.

.

.

.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

4 milhões de euros para arranjar diques

Diques do Vale do Tejo situados nos concelhos de Alpiarça, Almeirim, Chamusca e Golegã vão beneficiar de investimentos de cerca de 4 milhões de euros em obras de reparação, reabilitação e consolidação, que deverão ser também associadas a futuras utilizações para fins de lazer e fruição da natureza.

Protocolos neste sentido foram assinados, na semana passada, entre o presidente da Administração da Região Hidrográfica do Tejo (ARHT) e os presidentes das quatro câmaras municipais envolvidas, prevendo que as verbas destinadas à reabilitação dos diques tenham origem no orçamento próprio da ARHT e em fundos comunitários.

As autarquias comprometem-se, por seu turno, a assegurar a manutenção corrente destes diques e a instalar sinalética e equipamentos que promovam actividades de lazer e fruição da natureza, com percursos pedonais e ciclovias.

No mesmo dia foi celebrado um outro protocolo entre a ARHT e as Câmaras de Almeirim e Alpiarça, que visa reabilitar o sistema de recolha e tratamento de águas residuais domésticas dos dois concelhos.

O texto prevê um investimento global de 4,5 milhões de euros, que inclui a reabilitação da estação de tratamento de águas residuais e planos de fiscalização e monitorização das descargas da ETAR e de monitorização da qualidade da água na vala de Alpiarça.
«O Público»

Sem comentários: