.

.

.

.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

E agora ? ............

Em Portugal costuma dizer-se, “o povo é sábio e soberano”.
E a nível político, também será assim?Será que o povo castigou quem mereceu e premiou quem provou trabalhar bem?
Basta olharmos para o que se passou nas ultimas autárquicas, no distrito de Santarém, Em Rio Maior o já quase dinossauro Silvino Sequeira, perdeu para a candidata do PSD, em Ourém o PSD perdeu para o PS depois de muitos anos sob os desígnios social-democratas, em Alcanena o PS recuperou a câmara que tinha perdido á quatro anos para um grupo de cidadãos e em Alpiarça a CDU voltou a recuperar a câmara perdida á 3 mandatos.
Em todas as outras venceu quem já estava no poder. Como é o caso de Almeirim.
Vou me centrar nas câmaras mais próximas, temos Santarém, Coruche, Almeirim e Alpiarça com maiorias absolutas onde vai ser fácil o exercício do poder, mas temos uma aqui bem perto, a Chamusca, onde a CDU voltou a ganhar mas sem maioria absoluta, ou seja vai ter de negociar com os vereadores da oposição tudo o que o presidente da câmara pensar para o concelho.
Nos outros não se passa isso, as vontades da maioria vão passar sempre.
E será que isso é bom ou mau?Tomemos o caso de Almeirim (PS) e de Alpiarça (CDU) duas forças politicas diferentes, com ideias diferentes e maneiras de trabalhar provavelmente distintas.Então o que irá acontecer durante os próximos quatro anos?
Vamos ter mais do mesmo?
Os vereadores da oposição a votar sempre contra tudo o que a câmara apresentar?
Ou vão tentar ser uma mais-valia, mostrar-se pela positiva, aprovar propostas que sejam boas para o concelho independentemente da sua autoria, ou pelo contrário vão estar quatro anos a lamentarem-se e a acusar quem ganhou com maioria?
Vai ser interessante ver o que irá acontecer nos dois concelhos vamos ver como se vão portar os vereadores do PS na maioria de Almeirim e na oposição de Alpiarça e claro vice-versa os vereadores da CDU no poder em Alpiarça e na oposição de Almeirim.
Vai ser interessante ver o seu comportamento e daqui a quatro anos, cá estaremos de novo para avaliar as suas prestações.
No caso de Almeirim vamos ter um vereador de um grupo de cidadãos, vai ser interessante ver o seu trabalho também.

«Almeirim hoje».

Sem comentários: