.

.

.

.

sábado, 3 de outubro de 2009

A POSSIBILIDADE DE EXISTIR UMA REDE DE TRANSPORTES URBANOS - "TUAL"

Sinceramente gostei do Programa que tive oportunidade de ler nos Águias.

Bem apresentado, com ideias simples por um lado e que vêm de encontro a algumas necessidades básicas das populações, sobretudo residentes nos lugares, mas também têm um projecto de longo alcance relativamente a estratégias de desenvolvimento global para o concelho. Gostei por exemplo da criação e instalação de uma "Oficina das Artes" com as valências de incubação de associações culturais, no âmbito das expressões artísticas e a criação de condições para a instalação de uma Escola de Artes em cooperação com o Projecto de Desenvolvimento e Promoção da Casa dos Patudos.

Parece-me uma iniciativa com pés para andar e que deixaria José Relvas orgulhoso, pois era dar o verdadeiro destino que ele sonhou para os Patudos. A Rota Malhou parece também ser uma boa ideia e simples de implementar com os concelhos envolvidos pela vida de José Malhoa - Alpiarça-Caldas da Rainha-Figueiró dos Vinhos e Lisboa. Pode ser uma boa fonte de rotação de turistas de arte, e que beneficiará profundamente o o nosso Museu.

Fiquei também curioso em ver implantar o Orçamento Participativo, com recurso à medida Opções Partilhadas pelos habitantes dos lugares. Outra medida que me atraiu a atenção foi a possibilidade de existir uma rede de transportes urbanos -TUAL, quem em muito irão aproximar as populações dos lugares a Alpiarça. Chamou-me também a atenção a proposta de ajudar os agricultores a implementarem um Projecto Hídrico, com aproveitamento da água do Tejo, destinado à rega das propriedades agrícolas, etc.

Vou continuar a ler com atenção o programa e expressar a minha opinião, que, para já, me parece muito bem pensado, e vê-se que andou por aqui muita colaboração das associações culturais e desportivas, bem como de agricultores e industriais de Alpiarça.

Olha Sónia, estou um pouco mais à tua direita, em termos políticos, mas conta comigo e porventura de muitos dos meus correligionários, e todos temos a consciência que com a vitória do Partido Socialista nas eleições legislativas tu é que tens as melhores condições de diálogo com o próximo Governo. Disso não tenho tenho qualquer dúvida e eu quero o melhor para Alpiarça.

Por: MJR

Para mais detalhes, consultar:APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA AUTÁRQUICO DO PARTIDO SOCIALISTA

13 comentários:

Anónimo disse...

Curiosamente, o TUAL é uma ideia apresentada primeiro pela CDU e que à semelhança de outras, também faz parte do programa do PS. Uma cópia, em muitos pontos daquilo que a CDU já tinha apresentado.
Por aqui se vê a ausencia de ideias

Anónimo disse...

Tenho uma duvida no programa do PS que gostava de ver esclarecida. Vejo por aí uns cartazes da candidata do PS á assembleia municipal que diz que quer dar voz aos alpiarcences. como o pretende fazer? Pretende alterar o ponto 2 do regimento da assembleia de forma a permitir novamente a intervenção dos municipes? È que julgo que o nº 2 e o nº3 da lista do ps para a assembleia, nesta legislatura votaram contra a intervenção do publico. Será que vão mudar de opinião ? Esclareçam-me por favor. À já agora parece-me que o sr Pais da junta de Freguesia também votou a favor de se retirar a palavra aos municipes de forma livre e sobre os assuntos que entendessem sobre o concelho de Alpiarça. Viva a liberdade.

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo das 12:31. Eu, que tenho vindo a acompanhar minimamente a apresentação das propostas da CDU para Alpiarça desde já há algum tempo (nomeadamente nos blogues), agora fiquei um pouco decepcionado com o que vi no programa do PS. Esperava mais! As ideias mais inovadoras já tinham dono. Assim não vamos lá ...

Anónimo disse...

Já cá faltavam estes a reclamar a autoria das ideias.
Como não as têm...

Força Sónia.Vamos vencer.
E é com diálogo com populações, associações e demais que isso se consegue.
FORÇA

Anónimo disse...

É preciso dar muita força, é! Apesar de tudo não podemos desistir. Vá, agora já falta pouco!

JA disse...

A dúvida do leitor das 14.27 foi enviada pelo "Jornal Alpiarcense" para um dos responsáveis pelo movimento civico "PS/Alpiarça é a Razão". Se for respondida arespectiva duvida será logo publicada neste jornal

Anónimo disse...

Ora então vamos lá a ver:
- algumas ideias e propostas da CDU têm vindo a ser apresentadas há já vários meses através de iniciativas públicas, do site da CDU e dos blogues;
- o Dr Mário Pereira apresentou o Programa Eleitoral da CDU (completo) no salão da Música no dia 19 de Setembro de 2009;
- nessa mesma noite, o Programa (completo) foi colocado na internet para download no site da CDU e o link enviado para o blogues, que o reproduziram;
- o PS apresentou o seu Programa na biblioteca pública no dia 30 de Setembro.
O PS apresentou o seu Programa 11 dias depois de o Programa da CDU ter sido apresentdo e estar disponível online, de ter sido noticiado no Mirante e no Ribatejo, etc.
Pergunta: o pessoal do PS que distorce a verdade anda a querer gozar com a inteligência das pessoas?
Pode-se discutir as ideias que sejam diferentes, mas agora tentar manipular os factos e enganar os alpiarcenses...

Anónimo disse...

O programa da CDU é de uma pobreza franciscana, não venham tapar o sol com a peneira. Depois, fazem longas páginas de texto copiado da internet para justificar coisas sem nexo. Alpiarça desperdiça luz nocturna? Então se a proposta é ficarmos ainda pior iluminados, teremos de andar com uma candeia no bolso. Dá vontade de rir! Ah, já sei, é que o candidato à Assembleia Municipal precisa de se divertir a ver as estrelas.
A Sónia Sanfona não precisa das ideias da CDU. Precisou das ideias das dezenas de alpiarcenses, associações e empresas com quem reuniu e continua a reunir. Não faz tudo à sucapa, rodeada pelos funcionários partdários.
E quanto à candidata à Assembleia Municipal, ela tem muita experiência de trabalho para saber exactamente o que quer, não precisa de ser ajudada pelo anónimo das 14:27. E em breve esclarecerá a sua dúvida, aguarde mais uns dias.

Anónimo disse...

Ó 22:38, já todos percebemos que estão desesperados e só estão desesperados porque não conseguiram fazer o que deveriam ter feito enquanto estiveram na Camara.
Pobreza Franciscana é o espirito de quem diz mal só por dizer quando nem sequer viu o programa da CDU.
Leia um e leia outro e depois diga-nos de forma sincera de qual gostou mais...

Anónimo disse...

Para o senhor que farta-se de escrever em nome da candidatura do PS, dizendo mal de todos os projectos e ideias da CDU para Alpiarça, se reflectisse um pouco antes de dizer que o tema da Iluminação Publica é disparatado, talvez se tivesse apercebido que tambem a Iluminação Publica é abordada pelo programa do PS (mais um ponto do programa da CDU que foi plagiado). Mas com uma diferença... no Programa do PS não passa de um tópico porque nem sabem do que estão a falar. Só nao puseram lá um Observatorio porque nem sabem do que se trata e para que serve. Assim como se estão borrifando para os jovens que se interessam pela ciencia e pelo conhecimento. Dá até a impressão que voces, apoiantes da Sonia Sanfona defendem que o conhecimento não deve estar ao dispor do Povo. Haviam uns senhores que antes do 25 de Abril também pensava assim...Mas garanto-lhe que os verdadeiros socialistas (e esses não vão votar na Sonia) nao pensam dessa forma. Infelizmente o vosso Projecto deixaram-se rodear das pessoas erradas que de socialistas têm muito pouco e é muito provavel que dia 11 de Outubro fique na historia de Alpiarça. A ver vamos.

JA disse...

Jornal Alpiarcense existe para publicar noticias e não para dar projecção dos comentários. Se alguns leitores pensam que neste jornal é permitido a publicação de "roupa suja" como publicar comentários sem nexo, então desenganem-se, porque dispensamos esses leitores e colaboradores.
Não existe neste jornal numa secção de lamentações para que btenhamos de publicar comentários.
Aos leitores que nos acusam de apagar comentários ( que o provem e que se identifiquem)dispemsamos a sua colaboração, porque os leitores que fazem esta acusação não são nossos leitores, porque se o fossem, já há muito conheceriam as linhas editoriais deste jornal como o critério deste jornal na publicação de comentários e crónicas.

António Centeio disse...

I NFORMAÇÃO AOS LEITORES

Ao leitor que nos enviou um comentário (que não foi publicado) dizendo que «“JORNAL ALPIARCENSE” sendo um jornal de referência, nem sempre publica todos os comentários» disse uma grande verdade. É exactamente por sermos um JORNAL DE REFERÊNCIA” que não publicamos todos os comentários. Porque sendo este jornal uma referência tem que ser selecto em certos princípios de opinião e de artigos para que possam continuar a ser uma referência.
JORNAL ALPIARCENSE não existe nem é esse o seu objectivo para servir de transmissão a comentários e muito menos de porta-recados de quem quer que seja.
Os leitores que se queixam que os seus comentários não são publicados ou alguns concorrentes que querem dizer aqui aquilo que não podem dizer noutros locais, aconselhamos a que o façam para outros blogues onde possa ser permitido aquilo que não é aqui.
Dispensamos estes leitores e comentaristas porque não existimos para transmitir a quem quer que seja «noticias de roupa suja» ataques pessoais ou a publicação de comentários sem qualquer argumento.
É esta a diferença do JORNAL ALPIARCENSE” para com outros possam existir. Aqui no “JORNAL ALPIARCENSE” somos rigorosos na selectividade e sérios na informação. Daqui porque somos uma referência: Somos transparentes, estamos identificados e localizados.
Todos os leitores sabem quem é este o administrador do jornal e para que fique bem claro para quem ainda possa ter duvidas, informamos bem claro que: o “JORNAL ALPIARCENSE” é o único blogue que se responsabiliza pelo que publica e que assume toda a responsabilidade daquilo que anuncia e publica. Não nos escondemos atrás do anonimato.
É esta a grande diferença de um jornal de referência que para além dos seus defeitos á BEM TRANSPARENTE E ESTÁ IDENTIFICADO PERANTE OS LEITORES.
Gostamos de ser assim. É muito bonito a transparência e assumir a responsabilidade daquilo que fazemos.
Quem pense o contrário e queira ver todos os seus comentários publicados no anonimato não a queremos nem a desejamos.
António Centeio

Anónimo disse...

Sr. comentador da 1:05, os apoiantes de Sónia Sanfona não são ignorantes. Se olhar bem para as listas verá que são pessoas muito instruídas e que é precisamente isso que querem para toda a população de Alpiarça e para si também - que sejam instruídos e cultos. Se ler o progrma eleitoral constatará que até existe um tópico sobre Alpiarça Instruída - comunidade de conhecimento. Será que já leu o programa eleitoral do PS? Ou apenas vê o que está na cartilha, como todos os seus "camaradas"? Então, se não leu, excuse-se de comentar.