.

.

.

.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O futuro Observatório de Alpiarça um dia causará situações como estas

Quem quer passear no espaço com os pés assentes na terra?
Há 400 anos, Galileu Galilei espantou o mundo com o que observou usando uma simples luneta, construída pelo próprio. No âmbito do Ano Internacional da Astronomia, o convite é reformulado a Portugal e a mais de 50 países durante os próximos três dias
Atalaia (Montijo, Setúbal), Aveiro, Braga, Bragança, Caldas da Rainha, Constância (Santarém), Entroncamento, Espinho, Fátima, Guarda, Mira (Coimbra), Montargil (Ponte de Sor, Portalegre), Porto, São João da Madeira, São Pedro do Estoril, Sandim e Vila Nova de Gaia são as localidades portuguesas que vão participar nas ‘Noites de Galileu’.
Até sábado, mais de meia centena de países por todo o mundo promovem passeios visuais pelo sistema solar, naquela que é uma das maiores iniciativas de divulgação científica alguma vez realizada.
Com um computador e um telescópio em qualquer parte do mundo, os amantes da astronomia podem trilhar o caminho percorrido por Galileu em 1609 ou, em Portugal, associar-se às várias actividades organizadas.
Até 27 deste mês decorre ainda um concurso de astrofotografia, que vai distinguir as melhores imagens do céu a partir da Terra e os objectos celestes mais longínquos.
«SOL»

Sem comentários: