A Junta de Freguesia de Alpiarça candidatou-se junto do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) à criação de um Gabinete de Inserção Profissional (GIP), com o objectivo de apoiar jovens e adultos desempregados na definição, ou desenvolvimento, do seu percurso de inserção, ou reinserção, no mercado de trabalho, em estreita cooperação com os Centros de Emprego do IEFP.
O executivo da Junta de Freguesia tem o prazer de informar toda a população que a candidatura acabou de ser aprovada pela Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP, entrando em actividade nas instalações do Lavadouro.
De referir que, na área de influência do IEFP de Santarém, apenas serão abertos 5 Gabinetes, um dos quais é o de Alpiarça, agora aprovado.
A actividade que vinha a ser desenvolvida pela UNIVA transita para este Gabinete, passando assim a ter um enquadramento mais vasto e com outro tipo de apoios por parte do IEFP.
Actividades a desenvolver pelo Gabinete de Inserção Profissional (GIP)
a) Informação profissional para jovens e adultos desempregados
b) Apoio à procura activa de emprego
c) Acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional
d) Captação de ofertas de entidades empregadoras
e) Divulgação de ofertas de emprego e actividades de colocação
f) Encaminhamento para ofertas de qualificação
g) Divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendedorismo
h) Divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu
i) Motivação e apoio à participação em ocupações temporárias ou actividades em regime de voluntariado, que facilitem a inserção no mercado de trabalho
j) Controlo de apresentação periódica dos beneficiários das prestações de desemprego
k) Outras actividades consideradas necessárias aos desempregados inscritos nos Centros de Emprego.
JF/APC
Sem comentários:
Enviar um comentário