Gostava de poder afirmar que o debate político em Alpiarça está quentinho, o que na minha opinião seria bom. Sou daqueles que entendo que a discussão com base em ideias e argumentos ainda que diferenciados, representa uma mais-valia para a formação da opinião dos cidadãos.
Mas, não posso dizer que o debate está bom, pelo facto desse debate não existir.
Do lado da coligação PSD/PP nota-se algum atraso, motivado certamente pelo facto de ainda andarem à volta com as listas.
Do lado do PS ainda pouco se sabe quer sobre propostas, quer sobre a própria lista no seu todo.
Do lado da CDU, pode dizer-se que leva um grande avanço. Iniciativas em todo o lado e para todos os gostos.
Como contra ponto à dinâmica da CDU e à amplitude das suas listas, onde um número considerável de candidatos é independente, vamos assistindo ao acentuar das manobras de intoxicação e de difamação, escudadas no anonimato.
Não tenho nada contra o anonimato. Mas entendamo-nos. Não se pode fazer afirmações do tipo “ a CM financiava o PCP” ou “eu sei do que falo” e depois resguardarmo-nos no anonimato…Quando se sabe do que se fala, deve falar-se do que se sabe, sem medos!
Vamos ao que verdadeiramente interessa.
Estamos a poucas semanas das eleições legislativas e autárquicas.
Nas legislativas deveria estar em discussão o balanço da governação do PS com maioria absoluta e as propostas alternativas das diferentes forças políticas.
Nas autárquicas deveriam estar em discussão os 12 anos de gestão PS em Alpiarça, as propostas e projectos das diversas candidaturas.
Alguém anda a discutir sozinho, ou quase…
Para algumas pessoas, não é isso que importa discutir.
E já usaram quase todas as balas do seu arsenal de patacoadas balofas e fora de prazo:
- Presidente da CM de Sines;
- Cuba (será daí que vêm os médicos?), Venezuela, Coreia;
- Cooperativas, reforma agrária;
- PREC (um ilustre cidadão até teve uma notável expressão do tipo “ depois do 25 de Abril, ainda foi pior que no tempo da PIDE…)
- ETC, ETC.
Entretanto veio à baila o Mouchão.
Trata-se de uma matéria que justificará uma discussão mais funda, mais fundamentada e mais abrangente. Proponho-me depois de Outubro contribuir para a dinamização dessa discussão. Agora não!
A seguir ao Mouchão vem a acusação recorrente das “listas de pessoas a bater” pelo PCP antes e depois do 25 de Abril… Ficamos agora a saber que existe em Alpiarça um cidadão - ou será mais do que um? - que terá as “provas” que a PIDE, apesar de ter tentado forjá-las, nunca conseguiu apresentar, sobre os supostos “crimes” do PCP.
Face a tamanha descoberta que vem revolucionar tudo o que se tem dito ao longo de décadas sobre a resistência ao fascismo em Portugal, impõe-se que o investigador/historiador se apresente para receber o justo reconhecimento por tamanha descoberta.
Porquê agora?
Cada um que tire as suas conclusões…
Por: Alberto Maravilha
1 comentário:
"Entretanto veio à baila o Mouchão.
Trata-se de uma matéria que justificará uma discussão mais funda, mais fundamentada e mais abrangente. Proponho-me depois de Outubro contribuir para a dinamização dessa discussão. Agora não!
"
Pode especficar mais um pouco esta sua ideia, nomeadamente quanto aos pontos a discutir sobre o mouchão
Enviar um comentário