.

.

.

.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Longe da vista, longe do coração, mas que venha a "estátua"

Há um projecto ou ante-projecto de um arquitecto para colocar o Monumento ao Povo de Alpiarça no Largo Vasco da Gama, também conhecido por Praça Velha,este estudo/trabalho foi-lhe encomendado pela autarquia o que significa portanto que o arquitecto não é o autor da ideia de colocar o monumento neste Largo, quando muito apenas será o autor do projecto.

Ainda que ideia possa colher algum apoio, visto a Praça Velha ser um local onde o povo se juntava para reclamar melhores salários e em cuja proximidade foi morto à bala de espingarda de um GNR Alfredo Lima, caso não seja demolido um edifício onde agora funciona uma loja de ferragens e que estava condenado à demolição antes da sua utilização para tal fim, o Monumento em causa fica escondido.

É como quem diz «longe da vista, longe do coração».

Armando Ferreira faz favor de ser meu amigo e há tempos perguntei-lhe se ele concordava com a ideia.

O Armando foi muito claro e disse-me que o Monumento foi pensado para o Largo de "Os Águias" e que sendo uma figura em tamanho natural e sentada, não tem dimensões para ser colocada em rotundas ou em largos de grande dimensão ou onde os prédios envolventes sejam demasiado altos.

É claro que sendo a câmara a dona da obra, colocá-la-á onde quiser, mas o seu autor, ainda vivo e de boa saúde terá uma palavra a dizer.

Por: Sommer em exclusivo para J.A.

Sem comentários: