites de endividamento estavam ultrapassados» e não tinham conhecimentos dos valores?
Se não sabiam o que estavam a fazer ou faziam na Câmara nem tão pouco dos valores constáveis no Orçamento como das dívidas existentes ou feitas sabiam?
Não nos venham dizer que os socialistas aprovavam secretamente os empréstimos em reuniões de Câmara e depois levavam a aprovação para a Assembleia Municipal e os «mários» não sabiam nem ouviam as discussões?
Poupem-nos”

O melhor que tinham a fazer é virem-se embora, porque não estavam lá a fazer nada